''Alessandra Negrini escolhe a fantasia Rainha dos Espelhos para o Festival do Baixo Augusta 2022''
Rainha do Bloco veste fantasia idealizada pela stylist Flavia Brunetti com a dupla de fashion designers Guerreiro Cavaleiro
Crédito das fotos: Rodolfo Corradin
Rainha dos Espelhos. Esse é o tema da fantasia de Alessandra Negrini, Rainha do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, para 2022. Negrini escolheu a fantasia para o Festival de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta 2022 – Vai Passar, realizado neste domingo, 24 de abril, no Vale do Anhangabaú. A fantasia foi idealizada pela stylist Flavia Brunetti, com os fashion designers Gabriel Guerreiro & Daniel Cavaleiro, a dupla Guerreiro Cavaleiro. A fantasia de Alessandra foi feita na Paraíba, por esses especialistas em moda com espelhos. A coroa foi feita pela Casa Vasconcelos e Walério Araújo.
“Todo ano escolhemos a fantasia a partir do tema do Bloco”, comenta a atriz. “O Baixo Augusta é um bloco ativista, nasceu na esteira do ativismo e tem esse DNA muito forte. Este ano, com o ‘Vai Passar’, pensamos em algo que remetesse a um futuro um pouco mais iluminado, mais brilhante, mais feliz. Além de tudo o que passamos com a pandemia, queremos um país melhor e estamos com esperança para que as próximas eleições sejam uma mudança nesse sentido.”
A fantasia remete ao poder e à simbologia dos espelhos, um sinal de sabedoria, conhecimento e iluminação nas tradições orientais. No candomblé, o arquétipo de Oxum é o de uma mulher graciosa e elegante, com predileção por jóias, perfumes e roupas. A figura de Oxum carrega um espelho na mão. No espiritismo, o espelho quebrado significa que o objeto, por sua capacidade de reter energia, chegou a seu limite e acabou se partindo para se livrar daquilo de mal que foi absorvido, ou seja, é sinal de que você está longe de possíveis más energias que pairavam sobre o local. “VAI PASSAR”. Passou. Estamos juntos de novo.
"A ideia de usar espelhos na fantasia da Alessandra este ano é uma analogia ao tema: VAI PASSAR!”, explica a stylist Flavia Brunetti. “A humanidade se fez em cacos e está se juntando de novo, se reinventando. E o Baixo Augusta é isso! A gente ficou dois anos separados, agora estamos nos juntando, nos reinventando, sem perder a beleza. A fantasia em forma de armadura representa nossa força.”
A marca Guerreiro Cavaleiro existe há 16 anos e já vestiu celebridades como Elba Ramalho, Dulce Maria, Gloria Trevi, Xuxa, Anitta e, agora, Alessandra Negrini.
Festival de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta 2022 – Vai Passar
O Acadêmicos do Baixo Augusta realiza o Festival de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta 2022 – “Vai Passar” no domingo, dia 24 de abril de 2022, no Vale do Anhangabaú. A banda do bloco, com Wilson Simoninha e convidados, volta a um palco após dois anos em um evento que também terá a escola de samba Vai-Vai, o bloco Forrozin, de Mariana Aydar, e DJ Set do bloco Lua Vai, com entrada gratuita, limitada e restrita a vacinados contra a covid-19. O evento começa às 14h e vai até 20h, com entrada até 18h.
O evento, realizado pelo Acadêmicos do Baixo Augusta em parceria com o Consórcio Viva o Vale e patrocínio da Amstel Ultra e da Mike’s, tem exigência de cadastro do Passaporte da Vacina contra covid-19 com pelo menos duas doses para retirada dos ingressos. Os ingressos antecipados estão esgotados.
“Depois de dois anos sem desfile por conta da suspensão do carnaval de rua, é muito bom voltar a um palco com a banda do Acadêmicos do Baixo Augusta em um evento gratuito e democrático, como o carnaval de rua deve ser”, explica o presidente e um dos fundadores do Bloco, Ale Natacci.
A “Corte” do Acadêmicos do Baixo Augusta é formada pelo Presidente Ale Natacci, Rainha Alessandra Negrini, Madrinha Tulipa Ruiz e o Porta Estandarte Marcelo Rubens Paiva, que todo ano carrega o luxuoso estandarte assinado pelo cenógrafo Zé Carratu, além dos outros fundadores e fundadoras do Bloco.
Programação
Acadêmicos do Baixo Augusta com Simoninha e convidados
Vai-Vai
Bloco Forrozin com Mariana Aydar
Bloco Lua Vai DJ Set
Serviço
FESTIVAL DE CARNAVAL ACADÊMICOS DO BAIXO AUGUSTA 2022 – VAI PASSAR
24/4/2022. Das 14h às 20h.
Entrada gratuita mediante cadastro no site do comprovante da vacina
Após dois anos de paralisação das atividades em respeito às medidas sanitárias para combate à pandemia, o Acadêmicos do Baixo Augusta retorna aos palcos com o tema de 2022: “Vai Passar!”.
“Vai Passar a estupidez. Vai Passar a ignorância. Vai Passar a barbárie. Vai Passar a censura. Vai Passar o caos social.
Vai Passar é protesto e é esperança. É luta, é samba, é antropofagia. É Periferia no Centro. É Novo Modernismo. É Cultura como resposta.
Acadêmicos do Baixo Augusta. Feliz 2022!
Vai Passar!”
Acadêmicos do Baixo Augusta
A história do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade de São Paulo. Com uma postura ativista diante da necessidade de luta pelo direito da cidade e pela ocupação cultural das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior bloco de carnaval de São Paulo tendo reunido em 2018 mais de 1 milhão de pessoas em seu desfile.
Essa luta é simbolizada pelos mega painéis de arte urbana como “A Cidade é Nossa” de Rita Wainer, “É Proibido Proibir” do coletivo Os Tupys, e o painel em homenagem a Elza Soares na Rua da Consolação, entregues como presentes pelo bloco com inaugurações apoteóticas, ao final de seus desfiles dos últimos anos.
O bloco é gerido pela Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade em um espaço mais humano e democrático, além de mobilizar a sociedade em torno dessas causas.
Após dois anos sem desfilar em respeito às medidas de combate à pandemia, o Bloco prepara agora um retorno aos palcos em um festival em parceria com a concessionária do Vale do Anhangabaú.
Desde 2021, a sede informal do Bloco é o Studio SP, casa de shows na Rua Augusta, 591.
Vale do Anhangabaú
O consórcio Viva o Vale tem a concessão do Vale do Anhangabaú por 10 anos. Neste período, o concessionário fica responsável pela manutenção, preservação e realização de calendário de eventos socioculturais no espaço.
Para saber a programação de atividades semanais do Novo Anhangabaú: O Vale da Gente, o público pode acessar o site www.novoanhangabau.com.br. No espaço, há também o mapa da região, além de dicas e curiosidades sobre a história de uma das principais referências da história, arquitetura e turismo de São Paulo.
O calendário de atividades e as notícias sobre o Novo Anhangabaú também podem ser acessados pelo Instagram @novoanhangabau. A newsletter Vale Conferir, que tem envio quinzenal e conteúdo disponível também no site: www.novoanhangabau.com.br/valeconferir.
Comentarios