top of page

''Funk e sexualidade sem moralismos: doc 'Massa Funkeira' estreia no Festival do Rio''

Produção da Giros Filmes compete na Première Brasil: Documentário



ree

Bastidores de 'Massa Funkeira' - crédito: Giros Filmes



"Massa Funkeira", de Ana Rieper, é um documentário sobre sexo a partir do universo do funk, gênero musical de maior potência e popularidade no país. Sem moralismos, o filme revela como, através do corpo, da dança, das letras e vivências de seus artistas, o funk expressa resistência, desejo, prazer e afirmação pessoal.


O longa-metragem faz sua estreia no 27º Festival do Rio , dentro da mostra competitiva Première Brasil: Documentário. A produção traz depoimentos de Valesca Popozuda, Kevin O'Chris, Tati Quebra Barraco, MC Carol, DJ Rennan da Penha e outros. O 27º Festival do Rio acontece de 2 a 12 de outubro de 2025.


As exibições ocorrem no dia 7 de outubro, terça, às 19h15min, na Estação NET Gávea 5 e Estação NET Gávea 4, na quarta (8), às 13h30min, no Cine Odeon - CCLSR, e quinta (9), às 16h15min, no Cinesystem Belas Artes 5.


Combinando registros de bailes, corpos em movimento, grandes personagens desse universo, cenas cotidianas e um batidão que quando toca ninguém fica parado, o filme celebra o funk como força vital e cultural da periferia brasileira. "Massa Funkeira" é o sétimo longa da realizadora carioca Ana Rieper.


Documentarista com estudos em Geografia, Antropologia e Cinema, Ana aborda questões sociais através de narrativas musicais em seus filmes. É dela os longas "Vou Rifar meu Coração" (2012), "Na Veia do Rio" (2003), "Clementina" (2018), "Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina" (2024) e "Paraíso" (2024) e o média "Sissi" (2022).


O filme documenta a visão do funk, um dos gêneros mais populares do país, sobre um tema que, por ser um tabu, ainda é pouco discutido - e até mesmo mal visto - na sociedade: a sexualidade. O longa aborda com naturalidade como o estilo musical consegue se expressar, apesar de também tratar de temas como o machismo e a construção de gênero. 


"O Festival do Rio é o lugar 'nativo', o mais adequado, o mais identificado com o 'Massa Funkeira'", destaca a realizadora Ana Rieper. "Um filme que gira em torno do Baile de Favela no Rio de Janeiro, que tem o Funk Carioca como tema central, que traz a cultura da favela como elemento fundamental da música brasileira, não poderia ter melhor janela", complementa. 


Afirmando a vasta cultura, principalmente a negra e periférica, presente nos ambientes relacionados ao funk, o filme celebra a importância de toda a sua história no Brasil. Para a cineasta, fazer a estreia mundial do filme na competitiva de documentários da Première Brasil, a faz pensar que o filme está no lugar certo: “com a visibilidade que o Funk carioca merece ter, diante da sua imensa importância e valor".


"Massa Funkeira" é uma realização da Giros Filmes, com coprodução da Paladina Filmes. Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães assinam a produção. O projeto tem financiamento do Art 1ºA, 3º, 3ºA e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

 

Sobre a Giros Filmes


A Giros Filmes atua há quase 30 anos no mercado audiovisual explorando diversos gêneros e formatos para TV, cinema e streaming. São mais de 70 obras produzidas, entre filmes e séries, exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais como HBO, TV Globo, Arte 1, BBC, History, Discovery e Universal TV, além de plataformas de streaming como Globoplay e Max. A empresa é formada pelos sócios Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães.


Em documentários, a produtora acumula prêmios e indicações nos festivais mais importantes do Brasil e do mundo. Em 2016, o documentário Menino 23 teve a honra de figurar na long-list do Oscar e, em 2024, a série documental Massacre na Escola se consagrou finalista do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro. 


Entre outros prêmios de prestígio mundial, a Giros já esteve entre os ganhadores do NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do Cinema Brasileiro, Festival de Gramado, Documenta Madrid e Montreal Black Film Festival. 


Conheça mais sobre a história da Giros aqui.

 

Serviço


Estreia de "Massa Funkeira", de Ana Rieper, no 27º Festival do Rio


Mostra: Première Brasil Documentário


07/10 (terça), 19h15min, na Estação NET Gávea 5


07/10 (terça), 19h15min, na Estação NET Gávea 4


08/10 (qua), às 13h30min, no Cine Odeon - CCLSR


09/10 (qui), no 16h15min, no Cinesystem Belas Artes 5


Longa-metragem | Documentário | Duração: 90min | País: Brasil | Ano: 2025


Instagram: @girosfilmes

 

Ficha técnica:


Direção: Ana Rieper


Roteiro: Juliana Lins e Ana Rieper


Empresa Produtora: Giros Filmes


Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães


Empresa Coprodutora: Paladina Filmes


Direção de Fotografia: Rafael Mazza


Montagem: Peterkino


Edição de Som: Valéria Ferro


Direção de Som: Valéria Ferro


Elenco: Valesca Popozuda, Kevin O'Chris, Tati Quebra Barraco, MC Carol, DJ Rennan da Penha

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga Destaque Por Aqui
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Visto em

    Gostou da leitura? Anuncie agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por Destaque Por Aqui

". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page