''Renaissance e Curved Air realizaram show de grandes clássicos em noite histórica em São Paulo''
Com apresentações esgotadas na turnê realizada em 2017 e uma grande expectativas dos fãs para o retorno no Brasil, uma das bandas que são grandes ícones do Rock Progressivo mundial , as lendárias bandas inglesas Renaissance e a Curved Air realizaram única data de apresentação em turnê comemorativa de 50 anos de carreira em 02/06 no Espaço Unimed em São Paulo.
Renassaince -Foto: Renata Porto
Em apresentação inédita e cheia de expectativas para o público saudosista de shows de grandes nomes da década de 70/80,uma das bandas pioneiras do rock progressivo que celebra mais de quatro décadas de carreira do grupo ,a banda Renassaince acompanhado da banda inglesa Curved Air, estiveram no país para realizar a turnê comemorativa de celebração aos 50 anos de carreira em parceria com o projeto Top Cat Concert, um projeto que traz ao Brasil uma série de eventos internacionais com música de qualidade e respeitada pelo grande público.
Em São Paulo, o encontro inédito de grandes ícones do rock progressivo aconteceram na última quinta-feira(02/06) na renomada casa de show Espaço Unimed (antigo Espaço das Américas), que sempre oferece aos paulistanos uma programação variadas com músicas e espetáculos de qualidade. Com apresentações prevista para iniciar próximo das 21 horas, uma grande parte do público compareceram ao espetáculo para apreciar a apresentação acústica da banda inglesa Curved Air que além de ser a primeira atração da noite, estavam no Brasil pela primeira vez.
Com turnê no país adiada em 2020 por conta do avanço da pandemia de Covid-19,ambas bandas ainda realizaram apresentações após o show de São Paulo ,no Rio de Janeiro(Vivo Rio) e (Itacoatiara Pro) e em Belo Horizonte(Palácio das Artes). A banda britânica Renassaince estreou no país com sua turnê em meados de 1997, com ingressos esgotados e casas lotadas, sendo referência no rock progressivo que mescla a sonoridade pesada com música erudita, muito apreciado pelos fãs que o quarteto tem colecionado ao redor do mundo em cinquenta anos de carreira.
A icônica banda Renassaince que mantém a vocalista original da diva Annie Haslam desde sua estreia na década de 70,teve origem no lendário The Yardibirds, que posteriormente se separaram dando origem ao Led Zeppelin e a própria Renassaince, formando uma legião de admiradores do rock progressivo em composições que se tornaram verdadeiro clássicos da banda e uma das melhores vozes do segmento. Em apresentação inédita no país, a banda Curved Air liderada por Sonja Kristina , estreia sua turnê em solo brasileiro com apresentações acústicas baseada na sua trajetória também da década de 70 que mistura folk, música eletrônica ,fusion e elementos clássicos acompanhado de um violino.
O show aguardado ansiosamente pelos fãs por aproximadamente dois anos finalmente aconteceu com casa cheia, porém não esgotada, com recente mudança no nome das empresas que gerenciam a maioria das casas de shows paulistanas que durante o período crítico da pandemia passaram por mudanças em novas administrações ,não era incomum ver algum fã na porta da casa de shows em dúvida se estavam no local correto dessas apresentações, mas logo sanando a dúvida se davam espaço a certeza que essas apresentações seriam memoráveis.
Com presença dos atores Gabriel Leone e Carla Salles que vieram prestigiar as apresentações da noite, a grande maioria do público estavam em família em suas mesas numeradas e aparentavam em torno de seus 50 anos. Com alguns minutos de atrasos ,a primeira atração da noite foi a banda britânica Curved Air que interpretando seus maiores sucessos e sem muitas novidades no repertório realizou uma apresentação em torno de 1 hora.
Curved Air-Foto: Renata Porto
A banda Curved Air entrou no palco em trio devido a turnê acústica e com formação atual por Sonja Kristina no vocal, o violonista Darryl Way e o violonista polonês que veio acompanhar a turnê atual do grupo. Sendo muito aclamado pelo público, a vocalista Sonja Kristina emprestou novamente sua potência vocal, carisma, presença de palco e sua indescritível facilidade de atingir timbres extremamente agudos e suaves em contraste ao impecável violino, algo primordial na sonoridade e proposta do trio em canções que marcaram a trajetória da banda.
Em seguida com um intervalo dentro dos horários previstos e uma oportunidade para o público se recompor da primeira e extasiada apresentação da noite, a banda principal e aguardada pela grande maioria que marcou presença no Espaço Unimed naquela noite, a banda britânica Renassaince pela segunda vez no Brasil e com carreira de décadas que impulsionou essa turnê comemorativa, foi muito ovacionada em sua luxuriante mistura de folk, música erudita, rock e jazz, que em mais de cinquenta anos de carreira e muitas reviravoltas na carreira, seguem sendo respeitadas mundialmente dentro do segmento do rock mundial.
Em repertório extenso enfatizando seus grandes clássicos da carreira, a banda liderada por Annie Haslan nos vocais, Mark Lambert no violão, os tecladistas Rave Tesar e Tom Brislin, David J Keyes no baixo e Frank Pagano na bateria, realizaram uma apresentação em torno de 1h30 com set-list composto por canções como ''Carpet Of The Sun'',''Ocean Gipsy'', ''Opening Out'', ''Day Dreamer'', ''Island'',''Let It Grow'',''Symphony Of Light'', entre muitos outras que eram ovacionadas integralmente pelo público e até mesmo por funcionários do estabelecimento que se surpreenderam pela presença de palco e magnitude de uma das bandas mais populares do rock progressivo.
Renassaince -Foto: Renata Porto
Kommentarer