''Menopausa o Musical,dialoga com bom humor sobre a relação da mulher com sua idade e sexual
Comédia off-Broadway “Menopausa – O Musical”,o espetáculo que explora com bom humor o universo feminino e sua relação com a maturidade, encerra temporada essa semana em São Paulo
crédito de Denny Naka
O espetáculo “Menopausa – O Musical”,montagem inédita no Brasil,teve sua temporada prorrogada com algumas datas extras neste final de semana no teatro Gazeta em São Paulo.Em cena são quatro mulheres na mesma faixa etária que vivenciam cada uma com sua particularidade a relação com a maturidade e as mudanças no seu corpo e na sua forma de pensar.Em cena as personagens além de tratarem com muito bom humor as diferentes fases que estão passando,trocar vivência,cada situação é apresentada através das letras engraçadas com adaptações de letras famosas levando o público a constante gargalhadas durante todo o espetáculo.
A chegada da meia-idade e o universo da mulher estão em foco no texto de “Menopausa – O Musical”. O cômico espetáculo, estreou em Orlando, na Flórida, em 2001, migrando para o circuito Off-Broadway em 2002, onde completou temporada de 1.500 apresentações e desde então já percorreu mais de 450 cidades nos Estados Unidos. Fenômeno em Las Vegas há 12 anos, é o espetáculo de temporada mais longa da história da cidade sendo premiado como o “Best Scripted Live Show” em 2015. Inédito no Brasil, ele chega ao Teatro Gazeta, em São Paulo, a partir de 10 de agosto, pelas mãos de Cássio Reis e Anderson Bueno, mesmos produtores da icônica comédia, também feminina, “Os Monólogos da Vagina”, conhecida no país há quase 20 anos.
Cheias de personalidade, cada mulher retratada em cena encara a vida de uma maneira e enfrenta esta nova fase de forma diferente. Apresentando arquétipos em vez de personagens reais, o espetáculo traz a Atriz, a Hippie, a Executiva e a Dona de Casa do Interior, que, complementares, formam o quarteto disposto a lidar de forma bem-humorada com os detalhes e preciosidades de ser mulher, especialmente neste período fisiológico, que tende a ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade. “Elas são um reflexo de todas as mulheres. Toda mulher tem um pouquinho de cada personagem”, diz o diretor, visagista e produtor Anderson Bueno.
As personagens vividas pelas atrizes Adriana Fonseca, Alessandra Vertamatti, Bibba Chuqui e Simone Gutierrez, além de Luciana Milano na função de stand-in, tem dupla missão: todas são responsáveis não apenas por entreter, mas também por abordar este universo de forma instrutiva, onde muito além de apontar os sintomas, é proposto um maior entendimento ao público sobre o que esse momento realmente significa para as mulheres. “Ainda estou aprendendo, mas começo a ver isso como a Independência total da mulher. Uma libertação. Vejo ‘Menopausa – O Musical’ como parte de uma trilogia feminina que produzimos, em continuação aos espetáculos “Os Monólogos da Vagina” e “Nany People Salvou Meu Casamento””, conta Bueno.
Já a trilha que irá conduzir os divertidos dilemas é guiada por paródias de conhecidas canções dos anos 60, 70 e 80, sempre sobre temas cotidianos da menopausa como os hormônios a flor da pele, necessidade do chocolate, perda de memória, fogachos, suores noturnos e vida sexual. Na seleção da song list, entram versões de hits como “Fever Night”, “Stayin’ Alive”, “The Lion Sleeps Tonight”, “YMCA” e “Chain of Fools”. O produtor Cássio Reis conseguiu ainda uma autorização especial e exclusiva dos detentores dos Direitos Autorais Internacionais do texto para inserir, no encerramento do espetáculo, a música “Dancing Days”, sucesso brasileiro consagrado pelo grupo As Frenéticas na década de 80 e que será cantada originalmente.
“É importante que a prosódia e a acentuação das palavras estejam corretas, mas estou me baseando principalmente nas fonéticas. As pessoas vão ouvir as músicas com o mesmo tipo de sonoridade que ouvem em inglês, mas com palavras em português. Queremos trazer personagens mais reais, tipos físicos mais próximos do que o Brasil tem, por isso buscamos, e não só na música, ‘abrasileirar’ os termos e as piadas usadas”, explica Thiago Gimenes, diretor musical e responsável pelas divertidas versões.
