top of page

''Festival Rock Brasil 40 anos reúne grandes nomes da música em grande celebração aos anos 80''

Em clima de celebração pela comemoração dos 40 anos de história do rock nacional ,neste domingo(10) o festival Rock Brasil 40 trouxe programação musical com shows das bandas Ultraje a Rigor, Titãs, Camisa de Vênus e Ira para milhares de pessoas no Memorial da América Latina em São Paulo. A programação musical paulista continua no próximo domingo(17) e encerra no dia 21/04 com shows de Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Marina Lima.


Banda Ira! no Festival Rock Brasil 40-Foto-Leco Viana/TheNews2



O festival Rock Brasil 40 Anos, depois de passar pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte , chega à capital paulista com 16 grandes shows das bandas mais icônicas do rock nacional dos anos 80 e uma extensa programação cultural no CCBB São Paulo. O evento, que deverá reunir 120 mil pessoas ao longo de quatro semanas, será realizado entre os dias 27 de Março e 21 de Abril e os shows do palco principal acontecerão sempre aos domingos e no encerramento numa quinta-feira de feriado, no Memorial da América Latina, zona oeste da cidade.


Com programação que homenageia a história do rock brasileiro, o evento conta com diversas atrações, algumas gratuitas como pocket-shows, musicais, documentários, exposições de arte, fotos, palestras ,além de grandes apresentações dos principais nomes do rock brasileiro, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.


Neste último domingo(10) a primeira banda a se apresentar no palco do Memorial da América Latina foi a banda paulista Ultraje a Rigor, muito aguardada pelo público do festival, por ser a primeira apresentação presencial da banda após um hiato de cinco anos e dedicação exclusiva ao programa de entrevistas diários The Noite, do SBT.


Com grande recepção por parte do público, a banda Ultraje a Rigor formada por Roger Moreira(vocal e guitarra) ,Mingau(baixo), Bacalhau(baterista) e Marcos Kleine (guitarra) realizaram uma apresentação pontualmente , com mais de sessenta minutos e com um show repleto de grandes hits e clássicos da carreira como ''Inútil'', ''Nada a Declarar'' ,''Ciúme'', Filha da Puta'', ''Nós Vamos Invadir Sua Praia'' entre muitas outras canções de sucesso e famosas por todos os fãs do conjunto musical. A banda ainda apresentou canções covers de banda como Black Sabbath, que é muito comum em quase todas suas apresentações, finalizando a apresentação com a canção ''Marylou'',com coros e inúmeros pedidos de bis por parte do grande público que já enchiam grande parte das dependências do festival.


Ultraje a Rigor no Festival Rock 40 -Foto- Leco Viana/TheNews2



Com um intervalo em torno de alguns minutos entre as apresentações e D'Js nos intervalos relembrando grandes sucessos dos anos 80 e 90 que bombavam nas rádios, o evento tem estrutura para receber mais de 10 mil pessoas e tem espaço com gastronomia, bares bem localizados, postos médicos, exposições, estandes da Vibra e da Ourocard que oferecem diferentes opções de videogames musicais como o Guitar Hero e um pop up store Osklen Music para o público se entreter durante todo o festival, tudo ao ar livre, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos de combate ao Covid-19,respeitando todas normas sanitárias exigidas pela prefeitura e a OMS para realização de grandes eventos.


A segunda banda a se apresentar no festival no final da tarde foram os remanescentes titânicos e uma das bandas mais respeitadas e bem-sucedidas no cenário do rock nacional, a banda paulista multifacetada Titãs, que contam atualmente com a formação por Sérgio Brito(voz, teclado e baixo),Tony Belotto(guitarra),Beto Lee(guitarra) ,Branco Mello(vocais e baixo) e Mario Fabre na bateria. Devido a alguns problemas de saúde, o músico Branco Mello se encontra afastado das apresentações da banda, mas esteve no Festival para comemorar o marco de 40 anos de carreira dos Titãs e se apresentar em participação especial em duas canções de sucessos da banda.


Com plateia badalada nos camarotes e pista premium para prestigiar os músicos, o Festival Rock 40 contou com as presenças neste domingo de Viviane Pasmanter(atriz),Ângela Figueiredo e Bento Mello(atriz/esposa e filho/guitarrista do músico Branco Mello),Renata Dominguez e Leandro Gléria (casal PowerCurpleBrasil da TV Record),Vanessa Goulart(atriz),Erika Martins e Jairo Fajer(Autoramas),Luiz Carlini (guitarrista Tutti-Frutti),M.Rossi(fotógrafo especializado em shows de rock),Liege Monteiro e Luiz Fernando Coutinho(promoter e assessores de imprensa) ,Maria Bia(atriz ),Luiz Henrique Daltrozo(diretor e produtor de teatro) e Simbas (Casa das Máquinas e Tutti-Frutti).


