''The Baggios convida Chico César e Cátia de França em Barra Pesada''
Último single antes do lançamento do álbum Tupã-Ra une poesia, rock, música nordestina e reflexões atemporais sobre discrepâncias sociais
Foto: Marcelinho Hora
Em ‘Barra Pesada’, quarto e último single antes da chegada em outubro do quinto álbum Tupã-Ra, o The Baggios une poesia, rock e música nordestina junto aos ilustres convidados Chico César e Cátia de França para refletir sobre discrepâncias sociais. É uma música que denuncia os abismos escancarados pela ganância e egos, mas é também sobre olhares sensíveis e reluzentes diante das adversidades.
A aura solar é a força deste novo single do The Baggios, que dilui a densa reflexão sobre a cada vez mais evidente diferença entre classes sociais, numa dinâmica – tendo o Brasil como referência – em que o rico fica mais rico e, o pobre, cada vez mais pobre.
A composição é do vocalista/guitarrista Julio Andrade, cujos primeiros vislumbres aconteceram durante um período em Barra Grande, na Bahia, em 2019. “Fiquei reparando o choque cultural e social das pessoas que passavam perto de onde estavam, entre os pescadores, trabalhadores de bares turísticos, e quem estava ali para usufruir de tudo”, ele conta sobre uma impressão que deu início à música.
As participações de Chico César e Cátia de França, junto ao caldo único do The Baggios para elucidar a vida, trazem leveza ao tema. São todos artistas do Nordeste, mas cada um gravou de um local diferente. A banda foi em Sergipe, Chico do Uruguai e Cátia do Rio de Janeiro.
O envolvimento de Chico César em ‘Barra Pesada’ é tão consistente que ele inclusive assina parte da letra ao lado de Júlio, que deu total liberdade para que o conterrâneo nordestino (da Paraíba) incluísse a própria leitura do tema na parte em que canta.
A poesia também é igualmente altiva na voz de Cátia, com 75 anos e que em 2021 celebra 42 do célebre disco ‘20 Palavras ao Redor do Sol’, aliás, outra influência de Júlio para compor ‘Barra Pesada’, e que o motivou para o convite de tê-la nesta canção, prontamente aceita.
Quanto à sonoridade, ‘Barra Pesada’ exalta a música nordestina, como o baião, aliada ao rock setentista e entrelaçados às vocalizações poéticas dos convidados.
Comments