E reforçando ainda mais a comicidade do espetáculo, o público poderá reconhecer a voz marcante da atriz, imitadora e humorista Fafy Siqueira, convidada especial que participa em “off” desta comédia universal e atemporal, que já foi aplaudida em 15 países, entre eles Austrália, Canadá, Israel, Itália, Filipinas, Reino Unido e África do Sul.
crédito de Denny Naka
Com a realização do Ministério da Cultura, Actuare Produções Artísticas e Entretenimento e a Phoenix Produções Artísticas, “Menopausa – O Musical” chega ao Brasil dirigido por Maximiliana Reis e Anderson Bueno, e com direção residente de Luciana Milano; o texto é licenciado pela agência americana GFOUR Productions – LLC e tem sua tradução assinada pelo produtor Cássio Reis. A parte musical, que inclui direção, arranjos, orquestração e preparação vocal, está a cargo de Thiago Gimenes – responsável também pelas versões – e André Cortada; a coreografia é de Ciça Simões e a cenografia de Fábio Peres. Já os figurinos levam diferentes assinaturas, a marca Fernando Leite veste a personagem Hippie, Gregory as personagens Atriz e Dona de Casa, e Julia Plus a Executiva; Fruit De La Passion é responsável pela linha Sleepwear, bem como Arthur Caliman pelos looks de gala da grande cena final. Complementam o time de criativos o designer de luz Mattheus Chaves, e o Design de Som Kleber Araújo.
Informações:
Menopausa-o Musical
TEATRO GAZETA
Av. Paulista, 900 - Térreo - Próximo ao Metro Trianon - São Paulo - SP
Telefone: 3253-4102
Horário da Bilheteria: Terça a domingo, das 14h às 20h ou até o início do último espetáculo
Estacionamento conveniado na rua ao lado: Rua São Carlos do Pinhal, 303
Classificação Etária:12 anos
até 4 de Novembro: Quinta (01/11) e Sexta (feriado), às 21h e Domingo (04/11), às 16h.
Preço:de 80 a 40 reais.
FICHA TÉCNICA:
Texto original: GFOUR Productions, LLC Elenco: Adriana Fonseca (Hippie), Alessandra Vertamatti (Dona de Casa do Interior), Bibba Chuqui (Executiva) e Simone Gutierrez (Atriz) Stand-in e Diretora Residente: Luciana Milano Participação Especial em Off: Fafy Siqueira Direção: Anderson Bueno e Maximiliana Reis Tradução: Cássio Reis Direção Musical, Arranjos e Orquestração: Thiago Gimenes e André Cortada Versões: Thiago Gimenes Preparação Vocal: Thiago Gimenes e André Cortada Gravação, Mixagem e Masterização: André Cortada Visagismo: Anderson Bueno Coreografias: Ciça Simões Figurinos: Gregory – Arthur Caliman – Julia Plus – Fruit De La Passion – Fernando Leite Design de Luz: Mattheus Chaves Design de Som: Kleber Araújo Cenário: Fábio Peres Fotos Estúdio: Marco Máximo Vídeos: Denny Naka Design Gráfico e Tratamento de Imagens: Estação Comunica Assessoria de Imprensa: GPress Comunicação Estratégia para Redes Sociais: Sanders Digital Assistente de Direção: Fernanda Lorenzoni Assistente de Coreografia: Nina Sato Pires Equipe de visagismo: – Maquiagem: Alisson Rodrigues – Penteados: Alexandra Rodrigues Operador de Luz: Mattheus Chaves Operador de Som: Kleber Araújo Contrarregra: Carlos Ortiz Camareira: Regina Sacramento Costureira: Arlete Castro Execução de Cenário: Hogan Cenografia Gerente Administrativa e Financeiro: Elaine Donini Jurídico: Rezende & Botura Sociedade de Advogados Assessoria Contábil: Lis Contábil Atendimento a Grupos: Cissa Moreira Luz – grupos@phoenixproducoes.com.br Diretor de Produção: Cássio Reis Coordenação de Produção: Jardel Romão Produção Executiva: Maria Pia Calixto Assistente de Produção: Fernanda Lorenzoni Produtores Associados: Cássio Reis e Anderson Bueno Idealização: Cássio Reis
Realização: Ministério da Cultura, Phoenix Produções Artísticas, Actuare Produções Artísticas e Entretenimento, Patrocínio: Vult Cosmética, Apoio: Arthur Caliman, Gregory, Julia Plus, Fernando Leite, Fruit De La Passion, Estela, Geromini, Fernando Pires, HB Flat, 7.8 Estúdio, Titina Leão, Giuliana Flores, Ellen Leone Assessoria, Neoband, Jardins Lavanderia, Oficina dos Chinelos, Kea Clinic, Klass Vough, Teatronline, Nextmidia, Ymidia, GPress Comunicação, Marco Máximo Fotógrafo, Naka Filmes, Planeta’s e Luna Di Capri.