Titãs-Festival Rock 40 -Foto- Leco Viana/TheNews2


Em mais uma apresentação histórica na carreira, a banda Titãs apresentaram um line-up com canções que já são verdadeiros hinos e atemporais para quem acompanham a trajetória da banda. As músicas clássicas da carreira como ''Marvin'', Bichos Escrotos'', Cabeça Dinossauro, ''Diversão'', ''Flores'' e ''Televisão'' ,''Homem Primata'' e ''Sonífera Ilha'', fizeram parte do set-list e sendo entoadas por todo o público, animando a noite de todos presentes no festival ,que á essa altura se aglomeravam próximo do palco para ter uma vista privilegiada de todo o evento. Sempre muito carismáticos, os artistas se aproximaram diversas vezes da beirada do palco, enlouquecendo os inúmeros fãs que em 40 anos de carreira e algumas mudanças e saídas de integrantes renomados nunca cansam de presenciar e prestigiar em quase um ritual as apresentações da banda paulista.


Camisa de Vênus no Festival Rock 40 -Foto- Leco Viana/TheNews2



Na sequência em continuidade as programações musicais da noite, uma das bandas mais irreverentes, polêmicas e aclamada dos anos 80 e do show business, Camisa de Vênus liderada por Marcelo Nova (vocal/guitarra),Robério Santana (baixo),Drake Nova (guitarra),Leandro Dalle (guitarra) e Celio Glouster (bateria) trazem um verdadeiro show de politicamente incorreto com canções de sucessos ,cheias de composições que contém sacarmos, sonoridade agressiva ,ironia, além de fazer história na cena musical brasileira da época, marcado pela rebeldia e aversão a censura, voltando recentemente aos palcos em comemoração há mais de quarenta anos de trajetória da banda. Para somar ainda mais à essa celebração e grande festa de mais de quatro décadas de história da banda que conciliam com a confraternização de quarenta anos de história do rock nacional, Camisa de Vênus mostrou agilidade, disposição e irreverência atípica em entregar uma apresentação cheias de coros uníssonos nas canções clássicas como ''Hoje'', ''Muita Estrela, Pouca Constelação'', ''Bete Morreu'' e em canções do recente disco lançado durante o período da pandemia, intitulado ''Agulha no Palheiro'', em um interessante conflitos de gerações. A canção ''Eu Não Matei Joana D 'Arc'' ficou para o encerramento e era possível ver algumas rodas de bate cabeça se formado em pontos estratégicos da pista comum para um público sedento por essa apresentação, após um período sabático de pandemia.


Para o encerramento da noite de grande celebração da história do rock brasileiro dos anos 80 deste domingo, a banda paulista Ira!, formada em 1981 por Nasi (vocalista e fundador da banda) e Edgard Scandurra (co- fundador/guitarra e vocais) e integrado atualmente por Evaristo Pádua(bateria) e Johnny Boy(baixo e teclados),estiveram na programação do Festival Rock 40 pela importância, relevância e contribuição para o cenário musical nas últimas quatro décadas. Com fãs espalhados pelo país inteiro, a banda Ira é cercada de polêmicas e desentendimentos com ex-integrantes, chegando a se afastar dos palcos por um período de sete anos. Com retomada das apresentações em 2014 apenas com Nasi e Edgard da primeira formação ,os músicos realizaram uma grande apresentação, pautada em grandes sucessos da carreira, que os consagraram como uma das principais bandas do país.


Em mais de uma hora de apresentações e com um set-list composto por vinte canções de diversas fases da carreira, o Ira! mais energético e visceral voltou com todas as forças, com apresentação de repertório esperado pelo público em todos os shows como ''Dias de Luta'', ''Flerte Fatal'', ''Vida Passageira'', ''Tarde Vazia'',' 'Flores em Você'', ''Girassol '',grande parte das canções que voltou a ganhar notoriedade através do lançamento do acústico MTV em meados de 2004 e permanece até os dias atuais como uma das canções mais pedidas em todos os shows da banda. Nos últimos anos, a banda passou um grande período de experimentar novas versões e outras vertentes da própria música, rodando as estradas brasileiras com o projeto Ira! Folk, com as músicas do grupo em formato apenas de voz e violão ,realizando apresentações em teatros e espaços mais intimistas, em uma proposta diferente de tudo que já tinham apresentado ao público.


Com uma conexão e cumplicidade muito direta com o público e dessa vez sem se envolver em polêmicas com os fãs por conta de protestos involuntários políticos, Nasi se apresentou o show inteiro com retorno do público. A banda é conhecida por serem um dos caras mais legais do rock, com interação frequente com o público e atendimento no camarim em todas as apresentações. Com muitas surpresas no repertório como nas canções ''Rubro Zorro e Longe de Tudo'', que ocasionalmente são executadas ao vivo pelo quarteto do Ira!, surpreendeu o público presente, encerrando a apresentação da noite com as icônicas e certeiras canções que não podem faltar no repertório ''O Bom e o Velho Rock Roll'' ,''Núcleo Base'', ''Respostas '' e Envelheço na Cidade'', com um tom de despedida e ao mesmo tempo de festa , ao qual a plateia ensandecida não tinha até aquele momento a menor pretensão de ir embora. A banda agradeceu o carinho e deixou o palco sendo ovacionada.


Com programação musical vasta até o dia 21 de Abril, o Festival Rock Brasil 40 recebe no próximo domingo as apresentações de Paulo Ricardo, Humberto Gessinger, Blitz e Frejat no palco do Memorial da América Latina. As vendas de ingressos ,com preços entre R$ 80 e R$ 400,são feitas pelo site ingressocerto.com.br.



Festival Rock Brasil 40 no domingo(10/04) -Fotos: Renata Porto









Comments


bottom of page