''Paulo Ricardo realiza apresentação apoteótica em comemoração aos 40 anos de carreira no Multiplan Hall ParkShopping em São Caetano''
- Renata Porto
- há 10 horas
- 6 min de leitura
Em única apresentação realizada no último sábado ( 19 de Julho) , o rockstar brasileiro Paulo Ricardo apresentou seus maiores sucessos da carreira em comemoração aos 40 anos de carreira com a turnê intitulada ''Paulo Ricardo XL'' no Multiplan Hall ParkShopping São Caetano.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
O músico, compositor e instrumentista carioca Paulo Ricardo comemorou 40 anos de carreira com um show exclusivo no Multiplan Hall – ParkShopping São Caetano, no último dia 19 de julho (sábado), às 21h. A apresentação faz parte da turnê “Paulo Ricardo XL”, que apresentado em diversas cidades do país ao longo do ano, reúne grandes sucessos, raridades e trilhas inesquecíveis que marcaram gerações.
Em comemoração ao aniversário de atividade do espaço Multiplan Hall São Caetano e com uma programação vasta com shows de Jorge Vercillo, Titãs , do humorista Maurício Meireles e Luana Zucoloto, o espaço foi escolhido para celebrar em data única, com casa lotada e show memorável, a turnê comemorativa de quatro décadas de trajetória musical de um dos artistas brasileiros mais relevantes, respeitado e admirados pelo público, o músico e ex-integrante da banda RPM, Paulo Ricardo. Com espaço amplo para o público assistir a apresentação sentados em cadeiras numeradas , o show recebeu um público de distintas idades , com ofertas de bebidas e comidas para consumo em um bar próprio dentro do evento, além de trilha sonora sugestiva aos meados dos anos 80 como Cazuza, Biquini Cavadão, Legião Urbana e Paralamas do Sucessos, preparando o público para uma noite de um grandioso espetáculo.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
Com um atraso considerável de apenas dez minutos que deu um certo charme e uma expectativa notória nos fãs que vieram de várias localidades da cidade para prestigiar o artista, luzes se apagaram, gritos entoaram e magistralmente entraram no palco os músicos que acompanham o artista nesta fase solo, Ícaro Scagliusi (guitarra), Raphael Basso (bateria) e Rubem Cabrera (teclados), e sem delongas e com sua presença inopotente, elegante, jovial , altivo e visceral, Paulo Ricardo iniciou-se a apresentação da turnê intitulada “Paulo Ricardo XL” com repertório generoso de clássicos da carreira alternando com singles da carreira solo e da época oitentista como vocalista da banda RPM, divididas em distintos períodos da trajetória musical como ''Louras Geladas'' , ''Juvenilia'' , ''A Um Passo da Eternidade'' e ''Vida Real (BBB)'', tema do reality Big Brother Brasil, que em 2025 completa 25 edições , a maioria do repertório foram escolhidos pelos fãs através de enquetes nas redes sociais, o show contou com figurinos especiais, além de cenários deslumbrantes transmitidos através de recursos audiovisuais, simbolizando e acompanhando cada fase apresentada da ampla e vasta carreira.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
Sempre muito diplomático, atencioso e carismático com o público , Paulo Ricardo fez questão de agradecer a presença do público e falar brevemente sobre essa fase da carreira, que a celebração é 40 anos de trajetória musical, mas que ele sempre procurou se aprimorar com o mundo contemporâneo e principalmente se reiventar sem perder sua identidade artística , utilizando os recursos atuais, tecnológicos e dialogando com a nova geração para trazer ao público novas e emocionantes experiências sem precisar ser pautado apenas pelo passado glorioso e saudosista.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
O setlist trouxe ainda raridades e surpresas, em releituras de clássicos de tirar o folêgo, enfatizando a excelente forma e pré-disposição do frontman em retornar as raízes de forma muito generosa e assertiva, com releituras de canções como “Quatro Coiotes” (do álbum RPM, 1988) e “Só Me Fez Bem” (do disco O Amor Me Escolheu), e a trilha do filme Spirit – O Corcel Indomável (2002), que com muita maestria trouxe mais versatilidade e emoção a apresentação.
As apresentações do rockstar Paulo Ricardo sempre traz novidades e também remetem a uma nostalgia de um passado muito glorioso de décadas que foram muito relevantes e importantes para a popularização e ascensão do rock nacional. O auge da banda RPM nos furiosos e fugaz anos 80 é celebrado como um capítulo importante e inesquecível na trajetória do artista. Sem esquecer de mencionar as origens , sua gratidão aos ex-companheiros de palcos como Fernando Deluqui, Luiz Schiavon e Paulo P. A. Pagni, que foram primordiais na trajetória musical, a banda foram uma das mais importantes da década, com vendas explosivas e significantes de discos, shows extremamente lotados, histérias e alvoroços de fãs enlouquecidas em todos os locais que passavam, sendo frequentemente comparados com a banda The Beatles, que arrastavam multidões por onde frequentavam.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
