top of page

''TIREM OS SAPATOS E DANCEM CONOSCO VOLTA AOS PALCOS EM NOVA TEMPORADA POR SÃO PAULO''

Espetáculo da Cia Diversidança tem concepção e direção de Rodrigo Cândido e convida o público a tirar os sapatos e dançar.

Foto: Ana Guerra



A premiada Cia Diversidança convida o público a viver uma experiência única de corpo e presença com a nova temporada do espetáculo TIREM OS SAPATOS E DANCEM CONOSCO, que circula pela cidade de São Paulo a partir de julho de 2025. Com sessões gratuitas a obra propõe uma imersão sensorial e afetiva que só se completa com a participação ativa da plateia.

 

As apresentações começam no Teatro Alfredo Mesquita (18 a 20 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h). Depois é a vez do Teatro Paulo Eiró (25 a 27 de julho, sexta-feira e sábado, 21h e domingo, 19h), Teatro Arthur Azevedo (1º a 3 de agosto de 2025, sexta-feira e sábado, 21h e domingo, 19h) e Teatro Cacilda Becker (15 a 17 de agosto, sexta-feira e sábado, 21h e domingo, 19h). TIREM OS SAPATOS E DANCEM CONOSCO ainda faz sessões nos meses de setembro e outubro em locais a serem definidos. 

 

Criado em 2021 durante a pandemia, o espetáculo – com direção de Rodrigo Cândido, também fundador da Cia Diversidança – nasceu como uma resposta artística ao distanciamento social e foi lançado como uma experiência virtual e interativa, em que o público escolhia os rumos da cena. A proposta inovadora rendeu à companhia o Prêmio Denilto Gomes de Dança, na categoria Plasticidades Cênicas.

 

Mas foi a partir de 2023, com o retorno às atividades presenciais e o apoio da 32ª Edição do Fomento à Dança, que a obra se materializou como sempre foi sonhada: um convite ao encontro real. Agora, em 2025, com patrocínio da 36ª Edição do Programa, a Cia aprofunda a circulação e compartilha sua pesquisa com novos territórios e públicos.

 

Experiência e presença


Em sua versão presencial, o espetáculo amplia ainda mais a proposta interativa ao convidar o público a participar ativamente da cena. A experiência se dá em múltiplas camadas: o público pode escolher quais cenas deseja assistir, cumprimentar os intérpretes, entregar depoimentos, dançar junto e, em determinado momento, até tirar os sapatos e pisar descalço sobre um grande tapete vermelho.

 

TIREM OS SAPATOS E DANCEM CONOSCO é mais que um espetáculo: é um chamado ao toque, à escuta, ao movimento e ao risco. A obra só acontece por inteiro quando cada pessoa aceita esse convite e transforma a experiência em presença.

 

Rodrigo Cândido, que também está em cena ao lado dos intérpretes-pesquisadores Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Marvi Oliveira, Mazé Soares, Saolla Sousa e Shayla Bayla, conta que TIREM OS SAPATOS E DANCEM CONOSCO é uma imersão, e o público decide até que ponto deseja ir. “Vamos pedir para que todos se envolvam em cada movimento dos nossos corpos, em cada tilintar das melodias, em nossos figurinos, cores e luzes, e claro, em cada escolha que a plateia fizer para esse espetáculo acontecer”.

 

Sobre a Cia. Diversidança


Criada em 2006 pelo dançarino e coreógrafo Rodrigo Cândido, a companhia, sediada na periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo – território que influência diretamente as ações e o seu processo de pesquisa artística – desenvolve uma série de ações e espetáculos para a prática de democratização e descentralização da produção de dança. Até meados de 2012 o intuito do grupo era reunir jovens moradores da Zona Sul da cidade de São Paulo para se conectarem por meio da dança, com intenso trabalho de formação técnica e artística. Com a profissionalização do primeiro intérprete, a Cia Diversidança passa a atuar profissionalmente em 2013.

 

A pesquisa e a criação partem da Dramaturgia Imersiva com conceitos sobre a dramaturgia da memória, estética relacional e contranarrativas para corpos dissidentes, em uma abordagem poética, emocional, simbólica, interativa e política, que apontem para as intersecções entre a arte e a vida. O coletivo também desenvolve ações com o objetivo de fomentar, diversificar e difundir a produção de dança na zona sul da cidade de São Paulo, como o projeto Dança nas Bordas. A mostra de dança que já está em sua sétima edição, é um encontro de artistas que produzem, fomentam e difundem dança nas bordas da capital paulista de forma plural e diversificada. A programação sempre gratuita conta com espetáculos presenciais e virtuais, exposição, intervenções, performances, exibições de videodanças e documentários, oficinas, rodas de conversas e residência artística.

 

Serviço:

 

TIREM OS SAPATOS E DANCEM CONOSCO


Com a Cia Diversidança

 

18 a 20 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h.

Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana.

 

25 a 27 de julho, sexta-feira e sábado, 21h e domingo, 19h.

Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro.

 

1º a 3 de agosto de 2025, sexta-feira e sábado, 21h e domingo, 19h.

Teatro Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca.

 

15 a 17 de agosto, sexta-feira e sábado, 21h e domingo, 19h.

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa.

 

Livre | 60 minutos | Gratuito (ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação nas bilheterias dos teatros).


Ficha técnica:

 

Concepção, coordenação e direção geral e artística – Rodrigo Cândido. Criação –Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Jeniffer Mendes, Lainx Dias, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Samuel Oorun. Intérpretes-pesquisadores – Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Marvi Oliveira, Mazé Soares, Rodrigo Cândido, Saolla Sousa e Shayla Bayla. Preparação corporal – Cléia Plácido, Fábio Alcântara, Lívia Seixas e Rodrigo Cândido. Massoterapeuta – Eliana Leite Cavalcanti Vieira. Residência Artística – Lua Maciel, Madu Ryan, Marcelo Vitor, Mary dos Anjos, Roberta Nunes e Thiago Bilieri. Vivência em Dramaturgia em Dança – Eri Sá, Luiz Ragusa, Selva Silva e Tayó Lima. Trilha sonora original – Aghata. Produção artística, operação e montagem de som – Davi Damasceno. Concepção e mapa de iluminação – Andreza Dias. Montagem e operação de iluminação – Paula Selva e Felipe Tchaça. Concepção de cenografia – Rodrigo Cândido. Cenotécnica – Pedro Anthony (Espirrinho), Davi Damasceno, Rodrigo Cândido e Simone Gonçalves. Concepção de Figurino – Rodrigo Cândido. Adaptação de Figurino – Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Marvi Oliveira, Mazé Soares, Rodrigo Cândido, Saolla Sousa e Shayla Bayla. Concepção de Maquiagem – Lainx Dias. Maquiagem – Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Marvi Oliveira, Mazé Soares, Rodrigo Cândido, Saolla Sousa e Shayla Bayla. Artistas Convidados – Aryen Rufato, Beatriz Pontes, Camila Odara, Cristiano Saraiva, Edson Burgos, Erick Malccon, Fetú, Geo, Luca, Mariana Morgado, Mel Baba e Tiago Reis. Assessoria de imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Redes Sociais – Bárbara Santos. Designer gráfico – Camila Ribeiro.


Fotografia, captação e edição – Ana Guerra (Coletivo Olhares de Guiné). Coordenação de produção geral e divulgação – Simone Gonçalves. Produção executiva – Júnior Cecon. Produção de vendas e recursos – Ellen Vitalino (Oxe Produções Artísticas e Culturais).

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga Destaque Por Aqui
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Visto em

    Gostou da leitura? Anuncie agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por Destaque Por Aqui

". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page