''Em seu primeiro monólogo, Rodrigo Simas desconstrói personagem shakespeariano em Prazer Hamlet''
Dirigido por Ciro Barcelos, o ator se desnuda em seu primeiro monólogo
Rodrigo Simas-Foto: Renata Porto
O ator Rodrigo Simas que já esteve em cartaz em muitos espetáculos teatrais de sucesso como ''Dois Perdidos Numa Noite Suja'', ''Grease'', ''High School Musical'' e ''Mamma Mia'', além de atuar em inúmeras novelas da TV Globo, encarou o desafio de estrear um monólogo dirigido por Ciro Barcelos no qual se desconstrói completamente de todos os personagens que já vivenciou na sua carreira artística. Na comédia ''Prazer Hamlet'', o ator vivencia sete personagens diferentes e segue em cartaz em curta temporada paulista no Teatro Itália-Bandeirantes, zona central da cidade até 06 de Novembro.
Com uma carreira bem aclamada no meio artístico, filho e irmão de atores famosos, sendo considerado por mais de uma década um ídolo teen por personagens inesquecíveis na temporada das novelas Malhação e Totalmente Demais, o ator de trinta anos se desvincula de personagens clichês e juvenis para vivenciar sozinho em cena uma adaptação de um dos clássicos shakespeariano, com texto original de Ciro Barcelos ,cenário, adereços e figurinos assinados por Claudio Tovar.
A ideia do trabalho com o diretor Ciro Barcelos surgiu em 2012, quando os dois se encontraram no palco do ''Dança dos Famosos'', do ''Domingão do Faustão''. ''Ele foi jurado técnico e no final conversamos e ali já havia uma vontade de trabalharmos juntos.10 anos depois, eis que sou o seu Hamlet. Que responsabilidade! '',diz Rodrigo.
Em cena o ator surpreende o telespectador em muitos momentos oportunos, de imediato esbanjando carisma e simpatia, algo que é muito particular do próprio ator, o mesmo pede para que o público fique alguns minutos na total escuridão de olhos fechados enquanto o mesmo se dirige lentamente pela plateia e vai conduzindo o público para vivenciar juntamente com ele todos os questionamentos e emoções que viram logo a seguir. No monólogo, Rodrigo que caracterizado pelo personagem que vivencia um ator em crise existencial diante de uma possível estreia de um dos clássicos de Shakespeare ao qual o protagonista interpreta Hamlet, ,o mesmo apresenta os cabelos coloridos para ficar mais semelhante ao personagem dinamarquês, demonstra versatilidade ao trocar de figurinos algumas vezes e em um certo momento causar um certo frenesi na plateia ao se despir em cena e aparecer parcialmente nu diante do expectador, explorando outros nuance do ator e consequentemente se desvinculando de amarraduras, inseguranças, aprisionamentos e julgamentos do próprio personagem. Representando a sexualidade do personagem Hamlet, omitido por Shakespeare ,que nunca foi abordada. O cinto de castidade utilizado pelo ator em cena que o deixa em nu parcial é um figurino feito em couro preto que remete uma estética medieval e moderna ao mesmo tempo.
''A exposição é muito relativa, não necessariamente está ligada à nudez. Não tenho problema com a nudez e acho que a sociedade é que tem. É uma questão religiosa também. Com a criação de tabus e padrões, super valorizam e problematizam a exposição de um corpo'', analisa Rodrigo Simas.
''Prazer Hamlet '' explora os medos, os questionamentos e os fantasmas internos desse ator que se vê obsediado por Hamlixo que o incita numa escavação pelos labirintos da hipocrisia social e do coração do Príncipe Hamlet, levando-o a uma questão jamais abordada nas inúmeras montagens teatrais da obra: Quem o príncipe amou afinal?
No texto original de Shakespeare ,o Príncipe Hamlet corteja Ofélia. Há dúvidas se o príncipe está em êxtase com esse amor ou louco com a morte do pai e atormentado por seu fantasma. Os amigos não acreditam nesse amor. Quando ele se encontra sozinho com Ofélia no quarto, nada acontece e ela fica estarrecida. Depois, numa discussão ,ele sugere que ela vá para um convento.
Rodrigo Simas-Foto: Renata Porto
Comments