''Em emocionante apresentação, Fafá de Belém realiza temporada de shows de grandes sucessos em SP''
A cantora paraense Fafá de Belém abriu a série de shows na programação mensal do Sesc Pompéia com um repertório especial que revisita seus mais de quarenta anos de carreira, acompanhada de piano e guitarra portuguesa. As apresentações aconteceram no teatro tradicional da unidade nos dias 07 e 08 de Janeiro.
Fafá de Belém -Foto: Renata Porto
A cantora e compositora Fafá de Belém começou o ano de 2023 com três apresentações especiais na capital paulista. A artista foi a primeira atração confirmada na tradicional festa de Réveillon da Avenida Paulista na virada do ano e realizou duas datas consecutivas de apresentações musicais com ingressos esgotados no Teatro do Sesc Pompéia, zona oeste de São Paulo.
Acompanhada pelos músicos Luiz Karam, no piano, e Ricardo Araújo, na guitarra portuguesa, a artista paraense conhecida como Fafá de Belém, completa esse ano quase cinquenta anos de carreira e em comemoração a uma vasta trajetória musical aclamada pelo público e pela crítica, esteve nas dependências do Sesc para apresentar um repertório especial que remete ás origens da artista luso-brasileira que percorre suas memórias, atitudes, referências e relembra as muitas fases de sua vida e carreira.
Fafá de Belém -Foto: Renata Porto
Entretanto durante a apresentação realizada no domingo(08/01),a artista como de costume subiu ao palco pontualmente e diante do caos instalado em todo país que aconteciam há poucas horas daquele fadigico domingo chuvoso, manifestantes bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal(STF) e o Palácio do Planalto em Brasília, a artista visivelmente abalada, fez questão de iniciar a apresentação falando sobre o ocorrido e repudiando os atos antidemocráticos ,enfatizando que ''o povo brasileiro não vão permitir uma nova ditadura instalada no país'', em sincero e intenso discurso, sendo ovacionada pela plateia presente integralmente. Em andamento a apresentação da noite, Fafá apresentou ao público muitos sucessos que a consagraram internacionalmente, em especial a Portugal, país que a artista tem descendência, além de ter fãs fieis e consagração em todo seu período de atividade musical.
Com uma potência vocal impressionante , performances arrebatadoras e sempre muito elegante, a artista apresentou interpretações de canções como ''Coração do Agreste'', ''Meu Disfarce'' ,''Olhos nos Olhos'' ,''Memórias'', ''Nuvem de Lágrimas, ''Foi Assim,'' entre muitas outras canções em mais de uma hora de apresentação. Dona de um carisma contagiante, atemporal e sempre antenada com as tendências musicais do momento, a artista que adotou São Paulo como a cidade do coração para viver perto da filha e da neta, sempre é muito lembrada pelo público por composições que em maioria foram temas de novelas de grande sucesso nestes últimos quarenta anos. Transitando pelo palco frequentemente para se tornar visível ao dois lados da plateia do teatro alternados entre direita um ângulo 360º ,Fafá encerrou a apresentação com as canções ''Vermelho'' e Abandonada'', mas contendo a emoção e ás lágrimas ,continuou seu discurso inicial sobre a redemocratização e a atual situação política do país, relembrando que sempre engajada ,já participou ativamente das Diretas Já, nos anos 90 ,sobre seu orgulho em sua trajetória e enfatizou novamente ao público seu posicionamento sobre os atmos terroristas em Brasília, anistia, e seu repúdio ao governo Bolsonaro que em sua opinião foi covarde e saiu pelos fundos para não enfrentar de frente todo o povo brasileiro que elegeram Lula, muito emocionada, recebeu durante toda sua fala muitos aplausos e acolhimento do público.
Com o riso cativante, alegre e único, destemida e clima mais intimista, durante o tão esperado bis, a artista permitiu que o público se aproximasse do palco ,encerrando uma brilhante e inesquecível apresentação no Sesc Pompéia, enquanto externamente, muitos brasileiros enfrentavam a realidade e a irreversível situação de barbárie de um prejuízo físico e moral ao patrimônio público e a ameaça a democracia, sem precedentes de um Brasil que acabará de ameaçar regredir muito mais de trinta anos em sua história de lutas e glórias. Fafá deu uma aula para todos que política também se faz com alegria, que dialogar ainda é o melhor caminho, como diria Cazuza, faz parte do meu show!
Comments