top of page
Destaque Por Aqui News
Portal de Notícias
Cultura e Entretenimento
A mostra Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil tem a curadoria de Benedetta Fontana e faz parte do projeto social Acolhidos por meio do trabalho, implementado desde 2019 pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA. Para a edição de São Paulo, a exposição conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) que gerencia abrigos temporários para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela em Roraima e apoia a estratégia de interiorização para outras localidades do Brasil, no âmbito da Operação Acolhida. A mostra também é patrocinada pela Fundação Bernard van Leer, que executa o projeto Integração local de refugiados venezuelanos com foco na Primeira Infância, em Roraima e Brasília, para atuação em todo o território nacional, em parceria com ACNUR, AVSI Brasil e Ministério das Cidades.
Em São Paulo, a exposição integra o calendário de atividades culturais do CCBB SP, parceiro na realização da mostra, e estará aberta ao público de 27 de maio a 26 de junho, todos os dias da semana (das 8h às 20h), e também aos sábados, domingos e feriados (das 10h às 18h), no edifício sede do Banco do Brasil em São Paulo (avenida Paulista, 1230, lobby central). O evento é gratuito e a classificação etária é livre. O espaço prevê todos os protocolos de segurança e controle preventivos à Covid-19.
A exposição também conta com atividades paralelas e visitas guiadas com o fotógrafo Antonello Veneri(27 a 29/mai), para mais informações, os releases seguem em anexo.
O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com a parceria do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA. Desde que foi implementado, o projeto intermediou a interiorização de 1.700 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que 800 pessoas foram contratadas por empresas parceiras. Cada pessoa contratada pode levar seus familiares para um novo recomeço na cidade de acolhida e contam com acompanhamento social e moradia nos três primeiros meses após a contratação. O projeto também atua com a população brasileira em situação de vulnerabilidade, com capacitações profissionais e a inserção no mercado de trabalho.
bottom of page
Comments