''Com presença de diretores,produtores e atores renomados,a animação Arca de Noé teve coletiva de imprensa e sessões de estreias badaladas em todo o país''
Uma das animações brasileiras mais aguardadas nos cinemas de todo o país intitulado ''Arca de Noé '',baseado na obra de Vinícius de Moraes, estreou previamente para o público com três sessões na 1ª Mostrinha Internacional de Cinema, além de ter sessões de pré estreias no Rio de Janeiro, Salvador e em São Paulo com presença de dubladores, produtores e convidados. A coletiva de imprensa de divulgação do filme ocorreu na última terça-feira (29) com presenças de grande parte do elenco de dubladores, produtores, diretores e jornalistas especializados na região central de São Paulo.
Rodrigo Santoro,Rihana,Débora Nascimento,Marcelo Adnet e Mariana de Moraes em coletiva de imprensa-Foto: Renata Porto
Uma das animações brasileiras mais aguardadas pelo público de cinema intitulado ''Arca de Noé'', filme inspirado nos discos Arca de Noé 1 e 2, de autoria do saudoso Vinicius de Moraes(1913-1980) ,que foi idealizado pela falecida filha do poeta Suzana e dado sequência pela neta do poeta, a atriz e cantora Mariana de Moraes, teve suas primeiras sessões de estreia na Mostrinha, primeira edição do evento de cinema da programação infanto-juvenil da 48° Mostra Internacional de Cinema, com presença ilustre na abertura de um dos atores dubladores do longa-metragem, Rodrigo Santoro ,além de sessões de avant-premiere para convidados no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador com presença de grande parte do elenco de dubladores, produtores, diretores e convidados.
Dirigido por Sérgio Machado e Alois Di Leo, a animação “Arca de Noé” chega aos cinemas de todo Brasil na próxima quinta-feira (7) e conta com elenco de dubladores renomados composto por Rodrigo Santoro, Bruno Gagliasso, Débora Nascimento, Marcelo Adnet,Rihana Barbosa , Alice Braga, Lázaro Ramos, Gregorio Duvivier, Julio Andrade, Giovanna Ewbank, Eduardo Sterblitch, Ingrid Guimarães, Heloisa Périssé, Babu Santana, Chico César, Seu Jorge, entre outros, além de releituras de canções eternizadas nas obras de Vinícius de Moraes por Adriana Calcanhoto, Larissa Luz , Céu,Russo Passapusso (Baiana System), entre outros grandes nomes que participam da superprodução.
Na última terça-feira (29) aconteceu a coletiva de imprensa de divulgação do filme Arca de Noé no luxuoso Hotel Renaissance localizado na capital paulista com presença do diretores Sérgio Machado e Alois Di Leo, direção de produção Fernando Sabino, da idealizadora Mariana de Moraes, os produtores associadosCaio Gullane, Simone Zucoloto e Fabiano Gullane, além de parte do elenco de dubladores da animação ,como Rodrigo Santoro, Débora Nascimento, Bruno Gagliasso, Marcelo Adnet e atriz mirim Rihana Barbosa que responderam perguntas, dúvidas e curiosidades sobre o filme.
Elenco, produtores e diretores na coletiva de imprensa- Foto: Renata Porto
O ator Rodrigo Santoro fez questão de enfatizar aos jornalistas presentes sobre a grande emoção que sentiu ao ser convidado para dublar o personagem Vini, um dos protagonistas do filme, o ator que está acostumado a ser escalado para grandes produções internacionais e atualmente é um dos grandes nomes do cinema brasileiro, fez referência as animações internacionais alegando que a qualidade constatada com a produção nacional é igualitária e que o nosso cinema tem potencial para investir neste mercado infanto-juvenil. Com supervisão artística na animação do premiado cineasta brasileiro, Walter Salles,os produtores enfatizaram que é a maior animação já feita no Brasil, o filme estreia com mil cópias nos cinemas do país e será lançado em 70 países com versões especiais para a Europa e os Estados Unidos. O filme marca a primeira grande parceria em uma animação de grande porte entre o know-how brasileiro e a tecnologia indiana.
Com o tempo reduzido por conta de outros compromissos, o ator Bruno Gagliasso relatou brevemente também sobre ter se emocionado com a animação Arca de Noé diante da emoção explícita dos também colegas atores que em maioria são pais de crianças e se dedicaram com mais carinho e intensidade a esse universo lúdico da obra de Vinícius de Moraes. O ator e humorista Marcelo Adnet contou que conheceu Tom Jobim ainda na infância através de familiares e que Vinicius foi sua grande influência e, assim, se emocionava em vivê-los nesta superprodução.
Elenco, produtores e diretores na coletiva de imprensa- Foto: Renata Porto
A animação brasileira retrata a história do Tom ( Marcelo Adnet), um guitarrista talentoso e pragmático, e o Vini (Rodrigo Santoro), um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar acompanhado da ratinha Nina ( Alice Braga), mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados. A animação é inspirada e adaptada na obra de Vinicius de Moraes e estreia nos cinemas de todo país em 07 de Novembro.
