top of page

''Americanas Marketplace discute os impactos da pandemia na digitalização do setor de supermercados'


Marco Zolet, diretor das categorias de mercado e conveniência da Americanas S.A. irá discutir o futuro do delivery em painel do Apas Show 2022


Foto: Divulgação



Reconhecidamente um dos setores mais analógicos do varejo, os supermercados passaram por uma forte aceleração digital durante a pandemia. Com a categoria de mercado e conveniência da Americanas S.A. não foi diferente: no período de isolamento foi registado um aumento de até seis vezes no volume de vendas da plataforma eletrônica, dobrando o número de cidades atendidas. A migração do físico para o online ficou evidente com a mudança de hábitos de compra dos consumidores – e a companhia, que já investia nessa frente, passou a turbinar, ainda mais, a entrega de frutas, legumes e verduras e carnes, assim como produtos de conveniência.


Por esse motivo, neste ano, a Americanas Marketplace, plataforma da Americanas S.A. que possibilita que lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiências, e até mesmo mercados e restaurantes, vendam nos e-commerces da companhia (Americanas, Americanas Empresas, o Submarino e o Shoptime), exibirá ao público visitante da Apas Show 2022, maior feira supermercadista do mundo, os resultados da digitalização do setor. Quem visitar o estande da gigante do varejo poderá conferir de perto as principais iniciativas implementadas durante a pandemia para melhor servir os consumidores. Além disso, as estrelas da última milha, como as bikes elétricas e os tuk-tuks, que não só agilizam as entregas, como ainda são veículos não poluentes, também estarão em exposição. O espaço contará ainda com gôndolas para representar a categoria de mercado e conveniência, com a disposição de produtos que podem ser adquiridos pela loja, site e app, inclusive itens frescos, como frutas e legumes.


Foto: Divulgação



“A experiência levada aos visitantes de nosso estande na Apas Show 2022 fará com que o público compreenda como foi estratégica a criação da categoria de mercado dentro do site e do app da Americanas”, explica Marco Zolet, diretor executivo das categorias de mercado e conveniência da Americanas S.A.. Para se ter uma ideia do impacto dessa mudança de comportamento do consumidor na organização interna da companhia, a categoria de mercado foi responsável por 20% dos itens vendidos em toda a plataforma digital da Americanas, no fim de 2021. “Na prática, passamos a oferecer um sortimento ainda mais completo para os nossos mais de 52 milhões de clientes ativos, além de atingirmos um perfil de compras de alta recorrência da vertical de mercado que, sem dúvidas, é uma das principais apostas na estratégia da companhia”, completa Zolet.


Futuro do delivery – O diretor executivo das categorias de mercado e conveniência de Americanas S.A., Marco Zolet, será um dos painelistas do congresso de gestão dentro da Apas Show 2022. Intitulada “Conveniência: desafios e próximos passos para o delivery de itens essenciais”, sua fala abordará as principais tendências atualmente em discussão pelo setor. Dentre os temas a serem discutidos pelo executivo estão as dark stores, a diferenciação do online para o offline e o futuro do delivery de itens essenciais. Além do estande na feira de exposição, a Americanas Marketplace terá um espaço no congresso de gestão com foco em relacionamento e networking dos visitantes do evento.


Ativação – Para que o público tenha um contato maior com a marca e tenha uma experiência de mercado, a Americanas Marketplace preparou uma ativação no formato de claw machine especialmente para a Apas Show 2022. Na brincadeira, cada pessoa terá uma chance de pegar uma bolinha com a garra do brinquedo, sendo que cada bolinha esconde um prêmio que corresponde a um cupom, um vale de diferentes valores ou um kit do marketplace, como ecobag e caderno.


Fonte: Americanas


bottom of page