''2ª mostra do Boulevard das Artes SP 2025 terá projeções dos artistas Rato Distópico e Viran nos dias 29 e 30 de agosto''
- Renata Porto
- há 4 horas
- 5 min de leitura
As novas exposições digitais vão colorir a cidade no cruzamento da Paulista com a Consolação. Nessa galeria digital a céu aberto as obras são exibidas a partir do entardecer.

Crédito fotos Marco Lomiller
Em uma cidade sempre em movimento, a arte digital do Boulevard das Artes SP 2025 emerge como um respiro, um convite para olhar além do asfalto e das luzes dos carros. Quando o sol se põe, a paisagem urbana se transmuta e o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação se torna uma galeria a céu aberto.
Esta segunda exposição abriga as obras dos artistas emergentes Rato Distópico e Viran e acontece nos dias 29 e 30 de agosto, sexta e sábado, a partir do entardecer, das 18h às 23h, sempre nos mesmos endereços - empenas dos edifícios Anchieta (av. Paulista, 2584), Walter (r. da Consolação, 2514) e Prince Albert (r. da Consolação, 2270). Estes locais transformam-se em telas monumentais onde são exibidas projeções mapeadas e laser mapping, desafiando a percepção do público que circula na região, a pé ou em seus carros, e oferecem uma experiência artística e acolhedora.
A estreia do Boulevard das Artes SP 2025 se deu nos dias 25 e 26 de julho, com exposição de Carlos Pires e Jonathan Almeida. O projeto segue até setembro e conta com mais duas mostras artísticas, revelando os trabalhos de outros quatro artistas: Lavi Kasongo e Ba Souza (19 e 20 de setembro) e Marcelo Ferreira e Bells (26 e 27 de setembro).
Com direção geral de Alexis Anastasiou, o projeto é realizado pela Visualfarm e patrocínio da BRQ Digital Solutions por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, e consolida uma nova forma de vivenciar a cidade, conectando tecnologia, arte e cidadania.
"Na BRQ, acreditamos na tecnologia para criar soluções que transformam a sociedade de forma positiva. Dentro da nossa estratégia ESG, um de nossos objetivos prioritários é promover a inclusão, seja no universo da tecnologia ou, como no projeto Boulevard das Artes SP 2025, no universo da cultura e da arte. Esse projeto nos chamou a atenção por unir a valorização de artistas periféricos, dando visibilidade aos seus trabalhos, com o uso da tecnologia, projetando suas obras em edifícios em um dos pontos mais movimentados da capital paulista. Democratizar o acesso à cultura é uma forma poderosa de inclusão e gera impacto positivo para toda a sociedade”, explica Ligia Marcondes, CMO da BRQ.
São Paulo precisa dormir, por Rato Distópico
Artista multimídia, autodidata, nascido há 24 anos na zona Leste de São Paulo, o trans não binário Rato Distópico tem seu nome adotado como "símbolo de exclusão e invisibilidade social — “sobrevivência em um sistema que não foi feito para mim."
Ele apresenta a obra São Paulo precisa dormir, um manifesto em arte digital com a videoarte Anomia Metropolis e uma galeria virtual com 12 artistas. O projeto investiga "como o ritmo acelerado da cidade apaga sonhos, sobrecarrega corpos e dilui identidades" em um cotidiano de cansaço crônico. Segundo o artista, o trabalho é "um grito desses artistas que precisa ser ouvido".
Como arquitetar um futuro onde sejamos capazes de viver?, por Viran
Vitor Moreira, artista multimídia de 25 anos, explora como a linguagem e a tecnologia se relacionam com a nossa presença. A obra de Viran surge do encontro entre dados atmosféricos, máquinas e o corpo humano, criando paisagens visuais sensíveis.
Neste trabalho, ele usa ferramentas como vídeo mapping, inteligência artificial (IA), sensores de movimento e o software TouchDesigner para investigar a vida digital e criar novas formas de contar histórias.
Visibilidade para artistas emergentes
O Boulevard transforma a cidade em galeria e a luz em linguagem de expressão. A edição 2025, realizada no âmbito do PROMAC, concentra-se especialmente na valorização da diversidade e inclusão de novos agentes culturais, com foco em artistas emergentes.
O apoio da BRQ Digital Solutions nesta edição fortalece esse compromisso, ao unir inovação tecnológica com responsabilidade social e acesso à cultura. Assim como a BRQ aplica tecnologia para transformar negócios e realidades, o Boulevard das Artes SP 2025 propõe novas formas de ocupação do espaço urbano, conectando arte, cidadania e experiências imersivas de forma gratuita e acessível.
Com a proposta de refletir sobre a urbanidade, com foco especial em artistas emergentes, o Boulevard se estrutura também em eixos de formação e difusão de conteúdo. São podcasts inéditos e uma oficina de iniciação de agentes culturais, a ser realizada em setembro para capacitar jovens para atuar em produção cultural e políticas públicas.
Para esta edição foram selecionados, por edital, oito artistas selecionados para exibir suas obras, todos com trajetórias marcadas por inovação, diversidade e forte presença em territórios periféricos ou diásporas artísticas.
Desde então, todos participam de um ciclo formativo em vídeo mapping conduzido pelo Hub Coletivo Coletores, referência na interseção entre arte, tecnologia e transformação social, com encontros presenciais na sede da Visualfarm e na Embaixada Preta.
Boulevard das Artes SP 2025
PROJEÇÕES PÚBLICAS
Dias 29 e 30 de agosto: 2ª exposição - com Rato Distópico e Viran.
Dias 19 e 20 de setembro: 3ª exposição - com Lavi Kasongo e Ba Souza.
Dias 26 e 27 de setembro: 4ª exposição - com Marcelo Ferreira e Bells.
Locais das projeções
Edifício Anchieta – Av. Paulista, 2584 – Consolação, São Paulo – SP
Edifício Walter – Rua da Consolação, 2514 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Edifício Prince Albert – Rua da Consolação, 2270 – Bela Vista, São Paulo – SP
Comentários