''COP30: Andrea Illy, presidente da illycaffè, fala sobre cafeicultura regenerativa durante evento no Pavilhão AgroBrasil''
- Renata Porto
- 19 de nov.
- 3 min de leitura
Andrea Illy, presidente da illycaffè, fala sobre o papel transformador da agricultura regenerativa na produção de café.

Andrea Illy- Foto: Divulgação
O Pavilhão AgroBrasil, promovido pelo Sistema CNA/Senar, abriu suas portas para uma importante discussão sobre o futuro do café brasileiro. Com a presença de lideranças do setor, o evento reuniu insights sobre avanços, desafios e oportunidades para a cadeia do café.
Andrea Illy, presidente da illycaffè, foi um dos principais destaques do dia ao abordar o papel transformador da agricultura regenerativa na produção de café. Ele ressaltou que a agricultura regenerativa é uma poderosa aliada em resposta às mudanças climáticas, promovendo a regeneração dos solos, a preservação da biodiversidade e a utilização responsável dos recursos naturais.
“Produzir café de forma sustentável é possível e eficaz, podemos aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade do café e ainda contribuir para a saúde do planeta”, afirma.
Entre os benefícios apontados, Illy destacou que a agricultura regenerativa é tão produtiva quanto a agricultura convencional, com custos menores e menor consumo de água, além de contribuir para o sequestro de carbono. “A agricultura regenerativa eleva a qualidade do café e a resiliência das fazendas. Permite a integração de áreas de reserva natural às plantações, potencializando serviços ecossistêmicos essenciais”, destaca.
Ainda segundo Andrea Illy, o Brasil foi reconhecido como melhor café do mundo em duas edições consecutivas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy e como um dos maiores produtores de café de alta qualidade do mundo tem potencial para se consolidar como líder global na adaptação às mudanças climáticas na cafeicultura. Com sua diversidade geográfica, conhecimento técnico e uma estrutura regulatória avançada, o país estaria numa posição única para exportar know-how e tecnologias, fortalecendo sua posição no mercado internacional de cafés especiais.
Illy reforçou ainda a importância de uma parceria estratégica entre Brasil e Itália, país líder mundial em cultura e exportação de café. Segundo ele, uma aliança entre os dois países, incluindo um possível memorando de cooperação, poderia impulsionar projetos de inovação, troca de tecnologia e financiamento de impacto para a adaptação climática e o desenvolvimento sustentável no setor cafeeiro.
“Líderes do G7, sob a presidência italiana, já lançaram uma iniciativa de parceria público-privada para promover ações de impacto na agricultura, voltadas à melhora das condições de vida dos agricultores e à preservação ambiental. O Brasil, como grande produtor e potencial parceiro, tem tudo para fazer parte dessa rede global de inovação e sustentabilidade no café”, ressalta o presidente da illycaffè.






Comentários