Edição de maio conta com Nany People, Débora Lamm, Samuel de Assis em atividades gratuitas no Centro do Rio.
Foto: Divulgação
O Parque de Ideias comemora três anos de atividades com uma edição especial na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. Idealizado pelo documentarista Marcio Debellian ("Fevereiros"), o projeto já soma mais de 1.500 horas de cursos, palestras e oficinas gratuitas, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas.
A programação de aniversário, que acontece entre os dias 12 e 30 de maio, conta com uma série de apresentações artísticas e oficinas abertas ao público, envolvendo música, teatro, literatura e artes visuais. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo site.
Entre os destaques da programação está o show da cantora Céu, no dia 23 de maio. Com mais de duas décadas de carreira e dois Grammys Latinos no currículo, a artista apresenta um repertório que passeia por seus grandes sucessos e por faixas do disco mais recente, Novela. O show, gratuito, será realizado no fim da tarde, em um formato intimista, ao lado dos músicos Lucas Martins (violão), Léo Mendes (guitarra) e Sthé Araújo (percussão).
O teatro também ocupa lugar de destaque na programação. Nos dias 20 e 21, a peça “Meu Corpo Está Aqui” abre a agenda com um elenco formado por artistas com deficiência, em uma abordagem sensível sobre corpo, desejo e representatividade. No dia 22, Nany People apresenta “Como Salvar Um Casamento”, comédia na qual interpreta diversos personagens em situações hilárias do cotidiano afetivo. Nos dias 26 e 27,Débora Lamm assume o palco da biblioteca com o monólogo “Mata Teu Pai”, texto de Grace Passô inspirado no mito de Medeia, com coro formado por moradoras da região da Gamboa. Já nos dias 28 e 29, o ator Samuel de Assis encena “E Vocês, Quem São?”, texto que propõe uma releitura crítica da história do Brasil a partir da experiência negra.
A programação também conta com encontros voltados à escrita, criação narrativa e ao pensamento crítico. No dia 22, o roteirista, diretor e ator Pedro Henrique França ministra a palestra “Narrativas com Propósito”, em que compartilha experiências e reflexões sobre como construir histórias plurais, conscientes e engajadas no audiovisual. Com passagem por programas como “Esquenta”, “Estrelas” e “Que História é Essa, Porchat?”, Pedro também dirigiu videoclipes de artistas como Liniker, Letrux e Tulipa Ruiz, além do premiado documentário “Corpolítica”, exibido em mais de 20 festivais no Brasil e no exterior. É ainda criador do PCDPOD, primeiro videocast brasileiro protagonizado por pessoas com deficiência, e foi responsável pelo projeto Falas de Acesso, da TV Globo.
No dia 30, a escritora cearense Socorro Acioli, uma das vozes mais singulares da literatura brasileira contemporânea, participa de um bate-papo com o público sobre literatura, memória e criação. Autora de obras como “Cabeça de Santo” e “Oração para Desaparecer”, ela já teve seus livros traduzidos para diversos idiomas e participou da famosa oficina de roteiros ministrada por Gabriel García Márquez, em Cuba.
Duas das oficinas mais populares do Parque de Ideias também integram a edição comemorativa. A formação em Técnico de Som com Leo Shogun, que acontece de 12 a 23 de maio, oferece fundamentos práticos de gravação, mixagem e masterização, com foco na autonomia dos participantes. Já a oficina “Atuação para o Audiovisual”, com Ana Kfouri, será realizada nos dias 19, 21 e 23 e propõe exercícios diante da câmera voltados a atores e atrizes interessados em refinar sua presença cênica no audiovisual.
Pela primeira vez, o Parque recebe a oficina inédita de Video Mapping, de 19 a 23 de maio, conduzida por Fernando Salis e Luiz Farias. A proposta é criar uma performance coletiva que une imagem, som e literatura, transformando os espaços da Biblioteca em experiências visuais ao vivo. Ainda entre os dias 20 e 23, o quadrinista André Dahmer ministra mais uma edição da oficina “Desenho sem Medo”, voltada à prática do desenho livre como expressão pessoal e criativa.
Sobre o Parque de Ideias
O Parque de Ideias é idealizado pelo documentarista Marcio Debellian ("Fevereiros") e tem como objetivo levar programação cultural e educativa às bibliotecas públicas da cidade. Os eventos incluem shows, cursos em parceria com a PUC-Rio, oficinas literárias, palestras e encontros com artistas e criadores.
O projeto já recebeu artistas como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil, Lenine, Zélia Duncan, Elisa Lucinda, Gregório Duvivier, Conceição Evaristo e ofereceu mais de 1500 horas de aula em cursos e oficinas, criando um público cativo e interessado na programação. Mais de 10.000 pessoas foram impactadas diretamente com as atividades oferecidas pelo Parque de Ideias durante os três anos de atividade.
O Parque de Ideias é uma realização Debê Produções com patrocínio do Instituto BAT, Vivo, Energisa e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO PARQUE DE IDEIAS
De 12 a 30 de maio de 2025
Local: Biblioteca Parque Estadual - Av. Pres. Vargas, 1261, Centro - Rio de Janeiro
Comments