''CINE MATILHA (SP) EXIBE DOCUMENTÁRIO BLACK RIO! BLACK POWER! EM SESSÕES GRATUITAS''
No sábado (05), a sala também exibe documentário ''Catadores RS na Resistência'', seguido de debate.
A partir dessa quinta (03), o CINE MATILHA exibirá o documentário BLACK RIO! BLACK POWER!, de Emilio Domingos, que resgata a história do movimento Black Rio, e sua influencia na cultura e na sociedade, em sua luta por justiça social no Rio de Janeiro dos anos de 1970 e 1980.
No sábado, a sala exibe o curta documental de Davi Amorim,CATADORES RS NA RESISTÊNCIA. O filme traz a participação de catadores e catadoras de material reciclável e sua luta durante as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio passado. A sessão é seguida de debate.
Para realizar BLACK RIO! BLACK POWER!,Emilio Domingos faz uma imersão no tema e mostra a origem dos bailes, coletando depoimentos no Grêmio Social Esportivo Rocha Miranda - clube da Zona Norte carioca também conhecido como “Templo Soul”. Personagens como o citado Dom Filó, e também o escritor Carlos Alberto Medeiros, os músicos Carlos Dafé e Marquinhos de Oswaldo Cruz, e Rômulo Costa e Virgilane Dutra (da equipe Furacão 2000), rememoram como o movimento foi difundido através de uso de cabelos black power, roupas descoladas, sapatos cavalos de aço de plataformas vistosas se orgulhavam de sua cor e enfrentavam o Brasil racista.
"O filme mostra uma juventude negra pioneira que se organizou e influenciou a cultura afro-brasileira, em meio a um período de grande ebulição política e sociocultural. Hoje percebemos esta presença tanto na conscientização do hip hop, no movimento negro politicamente organizado e também nas tecnologias dos bailes como conhecemos até hoje", comenta Emílio.
O longa já participou de 23 festivais nacionais e internacionais e conquistou sete prêmios. Além do Brasil, entre os países que o filme foi exibido estão: Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Madagascar, Reino Unido, Uruguai e Quênia. Iniciou sua trajetória no Festival do Rio 2023, onde recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial, e esteve em importantes festivais como 63º Cartagena de Índias International Film Festival - FICCI, 26º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, San Francisco Documentary Festival 2024 e Inffinito Brazilian Film Festival. O documentário foi homenageado do júri na Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (Salvador) e conquistou o segundo lugar no prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia.
Sinopses
BLACK RIO! BLACK POWER!
O filme revela o impacto dos bailes soul e do movimento Black Rio na música, na cultura e na luta por justiça racial no Brasil dos anos 70.
CATADORES RS NA RESISTÊNCIA
Relatos de catadoras e catadores de materiais recicláveis atingidos pelas enchentes de maio de 2024 e o registro do processo de reconstrução da vida e do trabalho nas periferias. O trabalho busca preservar a memória e valorizar o esforço de superação das adversidades vividas pelos coletivos, assim como denunciar a invisibilidade da categoria promovida pelo poder público.
Programação:
03 de outubro (quinta-feira)
19h BLACK RIO! BLACK POWER
04 de outubro (sexta-feira)
19h BLACK RIO! BLACK POWER
05 de outubro (sábado)
18h CATADORES RS NA RESISTÊNCIA
19h BLACK RIO! BLACK POWER
CINE MATILHA
Rego Freitas, 542 - 3º andar
República, São Paulo
Sobre o Cine Matilha
O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.
A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos (opcional).
Sobre a Matilha Cultural
Em maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.
Comments