''Em dia dedicado ao rock, Fresno se apresentam na segunda data do 13°Tattoo Week SP, o maior evento de tatuagem e body piercing do mundo''
- Renata Porto
- 25 de nov.
- 7 min de leitura
Atualizado: 26 de nov.
A 13ª Tattoo Week, a maior edição de todos os tempos, aconteceram nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta última edição, Fresno, Filipe Ret, MC Hariel, Budah, Day Limns, Glória e Mato Seco se apresentaram no maior encontro de tatuadores do mundo.

Banda Fresno no Tattoo Week 2025 - Foto: Renata Porto.
O Expo Center Norte, em São Paulo, recebeu nos dias 14, 15 e 16 de novembro a 13ª edição da Tattoo Week, o maior festival de tatuagem e body piercing do planeta. Com 22 mil metros quadrados de área, o evento reuniram 584 estandes, 40 ilhas e mais de 3.500 expositores, incluindo cerca de 5 mil tatuadores e body piercers do Brasil e de diversos países.
Com um espaço que reuniram arte, cultura, música, networking, novidades do setor e milhares de pessoas que passaram pela feira nas três datas consecutivas, a 13° Edição da Tattoo Week foram marcada por presença de muitos tatuadores renomados de nível nacional e internacional, cursos gratuitos para jovens de comunidade carentes, economia criativa do setor, ações solidárias com arrecadações de alimentos para entidades carentes, acessibilidade, conexões entre público e profissionais do setor e festivais de música com artistas relevantes do cenário nacional que nesta edição receberam Fresno, Filipe Ret, MC Hariel, Budah, Day Limns, Glória e Mato Seco, além da aclamada e esperada competição de beleza dos modelos tatuados, com presenças de personalidades da mídia, que elegeram a Miss e Mister Tattoo 2025 representantes dessa edição.
Uma das atrações mais esperadas todos os anos do evento é o Concurso Miss e Mister Tattoo Week SP 2025, que esse ano selecioram 22 concorrentes entre mais de 100 inscritos de todo o país. Foram 10 mulheres e 12 homens que disputaram no palco do festival o título que valorizam beleza, atitude e autenticidade na comunidade tatuada.
Com mudanças na data de anúncio dos vencedores, esse ano o concurso Miss e Mister Tattoo Week SP 2025, aconteceram na sexta-feira (13) na primeira data do evento, com presenças de bancada de jurados e apresentadores experientes como Cris Piza ( ex- Miss Tattoo Week e TV Record), João Leone, Fernando Presto, Gilsão, Luiz Estevão e o rapper Diamante Monaipe , que juntamente com os votos do público, avaliaram tatuagens que contam histórias , personalidade, estilo e presença de palco, coroando nesta edição a sergipana Erika Fernandes como a representante do Miss Tattoo Week 2025 e o brasiliense Paulo Salvador como Mister Tatto Week 2025, levando o primeiro lugar juntamente com a faixa , prêmio e coroa do evento, conquistando jurados e plateia do evento em momento emocionante.
Vencedores e Finalistas do Concurso Miss e Mister Tattoo Week SP 2025 - Foto: Renata Porto.
O tradicional concurso de tatuagem foram um dos pontos altos do evento, dividido em 32 categorias que contemplaram estilos variados. Entre as principais categorias estão Realismo, Preto e Cinza, Colorido, Neotradicional, Aquarela, Fine Line, Pontilhismo, Tribal/Neo-Tribal, Oriental, Old School, New School, Geometria, Fusion, Cobertura e Portrait, além das premiações de Melhor do Dia e Melhor do Evento.
O grande destaque da categoria Melhor do Evento foi o tatuador Neto Coutinho, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que apresentou um trabalho pontual, realista e criativo, em referência ao famoso personagem Ronald Mc Donald's da franquia de fast-food mais famosa do mundo, com tatuagem produzida integralmente dentro do próprio evento.
O tatuador paranaense Tiago Rios venceu na categoria Realismo com estilo de tatuagem de um tucano na natureza, estilo de tatuagens que abrangem com muita riqueza de detalhes rostos, fotos, animais e paisagens, com fotografia registrada na própria pele.
Na categoria de estilo "Old School", ou tradicional europeu, o vencedor dessa categoria foi o tatuador Raphael Silva (Rafity), com o desenho de uma caveira da morte sobre um cavalo, categoria que abrangem técnicas de contornos grossos e pretos, marcados e de simbologia forte, uma paleta de cores limitada e vibrantes.
Nas categorias Melhor de Sábado o premiado foi o tatuador paulistano Kelvin Goss, na categoria do Melhor de Domingo, o premiado foi o tatuador Jonathan Carvalho, no estilo Cobertura, quando o artista cria uma nova arte sobre uma antiga tatuagem, a vencedora foi a paulistana Gabriella Machado. Foram 32 categorias premiadas no evento, dando visibilidade, crebilidade e reconhecimento ao trabalho de tatuadores brasileiros que se especializam e se destacam com muita maestria em cada categoria mencionada, reunindo os melhores do mundo em cada segmento.
Com uma programação musical diversificada que abrangem um público distintos e apaixonados por arte e música dentro do mesmo evento, na segunda data de festival (14), a data foi escolhida para ser palco do rock nacional com apresentações de bandas renomadas do segmento.
Com shows musicais do estilo rock- emocore através de artistas como Day Limns, Glória e Fresno, que se apresentaram no final do dia em um espaço exclusivo dentro do próprio pavilhão, o público ainda encontraram pela feira um espaço dedicados à gastronomia com diversidades de vendas de comidas e bebidas espalhadas dentro do evento, espaços e estandes exclusivos de patrocinadores como a Cervejaria do Marques, Xeque Mate e Bepantol , além de espaços exclusivos no evento com o passaporte intitulado Super Fã, um tipo de ingresso que possibilita ao público algumas vantagens dentro da feira, com camarote exclusivo, acesso aos três dias do festival e convenção de tatuagens , lounge vip com vista privilegiada do palco, open drink e open food, camisetas e copos exclusivos da Tattoo Week, além da possibilidade de realizar flash- tattoo e aplicação de piercing inclusos dentro do valor do ingresso.

