''Em parceria inédita, Chico César e Geraldo Azevedo comemoram a amizade nos palcos paulista''
Em turnê pelo país desde de Outubro , Chico César e Geraldo Azevedo se reencontraram no palco do Sesc Pinheiros em São Paulo para apresentar o projeto Violivoz em três datas consecutivas(7,8 e 9 de Janeiro) de apresentações inéditas na cidade. A turnê prevista para estrear antes da pandemia de Covid-19,já passou por Recife(PE),Natal(RN),Aracaju(SE),Maceió(AL),Rio de Janeiro(RJ) e Porto Alegre(RS).
Chico César e Geraldo Azevedo no Sesc Pinheiros-Foto: Renata Porto
Em um encontro inédito de admiração e respeito mútuo, os artistas nordestinos expoentes da música popular brasileira em todo o mundo e com mais de três décadas distintas de carreiras consagradas, se reuniram na última semana no palco do gigantesco Teatro Paulo Autran localizado nas dependências do Sesc Pinheiros em São Paulo, para realizar três datas de apresentações do projeto de voz e violão intitulado Violivoz. Com abertura das programações musicais da Rede Sesc SP interrompidas bruscamente por conta do avanço da pandemia de Covid-19 em meados de Março de 2020,o Sesc reabriu suas portas para o público nos últimos meses com agenda cultural presencial mediante a um criterioso sistema de comprovação da vacinação contra a Covid-19,ingressos online e uso obrigatório de máscara durante toda a permanência na Unidade.
Com ingressos esgotados há alguns dias, o novo show da dupla de grandes compositores e cancioneiros nordestinos promoveu nostalgia, emoções e uma sucessão de canções inéditas num mergulho coletivo na genialidade de dois grandes nomes da nossa música nacional. Em cenário intimista composto apenas por dois banquinhos, duas cortinas formadas por linhas que imitam as cordas do instrumento e um violão decorativo ao fundo, Chico César e Geraldo Azevedo apresentou com maestria seus grandes sucessos autorais, clássicos da dupla em mais de duas horas de apresentação. Era nítido a sintonia e cumplicidade entre os dois artistas que dividem o palco através dessa turnê pela primeira vez.
E com uma plateia composto por público de diversas idades incluindo muitas crianças acompanhados pelos pais, o dueto de artistas movimentaram a plateia com abertura da apresentação com as canções ''Táxi Lunar, ''Mama África e ''Pra Não Dizer que Não Falei de Flores'' de autoria de Geraldo Vandré. E com a simpatia e simplicidade características de ambos artistas, emendaram longas conversas com a plateia entre uma canção e outra, fazendo observações sobre essa turnê e enfatizando a alegria de retornar aos palcos esse ano após uma ausência forçada por conta de Chico César ter contraído Covid-19 no final do ano passado. O artista brincou sobre ter assistido TV com mais frequência e indiretamente fez uma crítica ao atual governo com muito bom humor, o que impulsionou por diversas vezes as manifestações do público ecoando um sonoro ''Fora Bolsonaro''.
Dando sequência a essa apresentação, Chico César apresentou uma das canções mais aguardadas da noite de sua autoria , ''Deus Me Proteja'', que consequentemente ganhou visibilidade e repercussão por ter sido interpretada diversas vezes dentro do reality show Big Brother Brasil 21 por sua última vencedora , a paraibana Juliete Freire. A canção de grande sucesso de sua carreira em meados de 2008, chegou a viralizar no último ano aumentando as buscas e alcançando primeiro lugar nas principais plataformas de streaming. O artista fez questão de agradecer a participante do reality por ter exposto em rede nacional uma de suas canções de maior sucesso em sua trajetória de mais de vinte anos de carreira.
Chico César-Foto: Renata Porto
Comments