top of page

''Com nova formação, banda de metal brasileira Noturnall se apresenta no Sesc 24 de Maio em SP''

Em duas sessões de apresentações na mesma data, a banda de metal nacional Noturnall se apresentou na última sexta-feira(21/01)no Teatro do Sesc 24 de Maio em São Paulo.


Noturnall- Foto: Renata Porto



Uma das maiores revelações do heavy metal nacional nos últimos anos e banda consagrada mundialmente, a banda paulista de metal progressivo Noturnall se apresentou em duas sessões na última sexta-feira(21/01) no Sesc 24 de Maio localizado na zona central da cidade. Diante do avanço da disseminação da nova variante de Covid-19,algumas das programações culturais e musicais da agenda das Rede Sesc, foram adiados ou cancelados, mas as apresentações da banda Noturnall foram realizadas seguindo critérios rigorosos de protocolos de segurança ,além de reduzir a ocupação do teatro com apenas 70% da capacidade do local oferecendo menos riscos ao público e músicos que se apresentaram no local.


E por conta das novas restrições no combate à pandemia e suas novas variantes, o guitarrista norte-americano Mike Orlando ,exclusivamente para esse show, não pode se apresentar como era previsto por ter recentemente testado positivo para Covid-19, sendo substituido em tempo pelo ex- guitarrista da banda, o consagrado guitarrista brasileiro Leo Mancini, acompanhado pelos companheiros de banda ,Saulo Xakol, novo baixista da banda ,o baterista Henrique Pucci e o vocalista e fundador da banda, Thiago Bianchi. E foi neste clima de incerteza que cercavam essas apresentações, que grande parte do público que realizaram antecipadamente a compra dos ingressos não compareceram aos shows , sendo infelizmente menos numerosa e mais vazia do que o esperado.


A banda Noturnall tem uma trajetória respeitada na história do heavy-metal nacional por ter em torno de dez anos de formação com ex- integrantes da extinta banda de heavy-metal Shaman e passagens pelo grupo por renomados músicos do cenário mundial como Aquiles Priester (ex-Angra/Hangar), Juninho Carelli(teclado), Bruno Henrique, Fernando Quesada e atualmente o guitarrista Mike Orlando ,também integrante da banda americana Adrenaline Mob. Com bem-sucedidas turnês internacionais juntamente com bandas respeitadas mundialmente como Angra, Song of Apollo, Dream Theater, Disturbed, Geoff Tate e Adrenaline Mob, a banda Noturnall vem sendo destaque em inúmeros festivais de peso como o Rock in Rio, Abril Pro Rock e o Festival Angra -Fest, além de protagonizar juntamente com a nova formação da banda, um dos momentos mais importante na história do quarteto, por recentemente vir a ser pioneira a realizar uma transmissão de um show na Rússia pelo formato streaming-live com milhares de visualizações simultâneas em plataformas como Youtube, Instagram e Facebook.


E mesmo diante de um público reduzido com inúmera cadeiras do Teatro e camarote vazios, a banda que são acostumados a se apresentar para grandes públicos, não se intimidou e realizou uma apresentação visceral, cheia de cumplicidade e interação constante com a plateia. E mesmo com a falta de público em específico nestas apresentações, o vocalista Thiago Bianchi sempre carismático e com um sorriso contagiante no rosto, brincou inúmeras vezes com a plateia sobre o fato de estar reduzido o público presente porquê o mesmo foi cancelado no tribunal das redes sociais por conta de postagens e opiniões pessoais sobre política, depois fez questão de ressaltar que ouve cruzamento de informações, dificuldades nas compras de ingressos online e incertezas por conta dos inúmeros cancelamentos de apresentações em diversas casas de espetáculos e que também recebeu a informação que muitos não compareceram por ter positivado para o Covid-19,lamentavelmente sendo obrigados á ficar em reclusão de quarentena.


Dando continuidade a a última apresentação da noite, Noturnall apresentou em sequências as aclamadas canções de distintas fases da carreira,''Fight The System'', ,''Zombies'', ''I Want Out'',''Fake Healers'' e '' No Turn At All' do álbum de mesmo nome da banda de 2014'',com uma dinâmica e sonoridade impecável diante de um show quase intimista. O público vibrou, muitos se levantaram de suas cadeiras enumeradas e foram se aproximar da banda nas primeiras filas, sendo bem recebidos pelo quarteto que estreavam o palco do Sesc 24 de Maio com performances eletrizantes e inquestionáveis. Em inúmeros momentos de mais de oitenta minutos de apresentação, Thiago se empolgava e vinha se aproximar do público do inicio ao fim do Teatro, percorrendo em um momento icônico todas as cadeiras vazias do Teatro para o desespero dos funcionários do Sesc. Com uma disposição e preparação corporal impressionante, o artista se empolgou e transitou sem desafinar por todo o auditório em performances das canções ''Nocturnal Human Side'', abrindo espaço também para covers como '' Symphony of Destruction'' do Megadeth. O encerramento da apresentação ficou por conta da pesadíssima '' Master of Deception'' e ''War Pigs'' do Black Sabbath, enfatizando o excelente momento, evolução e a disciplina sonora que os experientes integrantes da banda vêm vivenciando, mesmo diante da incontestável falta de reconhecimento, oportunidade ,apoio e espaço que o rock nacional vem enfrentando na última década.





Essa apresentação foi marcada pela intensidade, ousada e pesada, os músicos estavam muito á vontade no palco, o guitarrista convidado demonstrava explicitamente ter saudades de seu período que permaneceu como integrante no grupo, pois não deixou nada á entregar, entretanto Thiago Bianchi muitas vezes exagerou nas interações e no carisma ao confrontar o público com muitos assuntos aleatórios fora do contexto profissional, tornando cansativo. A banda Noturnall sempre impressiona em suas apresentações presenciais, não decepcionou como já era esperado por quem acompanha a banda, suas canções sempre vem acompanhados de uma sonoridade ímpar, agressiva, moderna e atualmente menos melódica. A falta de um grande público foi um mero detalhe diante do gigantesco e notória qualidade desta apresentação.








Commenti


bottom of page