Banda Fresno no Tattoo Week 2025 - Foto: Renata Porto.
Em lotação máxima e quase todos ingressos esgotados na data, a banda gaúcha Fresno encerrou a programação musical na noite de sábado (14/11), com show de encerramento da turnê intitulada '' Eu Nunca Fui Embora'', tour que viajaram todo o país em shows e grandes festivais, estrearam no palco do Festival Tattoo Week com participação especial de uma das vozes mais importantes da nova geração, o cantor e multi-estrumentista gaúcho Catto , que trouxe mais versatilidade e dinamismo a apresentação.

Catto e Fresno no Tattoo Week 2025 - Foto: Renata Porto.
Com repertório pautado em grandes sucessos e fases importantes da carreira, a banda Fresno formada atualmente por Lucas Silveira (vocal e guitarra), Vavo (guitarra) e Thiago Guerra (bateria), uma das bandas com trajetória musical mais longeva da história do emocore nacional, continuam conquistando novas gerações, transmitindo mensagens positivas sobre temáticas como amor, renascimento, solidão, adversidades e superação pessoal.
Em mais de uma hora e meia de apresentação, a banda Fresno apresentaram um set-list com canções que frequentemente são tocadas nesta nova turnê, deixando algumas das canções mais aclamadas de discos mais recentes fora do repertório. Com abertura do show em nova releituras e arranjos de , ''Quebre as Correntes'', ''Redenção'', ''Pesadelo'', ''Agora Deixa'', ''Cada Acidente'' e medley de ''Infinito- Deixa o Tempo- Eu Sei'', muitos fãs de todas as localidades do país aglomerados próximo das grades se emocionavam a cada nota, muito frequentemente era perceptível as pessoas com os olhos marejados, contemplando aquele momento que sempre é uma experiência única, particular e sensorial.
Em sequência a apresentação, o vocalista Lucas Silveira que sempre interage com o público e admiradores do grupo, enfatizou a satisfação de participar pela primeira vez do festival, ressaltando a importância da tatuagem nos dias atuais, fazendo alusão ao momento político, - que não combinam atitude , rebeldia e liberdade com pensamentos controversos, facistas e conservadores, sendo ovacionado pela plateia. Em outro momento brincou com o guitarrista Vavo sobre o músico não possuir nenhuma tatuagem, que foi levado com muito bom humor por parte do artista.
Sempre conectados com o momento e a emoção de cada melodia, celebrando o passado e presente, Fresno continuaram a apresentação com as canções ''Eu Nunca Fui Embora'', ''Já Faz Tanto Tempo'', ''Era Pra Sempre'' e ''Interlude'', entoando euforia e gritos , trazendo músicas com identidade, reflexões, honestidade e confissões intercalados com nostalgias, com letras que encaixam com o cotidiano da maioria dos jovens, com suas incertezas, traumas, frustações, incompreensões e decepções, como se fosse uma sessão de terapia e uma premissa em coletividade de que tudo fica bem no final.

Banda Fresno no Tattoo Week 2025 - Foto: Renata Porto.
Em um momento solo e intimista para tocar a emblemática canção em formato voz e violão, ''Diga Parte 1 '', o público entrou em intensa catarse coletiva em coros uníssonos em genuína cumplicidade entre fãs e artista. Como num enredo de uma história contada, a canção ''Diga Parte 2'' foi apresentada na sequência com mais vivacidade, riffs poderosos e participação especial da cantora trans Catto, que com sua voz aveludada e cheia de ternura deu mais energia , otimismo, versatilidade e vitalidade a canção interpretada.

Catto e Fresno no Tattoo Week 2025 - Foto: Renata Porto.
Para fechar a noite com chave de ouro, o grupo encerrou com “Casa Assombrada” , ''Se Eu For eu Vou Com Você'' (canção mais recente do último disco que conta com participação da banda NX Zero) e a apoteótica e derradeira ''Desde Quando Você Se Foi'', em uma despedida simplória, elegante, disponível e cordial com os fãs mais antigos, que cantaram, pularam e entoaram cada refrão junto com a banda, em um momento de total cumplicidade, identificação e afeto com os artistas.














































Comentários