Elenco, produtores e diretores na coletiva de imprensa de Arca de Noé- Fotos: Renata Porto
ELENCO :
Rodrigo Santoro (Vini)
Marcelo Adnet (Tom)
Alice Braga (Nina)
Lázaro Ramos (Baruk)
Gregorio Duvivier (Alfonso)
Julio Andrade (Noé)
Bruno Gagliasso (Andorinha Kilgore)
Giovanna Ewbank (Serpente fêmea e AMY)
Eduardo Sterblitch (Gorila e Pinguim)
Ingrid Guimarães (Pomba Sônia)
Heloisa Périssé (Furona)
Marcelo Serrado (Elefante)
Débora Nascimento (Baleia)
Monica Iozzi (Hiena Fêmea, Galinha d´Angola)
Babu Santana (Lombriga)
Seu Jorge (Deus)
Chico César (Bode)
Russo Passapusso ( cantando O Pato)
Larissa Luz (cantando A Galinha D’Angola)
Rihana (Menininha)
Edvana Carvalho (Ruth)
Laila Garin (Onça e Baby)
Louise D’Tuani (Leoa)
Guilherme Rodio (Bob, Bukovsky e Rinoceronte)
Leandro Firmino (Zé Urso)
Daniel Furlan (Pica Pau e Furão)
Luis Miranda (Serpente macho, Sheyla, Corsa, Texugo)
Adriana Calcanhotto (cantando A Corujinha)
Céu
Russo Passapusso/ BaianaSystem
Animação Arca de Noé-2024 - Foto: Divulgação
FICHA TÉCNICA
Direção: Sérgio Machado e Alois Di Leo
Roteiro: Sérgio Machado, com colaboração de Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães
Direção de Produção: Daniel Greco, Felipe Sabino e Kiran Kurmar Sajja
Direção de Arte: Bruno Gondin Luna
Direção de Animação: Márcio Nicolosi
Produção Executiva: Daniela Antonelli Aun, Gabriela Tocchio, Ana Saito, Pablo
Torrecillas, Daniel Greco, Felipe Sabino, Edward Noeltner e Sumedha Saraogi
Coordenação Internacional: Laura Rossi
Produtores Associados: Suzana de Moraes (in memoriam), Paulo Moraes de Souza Dantas e Rosane Svartman
Coproduzido por: Daniel Greco e Felipe Sabino
Produzido por: O. Naresh Kumar, Meduri Kiran Kumar, Maria Carlota Bruno, Walter Salles, André Novis, Caio Gullane e Fabiano Gullane
Produção: Gullane e VideoFilmes
Coprodução: Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes
Distribuição: Imagem Filmes, em associação com NIP, CMG, VM Cultural
SÉRGIO MACHADO | Diretor
Sérgio Machado nasceu em Salvador e trabalhou durante anos com o diretor Walter Salles. Foi assistente de direção de “Central do Brasil” e “O Primeiro Dia” e roteirista e diretor assistente de “Abril Despedaçado”. Em 1999 trabalhou como roteirista e codiretor da série “Os Pastores da Noite”, da TV Globo e foi corroteirista de “Madame Satã”, de Karim Aïnouz.
Em 2001, estreou na direção de um longa-metragem com o documentário “Onde a Terra Acaba”, sobre a vida e a obra do cineasta Mário Peixoto – premiado em mais de 15 festivais, entre os quais Biarritz, Havana e na Mostra Internacional de São Paulo. “Cidade Baixa”, seu primeiro longa de ficção, foi lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio, Huelva e Verona.
Em 2009, dirigiu e adaptou “Quincas Berro D’Água”, uma das mais populares novelas de Jorge Amado e dirigiu o curta-metragem “O Príncipe Encantado”, premiado na Mostra. Fortalecendo a parceria com a Gullane, dirigiu o longa “Tudo que Aprendemos Juntos”, filme de encerramento do Festival de Locarno – e melhor filme da Mostra Internacional de São Paulo. Sérgio também dirigiu os documentários “Aqui Deste Lugar” (Gullane) e “A Luta do Século”, vencedor do prêmio de Melhor documentário no Festival do Rio em 2016. Em 2023, lançou o premiado longa |”Rio do Desejo”, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum.
No streaming, dirigiu e roteirizou, em parceria com Karim Aïnouz, a série “Alice”, produzida pela Gullane e exibida na HBO. Foi diretor-geral e roteirista da série “Irmãos Freitas”, lançada no Canal Space e dirigiu o documentário “Neojibá”, sobre a orquestra jovem da Bahia e o premiado longa ”Rio do Desejo”, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum. Foi roteirista da série ainda inédita “Cidade de Deus” e escreveu e dirigiu a série “Maria Bonita”, ambos com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.
ALOIS DI LEO | Diretor
Alois Di Leo é um diretor nascido em Lima, Peru. Cresceu em São Paulo, Brasil onde trabalha em comerciais, music videos, séries de TV, curtas e longas-metragens.
Seu primeiro curta-metragem, “The Boy Who wanted to be a Lion (2010)”, filme em animação, passou em diversos festivais pelo mundo incluindo Cannes, Hiroshima, Annecy, Anima Mundi, e ganhou alguns prêmios como o Lotte Reiniger Promotion Award de melhor filme no Stuttgart Festival of Animated Film.
Seu segundo curta-metragem, “Caminho dos Gigantes” (Way of Giants), estreou em Annecy em 2016 na seleção oficial. O filme foi exibido em mais de 150 festivais e ganhou 26 prêmios como Best of the Fest no Chicago Children’s Film Festival, prêmio que o classificou para o Oscar, Prix du Jury no 25º Festival Biarritz Amérique Latine e melhor diretor no Curta Cinema 2016 no Rio de Janeiro.
Em 2019, Di Leo foi selecionado para participar do Berlinale Talents.
Comments