Apresentação gratuita reúne clássicos da música de concerto e trilhas de filmes que marcaram gerações na Casa Museu Eva Klabin
O duo formado por Leandro Nascimento e João Daniel Matos apresenta o programa “Clarineta em cena: do clássico ao cinema” (Fotos: Rafael Cavalli; Karla Gabriela/ Divulgação)
A nova edição da série “Concertinhos de Eva” recebe o clarinetista Leandro Nascimento e o pianista João Daniel Matos para o recital “Clarineta em cena: do clássico ao cinema”, que acontece neste domingo, 25 de maio, às 16h, na Casa Museu Eva Klabin. Com entrada gratuita e classificação livre, o evento é pensado especialmente para crianças, jovens e suas famílias, promovendo um encontro leve, interativo e encantador com a música de concerto. Os ingressos podem ser retirados pelosite, com validade até 30 minutos antes do início da apresentação. Após este horário, os mesmos serão disponibilizados na fila de espera. Sujeito à lotação da casa.
Neste programa, a clarineta assume o papel de protagonista, revelando sua versatilidade e sonoridade única. O público poderá apreciar desde obras do repertório clássico — como a “Sonata para Clarineta e Piano”, de Camille Saint-Saëns — até trilhas marcantes do cinema, como o tema de “A Lista de Schindler”, de John Williams, e “You’ve Got a Friend in Me”, de Randy Newman, sucesso do filme “Toy Story”. O recital convida a uma viagem musical que transita entre o erudito, o universo das trilhas sonoras e temas que despertam memórias afetivas e a nostalgia da infância, mostrando como a clarineta é capaz de encantar em diferentes gêneros.
Formado por jovens talentos da cena musical carioca, o duo é composto por Leandro Nascimento, clarinetista com passagens pela Orquestra Petrobras Sinfônica e vencedor de concursos como o Jovens Solistas do Festival Gramado in Concert. Ao seu lado, está o pianista João Daniel Matos, que atua ativamente como músico acompanhante, com participações em festivais como o Festival Internacional FEMUSC e o Festival Brasil-Alemanha, além de ter integrado a OSB Jovem no concerto de abertura da Temporada 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A série “Concertinhos de Eva” é um projeto que promove eventos musicais destinados ao público infanto-juvenil e seus familiares. Com a curadoria musical de Tomaz Soares, a iniciativa nasce da compreensão da importância da música como uma linguagem artística que estimula os sentidos e contribui para o desenvolvimento e a formação cultural dos indivíduos.
SERVIÇO:
Dia: 25 de maio (domingo), às 16h
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)
Entrada gratuita. Retirada pelo site da Casa. Os ingressos terão validade até 30 minutos antes do início do evento. Após este horário, os mesmos serão disponibilizados na fila de espera. Sujeito à lotação da Casa.
Capacidade: 60 pessoas
Sobre Leandro Nascimento, clarineta:
Leandro Nascimento iniciou os estudos em 2016, no curso de formação musical da Escola de Música Villa-Lobos e em 2017 começou os estudos na clarineta, com o professor Paulo Passos. Em 2019 foi aprovado no curso técnico da Escola de Música Villa-lobos, e em 2020 integrou-se à Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, concluindo ambos os cursos no ano de 2021. Em 2022 ingressou na Escola de Música da UFRJ, no Bacharelado em clarineta, onde segue seus estudos sob orientação do Professor Doutor Cristiano Alves. Em 2023 foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em 2024 foi o vencedor do V Concurso Jovens Solistas do Festival Gramado in Concert.
Sobre João Daniel Matos, piano:
João Daniel Matos iniciou seus estudos de piano com 10 anos na Escola de Música da UFRJ nos cursos de extensão, tendo aulas com a pianista Marly Moniz. Teve orientação também da professora Patrícia Mol, em que obteve preparação para passar no THE da UFRJ. Ingressou seus estudos no bacharelado em piano com o professor Luiz Senise e atualmente tem orientação da pianista Marina Spoladore. Participou de diversas masterclasses durante a graduação, como Jean Louis Steuerman, Alexandre Dossin; Cristian Budu; Fábio Martino; Lucia Barrenechea; Svetlana Smolina; Markus Stange; Roberto Domingos e diversos outros pianistas. Além disso, atua ativamente como pianista acompanhador e é bolsista no Coro Infantil da UFRJ, recebendo mentoria das regentes Maria José Chevitarese e Pamella Alves. O desejo de aprofundar os seus conhecimentos o levou a participar do Festival Internacional FEMUSC e do Festival Brasil-Alemanha, assim como a participação de pianista acompanhador da OSB Jovem no concerto de abertura da Temporada 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Sobre Tomaz Soares:
Tomaz Soares, natural de Uberlândia, Minas Gerais, é violinista, professor e regente, com atuações como solista, camerista e músico de orquestra. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (Israel/EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros. Apresentou-se como camerista e músico de orquestra na Alemanha, nos Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Em 2020 e 2018, junto com o Quarteto de Cordas Kalimera, Tomaz foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival da Rádio MEC FM 99,3 MHz, dentre outras premiações no Brasil. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela UNIRIO. Trabalha com curadoria musical e produção das Séries de música de câmara “Concertos de Eva” (série regular) e “Concertinhos de Eva” (série de concertos didáticos), promovidas pela Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Atualmente, integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral, Tomaz é um dos regentes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Sobre a Casa Museu Eva Klabin:
Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim.
Este evento faz parte da programação dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, que será comemorado em todo ano de 2025. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.
Comments