top of page

''Com sold-out,a banda carioca Menores Atos se apresentou juntamente com a banda Putz em São Paulo''


Em retorno aos palcos e ingressos esgotados, a banda carioca de rock alternativo, Menores Atos se apresentou juntamente com a sensação e revelação no underground,a banda Putz, projeto paralelo de Cyro Sampaio, no último sábado (04/12) no Fabrique Club, zona oeste de São Paulo.


Banda Putz-Foto: Renata Porto



Com show de abertura da sensação do rock alternativo e projeto paralelo de Cyro Sampaio, a banda Putz e com ingressos esgotados, o trio carioca Menores Atos de hardcore melódico, retornou aos palcos paulistanos no último sábado(04/12) para apresentar a turnê de encerramento do segundo álbum intitulado Lapso e lançar oficialmente seu mais recente videoclipe ''Muro''.


A banda paulista Putz liderada por Gi Pereira(vocal e guitarra) juntamente com seu marido Cyro Sampaio(guitarra),Sarah C(baixo) e Antônio Fermentão(bateria), abriu as apresentações da data com um público numeroso em frente ao palco ansiosos pelo que ainda estava por vir. O projeto paralelo de Cyro Sampaio e Gi Ferreira tem ganhado notoriedade por suas composições cheias de inspirações baseadas no cotidiano, letras pessoais intercalado com a calmaria da voz onipotente de Gi Ferreira e a agressividade da guitarra de Cyro, trazendo uma autenticidade e uma experiência bem interessante para quem se propõe conhecer melhor a sonoridade do quarteto. Com apresentação enfatizando em seu recém lançado disco de estreia, homônimo, com onze faixas e iluminação deslumbrante, a banda reforçou o impacto que ocasionou em diversos festivais com letras que transmitem mensagens profundas e o peso explosivo das guitarras, baixo e bateria em singles como ''Grave'', ''Mergulhar'', ''Vou Cair'' e ''Fantasma -Solidão'', que manteve o público hipnotizado em quarenta minutos de apresentação. Sem muitos delongas e pouca interatividade com o público, a vocalista Gi Ferreira fez questão de agradecer brevemente o público que entrou mais cedo para assistir a apresentação deles, enquanto uma parte do público ecoava gritos como ''Fora Bolsonaro'' ao qual foi recebido de forma receptiva por parte da banda, finalizando a apresentação com uma performance cativante, enquanto acontecia uma explosão de luzes no palco.


Com um intervalo mais prolongado e um tradicional esquenta para a realização da apresentação mais esperada da noite, o espaço do Fabrique Club, casa de shows localizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, instantaneamente se tornou pequeno para a multidão de pessoas que ocupavam discretamente todos os arredores do espaço. Com presença de músicos famosos e conhecidos no cenário underground como Gee Rocha(NX Zero),Alexandre Capilé(Sugar Kane),integrantes da banda Zander, Deb and the Mentals, Corona Kings e todos integrantes da banda Scalene, o evento se tornou rapidamente uma grande festa de reencontros musicais.


Menores Atos-Foto: Renata Porto



Em torno das 21 horas e com o espaço completamente lotado por um público em maioria jovens e todos de máscaras, o evento adotou um sistema rigoroso de obrigatoriedade da carteira de vacinação e uso de máscaras na entrada ao local, a banda Menores Atos iniciou as apresentações de forma visceral e energética com participação integral do público em todas as canções, demonstrando habilidade de conduzir o público ao êxtase com suas canções harmônicas, melódicas, joviais e cheias de sentimentos profundos e intensos significados .A banda fluminense formada por Cyro Sampaio( guitarra e voz),Celso Lehnemann (baixo) e Ricardo Mello(bateria) tem conquistado uma legião de fãs por onde se apresentam sendo considerado a grande revelação dos últimos anos no cenário underground do rock nacional. Em um hiato distante dos palcos por quase dois anos por conta dos impactos da pandemia de Covid-19,a banda retornou aos palcos com única apresentação no Fabrique Club , prometendo diversas surpresas ao público, de forma inédita a banda apresentou no telão de Led ao fundo do palco seu mais recente videoclipe intitulado ''Muro'', que chegará às plataformas digitais na próxima semana. Com show de encerramento da turnê que rodou o país e marcou presença em diversos festivais relevantes, a banda apresentou canções do segundo álbum intitulado ''Lapso,'' além de apresentações de canções do disco de estreia que evidenciou o talento do trio de hardcore melódico, recebendo inúmeros elogios da crítica ,o álbum ''Animalia''(2014),em mais de duas horas de apresentação.


