''Teatroiquè realiza oficina de arte drag voltada ao Carnaval''
- Renata Porto
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Às vésperas do Carnaval, o Teatroiquè recebe a oficina ECLIPSE, uma imersão em arte drag conduzida por Morgante, performer e drag queer que propõe o corpo e a performance como territórios de expressão, autoconhecimento e afirmação de identidades dissidentes.
Ao longo de três dias (6 a 8 de fevereiro), a oficina articula maquiagem, figurino, oráculo e criação performática para pensar o Carnaval como espaço político e simbólico da cultura LGBTQIA+, onde fantasia, presença e liberdade se tornam ferramentas de existência e celebração.

Foto: Arquivo Pessoal
Em fevereiro, mês em que o Carnaval mobiliza corpos, fantasias e modos de existir, o Teatroiquè realiza a oficina ECLIPSE, uma imersão em arte drag, expressividade e autoconhecimento conduzida pela drag queer Morgante. A atividade acontece nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, propondo uma experiência artística que une corpo, maquiagem, figurino e performance.
Pensada como um percurso de três dias, a oficina convida participantes a acessar sua potência criativa por meio da arte drag, entendida aqui como linguagem de liberdade, presença e reinvenção. Dialogando diretamente com o espírito do Carnaval, a oficina ECLIPSE propõe o atravessamento de limites pessoais e estéticos, estimulando a construção de personagens e narrativas próprias a partir do corpo e da expressividade.
A programação inclui dinâmicas de autoconhecimento com o apoio do baralho cigano, práticas de automaquiagem – com foco em processos, técnicas e possibilidades criativas –, identificação de peças e elementos para a criação de figurinos performáticos e, ao final, o desenvolvimento de uma performance autoral. A proposta é que cada participante atravesse o processo de forma singular, culminando em uma criação que reflita suas descobertas ao longo da vivência
Com vagas limitadas, ECLIPSE aposta em um acompanhamento próximo e personalizado, criando um ambiente seguro para experimentação, escuta e troca. A oficina se dirige a pessoas interessadas em arte drag, performance, Carnaval e processos de expressão artística, independentemente de experiência prévia.






Comentários