''Festival Australian Connection comemora 30 anos com ícones do surf rock australiano na Vibra São Paulo''
Pela primeira vez, evento reunirá três grandes bandas australianas no mesmo dia e em cinco capitais do Brasil. Em São Paulo, o festival será no dia 31 de agosto.
GANGgajang-Foto: Divulgação
De volta ao Brasil, as bandas Hoodoo Gurus, GANGgajang e RSpys prometem shows inesquecíveis com clássicos que embalaram os fãs nos anos 80 e 90. A aguardada edição comemorativa de 30 anos do festival Australian Connection passará por 5 cidades a partir de 22 de agosto. Será a primeira - e única - vez que o evento reunirá três grandes nomes do surf rock australiano num mesmo dia! A turnê estreia em Florianópolis (dia 22/08), seguido por Curitiba (23), Rio de Janeiro (24), Porto Alegre (30), até chegar em São Paulo (31), com apresentações especiais daqueles que se tornaram uma referência de toda uma geração.
Ex-vocalista do grupo Spy vs Spy, Craig Bloxom volta à ativa depois de 20 anos longe dos palcos com sua nova banda, RSpys, que faz sua estreia no Brasil. O músico passou as últimas décadas se dedicando à gastronomia como chef profissional, e recentemente resgatou a paixão pelos shows com a RSpys (abreviação de Reggae Spys), na qual ele apresenta sucessos do Spy e novas canções em uma pegada reggae.
A banda Hoodoo Gurus volta ao país depois do sucesso da turnê brasileira em abril de 2023, quando comemoraram 40 anos de carreira, para fazer o público dançar com hits como “Out that door”, “Come Anytime” e “1000 Miles Away”. Já o grupo GANGgajang, que não toca no Brasil desde 1997, vai matar a saudade do público com clássicos como “Gimme Some Lovin”, “House of Cards” e “Sounds of Then”.
Quem trará os músicos de volta ao Brasil é o empresário Ricardo Chantilly, responsável também pelas primeiras passagens dos grupos pelo país, nas edições anteriores da turnê Australian Conection. "Será uma reunião especialíssima, com bandas e público revivendo os melhores verões de suas vidas. Estamos muito entusiasmados”, vibra Chantilly, lembrando que ano passado o Hoodoo Gurus esgotou os ingressos de seus shows por aqui. “O festival será uma noite de muitos encontros e reencontros entre a turma do surf, skate e esportes dos anos 70, 80 e 90; e da galera mais jovem que curte o rock australiano”, conta.
À frente da Chantilly Produções, Ricardo desenvolveu algumas ações diferenciadas para o festival. Uma delas é o ‘Surfista Solidário’, que concede desconto no ato da compra do ingresso (meia-entrada) para quem doar qualquer acessório de surfe ou 1kg de alimento não perecível. "Pode ser um estrepe (cordinha), uma roupa ou até uma prancha. Queremos presentear os surfistas e fãs do Hoodoo Gurus, GANGGajang e RSpy com a oportunidade de estarem novamente com seus ídolos", explica o executivo.
Saiba mais sobre as bandas do Festival Australian Connection:
Hoodoo Gurus
Com 10 discos de ouro e 9 de platina, o grupo esteve no Brasil em abril de 2023 (após um jejum de 26 anos sem vir ao país) para a turnê internacional do décimo e mais recente álbum, Chariot of the Gods. Com a formação original, liderada pelo vocalista Dave Faulkner, o guitarrista Brad Shepherd e o baixista Richard Grossman - apenas o baterista foi substituído em 2015 por Nik Reith -, a banda australiana de rock também celebrou os 40 anos de carreira, com apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. O disco de 14 faixas ganhou também uma versão deluxe em vinil com três faixas adicionais.
GANGGajang
Banda de pop rock australiana com shows históricos pelo Brasil em 1996 e 2001, a GANGGajang é conhecida por vários hits que fizeram sucesso na década de 80 e 90 como "House of Cards", "Giver of Live" e "Sounds of Then", sua música mais popular, conhecida como "This is Australia". A canção, lançada em 1985, ganhou ainda mais exposição como tema da Coca-Cola em 1995 e na coletânea National Film and Sound Archive of Australia, Sounds of Australia, em 2016. Este ano, foi a música de abertura do concerto do Dia da Austrália 2024, transmitido ao vivo pela ABC TV. A banda também ganhou projeção mundial em 1987, após ser apresentada no filme de surf da Quiksilver, Mad Wax, produção que tornou-se um clássico cult do surf. Por dois anos consecutivos, a GANGajang foi eleita a melhor banda do mundo pela Association of Surfing Professionals.
Durante os Jogos Olímpicos de 2000, o grupo fez uma série de apresentações durante o Festival de Artes Olímpicas e, em 2004, um concerto ao vivo com canções novas e clássicos foi filmado para a série Live at the Basement da ABC. Atualmente, a banda é formada por Mark 'Cal' Callaghan, Graham "Buzz" Bidstrup, Geoffrey Stapleton, Robbie James e Peter Willersdorf.
RSpy
Baixista da banda australiana Spy vs Spy, Craig Bloxom voltou ao microfone, reinventando os sucessos do grupo no formato reggae. Com dois talentosos integrantes e amantes do reggae, TK Tarawa, da perene Kaimai Ranges da Nova Zelândia, na guitarra, e Young Chrissy Lowe, do Cessnock, na bateria, ele acredita que o estilo pode ser novo, mas mantém vivo o espírito de luta das músicas dos Spys, enfrentando a injustiça social, o racismo e a desigualdade com uma nova voz e apresentação de reggae. “É uma viagem de volta à época de Spy vs Spy, com um novo som Roots Rock Reggae cheio de diversão, boas vibrações e uma dose de Rastafari”, afirma Craig, ansioso por voltar ao Brasil novamente.
Serviço:
AUSTRALIAN CONNECTION FESTIVAL – Hoodoo Gurus, GANGgajang e RSpys
댓글