Com muita presença de palco e interatividade com o público, Menores Atos ensandeceu o público com gritos eufóricos e ensurdecedores de um público que conhecia todo o vasto repertório da banda. Muitos estavam ali assistindo ao show do trio pela primeira vez e puderam contemplar uma apresentação cheia de sentimentalismo ,contundente e libertador, em uma sequência de canções que fizeram ecoar gritos até dos mais introspectivos. Em uma sequências de singles aclamados da carreira como ''Passional,''DoisaZero'',''O Que Te Trouxe Até Aqui'', ''Breu'', ''Devagar'', ''Muro'', ''Miopia'',''Karate'' e ''Transtorno'', Menores Atos demonstrou versatilidade e entrega em composições que mexem de forma particular com o sentimentalismo das pessoas. O contato visual entre o público e banda era algo bem evidente nesta apresentação, o público parecia estar extremamente entregue aquele momento, trazendo uma atmosfera única, cativante e particular diante da apresentação energética e barulhenta da guitarra e das performances vocais solos de Cyro e de rifles sujos e poderosos do baixo de Celso ,o mais introvertido de todo o grupo.


Com referências como bandas de rock alternativo dos anos noventa como Smashing Pumpkins e Circa Survice, a banda Menores Atos fez jus a todas críticas positivas que vem colecionando nestes últimos anos e comparações positivas com bandas renomadas do segmento, expondo integralmente um repertório cheio de sequências de clássicos. Dando continuidade a apresentação, o set-list foi composto por ''Pressa'', Além do Caos, ''Amanhã'',''Animalia'', ''Á Distância'' e ''Sobre Cafés'', onde em diversos momentos de descontrações dos músicos ,o baterista foi ovacionado diversas vezes pelo público, interagindo frequentemente com o mesmo, Cyro Sampaio fez questão de agradecer a presença e evidenciar as dificuldades de manterem a banda ativa num momento que o setor de entretenimento foi vastamente prejudicado por conta da pandemia, sendo interrompido diversas vezes por coro e gritos de ''Fora Bolsonaro'', protestos do público em relação ao momento político que estamos vivenciando, que sendo levado na esportiva, o vocalista complementa -''Vocês sabem que manifestações como essas me deixam feliz'', foi aplaudido integralmente e deu sequência aos agradecimentos de forma igualitária tanto ao público presente quanto a produtora Powerline Music que planejou e idealizou esse evento.


Com show sequencial e sem pretensões de realizar o bis após a despedida do público, Menores Atos encerrou a apresentação da noite com a canção ''Sereno'', deixando o público extasiado na esperança que o show não acabasse ali. Em performances eletrizantes e impactantes, a maioria das pessoas presentes não viam a hora de uma nova apresentação do trio, que deixam de forma frenética e avassaladora esse gostinho de quero mais em todas suas apresentações, sendo considerados de forma merecida como um dos maiores grupos revelação do underground dessa nova geração. Mais uma vez com casa lotada, apresentação memorável, dificilmente sairá da memória de quem se fez presente neste momento. O hardcore nunca adormeceu, está mais na ativa do que nunca!



Menores Atos e Putz no Fabrique Club-Fotos: Renata Porto




















Comments


bottom of page