''CINE MATILHA REABRE NA PRÓXIMA QUINTA (11) COM DOIS FILMES PREMIADOS''
Cinema exibirá o turco ERVAS SECAS e o brasileiro PARAÍ em sessões gratuitas
Um dos marcos da preservação das salas de cinema de rua em São Paulo, CINE MATILHA o retoma as atividades na próxima quinta, 11 de abril. Marcado pela preservação da cultura cinematográfica e na promoção da inclusão social, o cinema exibirá nessa primeira semana o turco ERVAS SECAS e o brasileiro PARAÍ.
Localizado no Centro da cidade, essa sala, desde sua inauguração em 2009, tem sido um símbolo de uma missão, oferecendo oito sessões semanais gratuitas. Mais de 3 mil sessões foram realizadas desde então, com uma dedicação especial em abrir suas portas pelo menos uma vez por semana para a população em situação de rua.
O CINE MATILHA é um ambiente pet-friendly e acolhe regularmente o público junto com seus animais de estimação. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.
A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.
Ganhador do prêmio de atriz, para Merve Dizdar, em Cannes, ERVAS SECAS é dirigido por Nuri Bilge Ceylan, e traz a história de um professor, numa aldeia remota na Turquia, que espera sua transferência para Istambul, quando é acusado de comportamento inapropriado com uma das alunas. Nessa jornada, para provar sua inocência, ele percebe uma nova perspectiva na vida.
Escrito e dirigido por Vinicius Toro, o brasileiro PARAÍ traz a história de Pará (Monique Ramos Ara Poty Mattos), uma menina guarani que encontra um milho tradicional guarani, com sementes coloridas, e tenta o cultivar. A partir dessa experiência, ela começa a questionar seu lugar no mundo, e compreender sua verdadeira identidade.
Um jovem professor espera ser nomeado para Istambul após o dever obrigatório em uma pequena aldeia da Turquia. Depois de muito tempo esperando, ele perde toda a esperança de escapar dessa vida sombria. No entanto, seu colega o ajuda a recuperar a perspectiva. O longa tenta não apenas lançar um olhar sobre os efeitos internos de sentimentos de alienação, de afastamento do centro e da existência à margem, mas também pincelar e interpretar as lutas dos moradores dessas regiões, a difícil vida e a dinâmica do tecido geográfico, étnico ou social ao redor.
Pará é uma menina guarani que começa a se perguntar a razão de ser quem é.
Rego Freitas, 542 - 3º andar República, São Paulo
Sobre o Cine Matilha
O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly e acolhe regularmente o público junto com seus animais de estimação. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.Sobre a Matilha CulturalEm maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo. Convidamos vocês a se juntarem nesta emocionante jornada de reabertura.
Komentáře