''Espetáculo Uma Relação Tão Delicada prorroga temporada no Teatro UOL em São Paulo''
O Espetáculo Uma Relação Tão Delicada baseado no livro da autora francesa Loleh Bellon, narra a história de duas mulheres, mãe e filha( Charlotte e Jeanne) em sua relação conturbada de afeto e dependência emocional que transitam entre fases distintas das personagens da infância, fase adulta e a velhice numa envolvente e emocionante história de vínculo afetivo. O espetáculo está em cartaz em novo horário aos sábados e domingos no Teatro Uol e segue temporada com a atriz Rita Guedes como a personagem Charlotte ,mas a atriz Amanda Acosta se despede da personagem Jeanne dando espaço a atriz Talita Castro que vivência a personagem da filha na nova temporada. O espetáculo segue em cartaz até 30 de Abril de 2023.
Uma Relação Tão Delicada no Teatro Uol- Foto: Renata Porto
Uma Relação Tão Delicada retrata a relação entre mãe e filha desde a infância da filha até a idade avançada da mãe. Escrita pela autora francesa Loleh Bellon e encenada pela primeira vez no Brasil em 1989 interpretados por Irene Ravache no papel da mãe e Regina Braga no papel da filha , a peça é uma envolvente e emocionante história ,com algumas doses de humor sobre o vínculo afetivo de duas mulheres unidas pelos laços maternais, mas que seguindo a naturalidade da vida se distanciam na fase adulta, criando uma dependência emocional na mãe, que não percebe o tempo passar e ver sua filha crescer. É assim que a criança desejosa da presença e do amor de sua mãe é sucedida pela própria mãe ,enfraquecida pela idade, e que acaba por reproduzir a mesma demanda e comportamentos semelhantes que sua filha necessitava quando criança. Frente a frente, agora estão Jeanne, mulher adulta, emancipada, que tem a sua própria família, enquanto Charlotte envelheceu e perdeu sua autonomia. E o público transitam juntos com os personagens por uma interessante e distintas fases dos personagens nestas passagens do tempo.
O espetáculo estreou essa nova adaptação nacionalmente no Teatro Vannucci, localizado no Shopping da Gávea com elenco protagonizados pela atriz Rita Guedes e Letícia Isnard , após três décadas da primeira montagembrasileira. Com direção geral de Ary Coslov e texto, produção, idealização e adaptação da atriz Rita Guedes que também protagoniza uma das personagens do espetáculo, encerra temporada de sucesso no Rio de Janeiro, e a peça estreou no começo do ano em São Paulo com mudança no elenco, a atriz veterana de teatro e TV, Amanda Acosta aceita o desafio de vivenciar o personagem complexo de Jeanne, a filha da protagonista, em um enredo cheio de emoção, solidão e afeto. Devido ao sucesso paulista de público e crítica, o espetáculo Uma Relação Tão Delicada prorrogou temporada no Teatro UOL, localizado no Shopping Higienópolis, zona central da cidade e consequentemente devido a agenda contratual da atriz Amanda Acosta, ela foi substituída pela atriz Talita Castro que segue dando vida a personagem Jeanne ao lado de Rita Guedes como Charlotte, em um arco temporal de 60 anos entre mãe e filha.
Escrita em 1984, ''De Si Tendre Liens ''(nome original em francês) foi montada no Brasil pela primeira vez em 1989,em uma encenação vencedoras dos prêmios Molière e Shell, estreladas por Irene Ravache e Regina Braga, que curiosamente fez com que a atriz Rita Guedes com 17 anos na época, fosse assistir o espetáculo e ficou encantada com a magnitude do texto e com essa reflexão sobre as fases do envelhecimento, acabou idealizando esse projeto por todos esses anos. Já na França, a obra ganhou o prêmio de Grand Prix du Théatre da Academia Francesa em 1988,e, recentemente, ganhou uma nova montagem em 2017.
Sinopse:
No presente Uma Relação Tão Delicada mergulha naquilo que há de mais frágil e singular da relação entre mãe e filha. Tem como personagens centrais uma mulher divorciada, Charlotte, e sua filha, Jeanne. No presente de seus diálogos, que trazem as memórias de uma vida conjunta, as épocas se confundem, se sucedem em desordem. É assim que a criança desejosa da presença e do amor de sua mãe é sucedida pela mãe, enfraquecida pela idade, e que acaba por reproduzir a mesma demanda que sua filha quando criança. Frente a frente estão agora Jeanne, mulher adulta, emancipada, que tem a sua própria família, enquanto Charlotte envelheceu e perdeu em autonomia. É dessa forma que se encena a relação entre uma mãe (da fase adulta à velhice) e uma filha (da infância à fase adulta) unidas por um vínculo amoroso, terno e forte.
Ficha Técnica:
Elenco: Rita Guedes e Talita de Castro
Texto: Loleh Bellon
Iluminação: Aurélio de Simoni
Música: João Paulo Mendonça
Cenografia: Marcos Flaksman
Figurino: Tiago Ribeiro
Direção: Ary Coslov
Informações:
Teatro Uol
Endereço: Av. Higienópolis,618- Higienópolis -São Paulo-SP
Comments