''Clarice Falcão apresenta única data de show da nova turnê do disco ''Truque '' no Cine Joia em São Paulo''
A cantora e compositora pernambucana , Clarice Falcão se apresentou em única data (22/08) com a nova turnê intitulada ''Truque'' e abertura da cantora Nina Fernandes no Cine Joia, centro de São Paulo.
Clarice Falcão no Cine Joia- Foto: Renata Porto
A cantora, compositora, atriz, roterista,humorista e diretora brasileira, Clarice Falcão volta aos palcos para lançar seu recente álbum “Truque” (2023). Este é um mergulho coeso e maduro que mostra uma cantora versátil e passa por uma MPB de rádio de fim de noite até faixas eletrônicas inspiradas na PC Music.
Após um hiato de 4 anos desde o lançamento do último trabalho intitulado ''Tem Concerto'' (2019) , em única data de apresentação a cantora pernambucana conhecida por sua autenticidade, humor e espontaniedade nos palcos , Clarice Falcão retornou aos palcos brasileiros para surpreender os fãs e admiradores com um trabalho pautado em uma nova fase da carreira , marcando um amadurecimento pessoal atrelado ao profissional, utilizando de narrativas pessoais para compor boa parte do quarto álbum de estúdio intitulado ''Truque'' , um trabalho que expõem um lado sentimentalista da artista, que evidenciam enredos baseados em ilusões, desilusões ,fragilidades, incertezas e inseguranças com muita propriedade de quem nasceu para compôr canções assertivas e que dialoga diretamente com seu público em maioria adolescentes e jovens da geração Z.
Com uma estreia badalada e com ingressos esgotados em suas últimas apresentações, a cantora e compositora retornou ao Cine Joia na última quinta-feira (22) acompanhada de sua banda de apoio, para realizar o show principal da noite em uma nova proposta de apresentações de sua carreira que incluem mudanças de figurinos, sintetizadores, performances e canções atreladas ao novo disco, uma repaginada em tudo que já apresentou anteriormente desde sua ascensão em meados de 2013 através dos álbuns Monomania (2013) e Problema Meu (2016) .
Nina Fernandes no Cine Joia- Foto: Renata Porto
Para realizar a abertura dessa grande noite a artista convidada foi a paulistana Nina Fernandes, um dos maiores destaques da música brasileira contemporânea, com álbuns aclamados pela crítica e milhões de visualizações nas principais plataformas digitais.
A artista que foi recentemente confirmada como uma das atrações do line-up do Rock in Rio no palco Supernova subiu ao palco pontualmente às 21 horas e seguida de voz, piano e violão realizou uma apresentação suncita e curta, focado no seus mais recentes singles como ''Sussurro'' e ''Água'', sendo ovacionada constetemente pelo público que em maioria já conheciam o trabalho da artista.
Em sequência próximo das 22 horas,a atração mais esperada da noite se apresentou no horário previsto do show, Clarice Falcão portando um vestido longo semelhante a uma boneca iniciou a apresentação com a canção ''Mal Pra Saúde e ''Eu Destruo'', ''Chorei na Boate'', enlouquecendo o público que aguardavam ansiosamente por esse momento. Esbanjando alegria, humor e jovialidade, a artista que tinha até o pai, o dramaturgo João Falcão, assistindo a apresentação da plateia, demonstrou uma genialidade em entreter, performar e transformar sua apresentação em um grande espetáculo.
A apresentação de durabilidade de 1 hora e 30 minutos se tornou curta perto da magnitude que Clarice transforma cada apresentação, a artista trocou de figurino com muita frequência em looks icônicos, incluindo performances com bolhas de sabão para o deleite do público e até esbanjou sensualidade ao usar em determinados momentos da apresentação alguns bodys que evidenciavam seu corpo, ao qual não passou despercebido pelo público que profelavam muitos elogios. Com um repertório que passeou por diversos álbuns da carreira, a cantora manteve a conexão com o público frequentemente indagando sobre quais canções o público gostaria de ver ela interpretar no palco, em tom de ironia até fez votação para o público escolher a canção predileta, mas acabou apresentando todas as canções escaladas garantindo mais um momento de descontração e diversão durante a apresentação.
Clarice Falcão no Cine Joia- Foto: Renata Porto
Em um determinado momento da apresentação, Clarice relembrou o período caótico, vunerável e melancólico da pandemia ,relatando seu sofrimento em perder um dos seus melhores amigos neste momento tão trágico e inesperado da história da humanidade. E muito emocionada dedicou uma das canções do novo álbum ''Dizer Adeus'', em homenagem ao amigo em um momento muito subliminar, corajoso e altruístra da apresentação.
Clarice Falcão no Cine Joia- Foto: Renata Porto
Nas apresentações da artista é muito comum encontrar pessoas na plateia que se identifique com algum momento da trajetória de Clarice, com composições que falam sobre desilusões, saúde mental, truques do amor, fragilidades, melancólia e frustação, a artista é muito honesta com seu público e sempre expõem os sentimentos que esteja vivenciando, aparentando estar radiante com o retorno dos palcos, era percepitível a exibição de momentos de fragilidades e até de insegurança, a artista falou abertamente ao público em outro momento ao interpretar a canção intitulada ''Fundo do Poço'', sobre se sobrassair do fundo do poço, e que pra cada um é de uma forma e visão diferenciadas, cada um tem sua pespectiva particular da situação, que pra ela ''o show viraria o seu fundo do poço''.
A artista foi diagnosticada recentemente com transtorno bipolar afetando sua saúde mental. Clarice inicialmente acreditava tratar-se de uma depressão o que motivou a se ausentar dos palcos e se dedicar a outros projetos mais reclusos. Essa nova realidade foi importante para a artista ter mais liberdade de compôr sobre a temática em suas canções de forma otimista, algo que ela já realizava de forma involuntária e com maestria desde os primeiros discos.
Clarice Falcão no Cine Joia- Foto: Renata Porto
Sem sair desse universo particular que a transcede, a artista despede -se do repertório melancólico de desilusões amorosas e afetivas ao se entregar calorosamente a um universo mais pop e otimista em incluir de forma muito assertiva no repertório canções de sucesso que a consagraram e a tornaram ídolo teen brasileira como ''Hoje Vale a Pena '', ''Eu me Lembro'', ''Dia D'', ''Oitavo Andar'' e ''A Vida é Irada'' em voz e violão , mesclando com muitas canções do novo disco como ''Ideia Merda'' e ''Podre'' , mantendo o relacionamento afetivo e a dedicação de cumplicidade com os fãs e admiradores de forma muito promissória. O show intitulado ''Truque'', parece inexistir essa possibilidade de engano ou desiluzão ,diante de tanta entrega, sinceridade e humanidade cativante de uma artista que anseia em se desprender de seu próprio universal particular, sendo mentoria á milhares de jovens enxergar diante das dificuldades, uma luz no final do túnel.
Kommentare