É inquestionável que Paulo Ricardo ainda causa o mesmo frisson do passado e mantém de forma muito absoluta seu legado dentro da música com a fama de sex appeal, encantando e seduzindo as novas e antigas gerações na mesma proporção. Em intervalos apropriados durante mais de duas horas de show para a troca de figurino, os músicos conseguiam com muita maestria manter a carga emotiva do espetáculo, em troca de figurino que aconteceram quatro vezes em momento distintos do show de acordo com a imersão afetiva nas fases de sua carreira.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
Em ponto alto da apresentação, Paulo Ricardo homenageou ícones da música mundial, com um telão de LED ao fundo que transmitiam as imagens dos artistas homenageados em tempo real como se fosse possível interagir com os mesmos, em dueto imaginário através desse recurso tecnólogico, com canções atemporais como ''Imagine'' de John Lennon (regravação autorizada por Yoko Ono Lennon e que se tornou inclusive trilha sonora da novela vespertina Estrela Guia da Rede Globo) , ''A Cruz e a Espada'' em parceria com Renato Russo, além de canções de ícones como Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Dominguinhos, Bob Dylan e Freddie Mercury, demonstrando sua agilidade de se reiventar e transformar seus shows em grandes espetáculos.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
E dentro dessa proposta, Paulo também fez questão de enfatizar a continuidade do seu trabalho musical pautado na excelência, recentemente o músico lançou nas plataformas de streeming o novo EP ''Reinventar '', com seis canções inéditas , incluindo a canção ''Verso'' que foi apresentada no show com participação de Rogério Flausino no telão em formato virtual, uma parceria assertiva que traz versatilidade , modernismo e novas possibilidades de parcerias com outras vertentes musicais, algo escasso na trajetória musical do artista. O clipe dessa canção foi realizada na Galeria do Rock, reduto do segmento na capital paulista, e já demonstra um projeto futurista , uma nova narrativa e um processo dinâmico e eficiente na música brasileira.
Durante a apresentação, Paulo Ricardo ainda resgatou canções de sucessos da sua fase solo em meados dos anos 90, com interpretações de canções ''Dois'', '' Tudo Por Nada'' (em versão inédita rockabilly), neste momento o show é pura emoção, resgatando memórias e emoções de uma época que baladas românticas tocavam constantemente nas principais estações de rádios do país, se tornando inclusive trilhas sonoras de novelas.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
Nenhuma das canções emblématicas da carreira do músico junto com a banda RPM ficaram de fora dessa apresentação, com grandes expectativas do público que acompanharam todas as fases de mais de 40 anos em apenas duas horas, sempre no formato de quarteto que o consagrou, Paulo Ricardo retornou ao repertório mais agitado e politizado da carreira e interpretou as canções ''Revoluções Por Minuto (RPM)", "Alvorada Voraz" e "Radio Pirata", canções que nunca podem faltar em todas as apresentações.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
Conhecido por ser muito amoroso, solícito e educado com seu público, o grupo se despediram brevemente do palco e se ausentaram ao barulho incansável e frenéticos de pedidos de bis , como é padrão em grandes espetáculos musicais. Com trilha sonora de fundo da canção ''Será'' da banda Legião Urbana, Paulo Ricardo retornou ao palco para apresentar a derradeira e eficaz ''Olhar 43'', nada mais justo com o público que mantém a fidelidade por quase 40 anos de esperar com expectativas altas a mesma canção de forma unânime, quase como um hino de libertação, em todas as apresentações do artista.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto
Em tom de despedida, Paulo pediu para o público abandonar suas cadeiras numeradas e se aproximarem mais do palco, com a interação mais aberta, intimista e um público mais descontraído, além de uma superprodução de som e luz, numa verdadeira celebração, o artista distribuiu acenos, beijos, simpatia e itens pessoais como baquetas, palhetas, toalhas e cópias do set-list ao final da apresentação. Um capítulo vivo da história da música brasileira, vivido em um espaço de excelência que une tecnologia, conforto e acústica impecável.
O espaço de eventos localizado dentro do Shopping Park São Caetano no grande ABC foi inaugurado há 1 ano com apresentação de abertura com a banda Paralamas do Sucessos, e é a segunda maior e mais tecnológica casa de eventos da cidade, oferecendo uma experiência completa aos visitantes, com um espaço versátil para shows, teatros, exposições e eventos variados.

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto

Paulo Ricardo na turnê ''Paulo Ricardo XL'' - Foto: Renata Porto

Comments