''29ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival começa nesta quarta (3/09), em Miami''
- Renata Porto
- há 15 horas
- 5 min de leitura
Entre os dias 3 e 13 de setembro, a programação reúne estreias de filmes brasileiros na região, mostras competitivas de curtas e longas-metragens, além de uma exposição inédita do artista visual Vinicius Amorim, “Diaphragme”, que tem como tema sete filmes da seleção.

“Uma Advogada Brilhante”, “A Sogra Perfeita 2”, “Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinicius” e “Kati Ranpari Kin - Será que você está ouvindo? Eu quero que você escute” serão exibidos em Miami e Deerfield Beach. (Fotos: Divulgação).
O 29th Inffinito Brazilian Film Festival - Miami chega à Flórida no dia 3 de setembro com sessões especiais, estreias de filmes brasileiros, mostras competitivas de curtas e longas-metragens, além de uma exposição inédita do artista visual Vinicius Amorim, “Diaphragme”. A programação acontece até o dia 13 de setembro nas regiões de Broward (Deerfield Beach), Coral Gables, Miami Beach e Downtown Miami.
O filme que abre a programação é "Uma Advogada Brilhante”, de Ale McHaddo, no Paragon Theaters Deerfield, em Deerfield Beach. O ator Leandro Hassum, protagonista do longa, participará de um bate-papo após a exibição.
Outros destaques são a estreia na Flórida do documentário “Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinicius”, de Emílio Domingos, no dia 4/09, no Coral Gables Art Cinema, em Coral Gables; e a exibição gratuita do documentário "Kati Ranpari Kin - Será que você está ouvindo? Eu quero que você escute”, de Sérgio Gag, no dia 5/09, no Miami Dade College Wolfson Auditorium,em parceria com o Miami Film Festival, também fazem parte da programação. Na mesma data, às 19h, será exibido “A Sogra Perfeita 2”, de Cris D’Amato e Bianca Paranhos, no Paragon Theaters Deerfield. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 11 de setembro.
A semana também reúne muita música no Miami Beach Bandshell, no dia 6/09, com abertura do DJ Lupa seguida pela exibição ao ar livre do documentário “Brazilian Beats 2”, de Tiago Arakilian, que celebra a riqueza musical do Brasil, oferecendo ao espectador uma imersão profunda nas tradições e inovações, através de entrevistas, apresentações e cenas do cotidiano. A programação encerra com apresentações do grupo local Bateria Saideira do Miamibloco e do tradicional grupo baiano Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, fundado em 1975 por Vovô do Ilê e um coletivo de artistas e ativistas visionários em Salvador. No dia 7/09, para celebrar o Dia da Independência do Brasil, haverá apresentações do DJ Lupa e show de Silvia Brazil & NovaSoul Band, no Carousel Club Gulfstream Park, em Hallandale Beach.
O Cinema South Beach, em Miami Beach, recebe ainda a Mostra Competitiva de Longas e Curtas-Metragens entre os dias 8 e 12 de setembro. Os longas que integram a mostra são: “Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais” (presença e Q&A com diretora Renata Paschoal e a atriz Letícia Lima); “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert; “Malu”, de Pedro Freire; “Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé; “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman (presença da atriz Suzana Pires); e “Um Lobo Entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki (bate-papo com o bailarino Thiago Soares após a sessão). Já os filmes da mostra competitiva de curtas-metragens são: “Uma Menina, Um Rio”, de Renata Martins; “Travessia”, de Karol Felicio; “Pavilhão”, de Victoria Fiore; “Bijupirá”, de Eduardo Boccaletti; “Sankofa”, de Anna Parisi (com presença da diretora); “Nhandê”, de Elisa Telles e Begê Muniz e “Jaz”, de Liza Gomes (filme convidado ou hors concours com presença da diretora e ator Alexei Waichenberg).
No mesmo período, de 8 a 12 de setembro, será realizada a exposição inédita “Diaphragme”, do fotógrafo e artista plástico Vinicius Amorim, no foyer do O Cinema South Beach. A mostra abre as projeções de seis longas-metragens e um curta-metragem, que estão na Mostra Competitiva da 29ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival a partir do dia 8 de setembro, às 18h. A exposição poderá ser visitada até o dia 12 de setembro, das 18h às 23h. O curador Alexei Waichenberg comenta sobre o trabalho de Vinicius na exposição: “Entre o figurativo e o abstrato, Vinicius cria passagens, portais visuais que convidam o espectador a atravessar suas paisagens interiores. Seja na precisão da imagem ou na espontaneidade da tinta, sua arte revela um compromisso com a experiência sensorial, onde luz e matéria se encontram para contar histórias que não precisam de palavras.”.

Vinicius Amorim. Foto: Divulgação
Os 13 filmes da mostra competitiva concorrem ao troféu “Lente de Cristal”, que será oferecido aos vencedores pelo público e pelo júri oficial do Festival. As categorias avaliadas na mostra competitiva serão: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O público elege também o Melhor Filme em Longa-Metragem e Melhor Curta-Metragem pelo voto popular.
No dia 13 de setembro, a noite de premiação será no Silverspot Cinema Downtown Miami, conhecido por comportar a maior tela de cinema da Flórida. A cerimônia exibirá o longa “Perto do Sol é Mais Claro”, dirigido por Regis Faria e protagonizado por Reginaldo Faria, homenageado da 29ª edição. O filme terá sua première mundial no festival com a presença do diretor e ator.

Comentários