top of page

''Espetáculo clássico de Nelson Rodrigues, O Beijo no Asfalto prorroga temporada no Teatro Ruth Escobar''

CIA GRITE PRORROGA TEMPORADA DE O BEIJO NO ASFALTO NO TEATRO RUTH ESCOBAR


Montagem do clássico de Nelson Rodrigues comemora 30 anos de trajetória teatral da Cia Grite de Teatro. No palco, guarda-chuvas se transformam em máscaras, metáfora visual das identidades distorcidas e ocultas que atravessam a trama.


ree

O BEIJO NO ASFALTO no Teatro Ruth Escobar- Foto: Ronaldo Gutierrez



Após dois meses de apresentações com ingressos esgotados, a Cia Grite de Teatro prorroga a temporada de O BEIJO NO ASFALTO, clássico de Nelson Rodrigues, com direção de Kleber di Lázzare. As sessões, que celebram três décadas nos palcos do grupo paulista, acontecem de 4 a 26 de outubro, sábado, 20h e domingo, 19h, no Teatro Ruth Escobar.


Escrita em 1960, O BEIJO NO ASFALTO é uma das obras mais emblemáticas do dramaturgo, e ganha agora uma montagem que dialoga diretamente com os dilemas contemporâneos. A partir de um gesto simples – um beijo entre dois homens no momento da morte – a peça desencadeia uma tragédia pública e íntima, expondo a hipocrisia da sociedade, o moralismo e a manipulação midiática.


Na trama, Arandir, um bancário recém-casado, presencia um atropelamento no centro do Rio de Janeiro. Ao atender ao último pedido da vítima, um beijo, torna-se alvo de um escândalo fomentado por um repórter sensacionalista e um delegado corrupto, mergulhando sua família num ciclo de desconfiança, preconceito e destruição moral.


A montagem da Cia Grite aposta em uma encenação que tensiona as múltiplas versões da verdade em uma sociedade movida pela aparência e pela violência simbólica. A peça mergulha no poder da palavra de Nelson Rodrigues potencializando o olhar crítico sobre os dias atuais, revelando a persistência de estruturas opressoras e o julgamento público diante do que escapa às normas.


No elenco, estão Ana Catarina Santilli (Selminha), Felipe Oliveira (Amado Ribeiro | Werneck), Gleibson Filho (Aprígio | Aruba), Gustavo Batistão (Cunha | Pimentel), Kleber di Lázzare (D. Matilde | D. Judith | Viúva), Paula Aviles (Dália | Comissário) e Rafael Sandoli (Arandir), que interpretam personagens marcados por contradições e impulsos dramáticos intensos. A equipe também assina a criação coletiva da montagem, reforçando o espírito colaborativo que marca os 30 anos de atuação da companhia.


Guarda-chuvas e máscaras



Com a montagem de O BEIJO NO ASFALTO, a Cia Grite revisita pela terceira vez o universo de Nelson Rodrigues, após as montagens de A Falecida (2003) e Oh, que Delícia de Mundo (2007). A escolha pela obra marca um reencontro com a poderosa carpintaria dramática do autor, cuja obra permanece urgente diante de temas como fake news, manipulação e preconceito. “O Nelson era um profundo conhecedor dos mecanismos da sociedade brasileira - a imprensa e a polícia. Assim, ele conseguiu construir retratos profundos das nossas questões sociais, políticas e psicológicas. 'O Beijo' é um desses retratos que não nos permitem sair ilesos”, afirma o diretor Kleber di Lázzare.


Nesta nova encenação, a cenografia traz um elemento simbólico marcante: guarda-chuvas que se transformam em máscaras, metáfora visual das identidades distorcidas e ocultas que atravessam a trama.


“O BEIJO NO ASFALTO reafirma o compromisso da Cia Grite de Teatro com o teatro de pesquisa, revisitanto Nelson Rodrigues com um olhar crítico sobre o poder das narrativas midiáticas e seus desdobramentos na vida individual e coletiva”, pontua di Lázzare.


Sobre a Cia Grite de Teatro



Com 30 anos nos palcos, a Cia Grite de Teatro é referência em criação e pesquisa cênica no ABC paulista e no Brasil. Já montou 43 espetáculos, dialogando com autores como Shakespeare, Nelson Rodrigues, Beckett, Cora Coralina e Oduvaldo Vianna Filho, sempre com um olhar crítico sobre o homem e a sociedade. Entre os trabalhos de destaque estão Aquele Nosso Hamlet (2005); Mauá-Pirituba, o Expresso das Contradições (2009); Simples Assim (2012); A Felicidade Segundo os Felizes (2015); Você Precisa Saber de Mim (2019) e O Futuro Chegou Ontem (2022). Ao longo dessa trajetória, a companhia já reuniu mais de 120 mil espectadores, consolidando-se como um importante celeiro de criação artística e formação cultural.

@ciagrite


Serviço:


O BEIJO NO ASFALTO


Cia Grite de Teatro


4 a 26 de outubro, sábado, 20h e domingo, 19h.


Teatro Ruth Escobar [Sala Gil Vicente] – Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista, São Paulo.


90 minutos | 14 anos | R$ 40 a R$ 80 (venda pelos sites Sympla e Bilheteria.com).


Ficha técnica:


Texto Nelson Rodrigues. Direção Geral Kleber Di Lázzare. ElencoAna Catarina Santilli, Felipe Oliveira, Gleibson Filho, Gustavo Batistão, Kleber di Lázzare, Paula Aviles e Rafael Sandoli. Assistente de Direção Thamiris Sousa. Pesquisa Cia Grite De Teatro. Figurinos e Cenografia – Kleber Di Lázzare. Trilha SonoraGustavo Batistão. Iluminação Kleber Di Lázzare. Pinturas de Arte Paula Aviles. Identidade Visual e Mídias Sociais Gleibson Filho. Assessoria de Imprensa Nossa Senhora da Pauta. Administração Rafael Sandoli. Produção Marina Rodrigues. Direção de Produção – João Noronha. Criação Artística Cia Grite De Teatro | 30 Anos. RealizaçãoRN Produções Artísticas e Triedro Cultural.


 

Comentários


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga Destaque Por Aqui
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Visto em

    Gostou da leitura? Anuncie agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© 2023 por Destaque Por Aqui

". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page