top of page

''Auditório Ibirapuera recebe 2ª edição do Samsung Rock, com a Orquestra Juvenil Heliópolis

Com a participação especial de Samuel Rosa, Rodrigo Suricato e Lari Basilio, espetáculo de som, luz e videoarte será realizado na plateia externa

Samuel Rosa é um dos músicos que participam do 2º Samsung Rock, na plateia externa do Auditório Ibirapuera. Foto: Weber Pádua.

Clássicos do rock em versões sinfônicas, feitas especialmente para uma grande orquestra, e guitarristas renomados como parceiros de palco compõem o Sinfonia Samsung Rock, que chega à sua 2ª edição no dia 27 de maio, domingo, a partir das 18h, com apresentação na plateia externa do Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer. O espetáculo a céu aberto terá como protagonistas a Orquestra Juvenil Heliópolis, o cantor Samuel Rosa e os músicos convidados Rodrigo Suricato e Lari Basilio. Verdadeira experiência audiovisual, o show integra o calendário 2018 do Samsung Conecta, iniciativa da Samsung que tem por objetivo oferecer experiências únicas na música e no esporte, gerando inclusão, oportunidades e acessibilidade para que o público possa experimentar o novo e ir além.


Composta por 70 músicos, a Orquestra Juvenil Heliópolis irá se apresentar sob a regência de seu maestro, Edilson Venturelli, acompanhada de uma banda de músicos de rock e guitarristas que se revezarão durante o concerto. Além do convidado especial Samuel Rosa (Skank), que irá tocar guitarra e cantar algumas músicas durante o espetáculo, estarão no palco os guitarristas Rodrigo Suricato (atual vocalista do Barão Vermelho) e Lari Basilio (vencedora do Samsung E-Festival em 2014). Magno de Alcantara Brecht (bateria), João Bosco Fonseca Junior (baixo), Tiago Rodrigues Costa (teclado), Gustavo Barros Clemente (guitarra), Orlando Costa Marcolino (percussão) e Webster Santos dos Santos (guitarra) completam o time de instrumentistas.


Além de música, uma programação de videoarte foi especialmente planejada para acompanhar os números do concerto. A atração será projetada em toda a fachada do Auditório Ibirapuera, que se transformará em um grande telão. Os trabalhos levam a assinatura de alguns dos principais videoartistas do país, incluindo Gringo Cardia, responsável por criar uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e shows; Eder Santos, um dos pioneiros na arte multimídia no Brasil; e Muti Randolph, referência na criação de ambientes interativos. Completam o time de artistas Batman, Grima Grimaldi, Ana Paula Carvalho, Anna Turra e VJ Vigas.


O Repertório


A exemplo do ano passado, arranjadores renomados, como Nelson Ayres, Jacques Morelenbaum, Conrado Goys, Armando Ferrante, Rodrigo Morte, Tiago Costa, foram convidados em 2018 para fazer releituras de grandes sucessos do rock nacional e internacional para a orquestra sinfônica. O projeto foi desenvolvido por Monique Gardenberg, Jeffrey Neale, Tommy Kenny e Lourenço Rebetez e conta com a direção musical de Lourenço Rebetez e a curadoria de Marcus Preto.


Dividido em quatro partes, o espetáculo irá apresentar canções das mais aclamadas bandas e artistas da história do rock e ainda de representantes da atitude que envolve o gênero, como o R.E.M, Alice in Chains, Foo Fighters, Pearl Jam, Soundgarden, Coldplay, Guns n’ Roses, AC/DC, U2, Radiohead, Beatles, Paul McCartney e Amy Winehouse, que ainda terão a companhia de Raul Seixas, Caetano Veloso, Raimundos, Los Hermanos, Jorge Ben Jor e Skank.


Como quase não há letras, a não ser nas músicas que serão cantadas pelo Samuel Rosa, o roteiro tem que encontrar sustentação na musicalidade do rock. Ou seja: a famosa atitude roqueira, que em grande parte é criada pelo texto, precisa se manifestar integralmente pelo som, pela melodia, pelo ritmo, pela harmonia. Toda a seleção de repertório, portanto, partiu das possibilidades sinfônicas de cada canção”, comenta Marcus Preto, curador do Sinfonia Samsung Rock.


Sobre a Orquestra Juvenil Heliópolis:


A Orquestra Juvenil Heliópolis, formada por cerca de 70 músicos de 14 a 25 anos, é uma das formações resultantes dos programas socioculturais desenvolvidos pelo Instituto Baccarelli, organização social sem fins lucrativos, a qual oferece gratuitamente educação musical e artística de excelência para mais de 1.000 crianças e jovens, anualmente, em situação de vulnerabilidade social.


Sob a batuta do maestro Edilson Venturelli, a orquestra já se apresentou em algumas das principais salas de concerto de São Paulo, como o Theatro São Pedro, Sala São Paulo, Auditório MASP, Centro Cultural São Paulo e outros relevantes espaços, assim como já participou de grandes eventos, entre eles o Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília. O Instituto Baccarelli conta com a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky e o patronato do renomado regente indiano Zubin Mehta, que se encantou com a instituição ao visitá-la em 2005.


Foto: Weber Pádua.

Sobre Samuel Rosa:


Samuel Rosa de Alvarenga nasceu em Belo Horizonte (MG), é cantor, compositor, guitarrista e vocalista da banda Skank. Parceiro de célebres compositores brasileiros, como Nando Reis, Chico Amaral, Fausto Fawcett, Arnaldo Antunes e Lô Borges, é autor da maioria das canções do grupo como os “hits” “Garota Nacional”,”Vou Deixar”, “Resposta”, “É Uma Partida de Futebol”. Foi convidado pelo artista Carlos Santana para participar do seu álbum intitulado CORAZÓN, interpretando a obra SAIDEIRA. Sua vontade de trabalhar com música surgiu na adolescência, por volta dos 14 anos. Formou-se em psicologia, por influência do pai, também psicólogo. Hoje, com mais de 6 milhões de discos vendidos e participação nos mais importantes festivais de música internacional, o Skank já faz parte da história da música brasileira e conta com inúmeros sucessos ao longo da carreira.


Foto: Weber Pádua.

Sobre Rodrigo Suricato:


Ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum Rock Brasileiro em 2015, com as composições do projeto que leva seu sobrenome “Suricato”, Rodrigo é um dos artistas mais atuantes e respeitados da nova safra da música brasileira. O núcleo criativo SURICATO, da qual é líder, compositor e multi-instrumentista, é apontado como uma das maiores expressões brasileiras do Folk/Rock e uma das gratas revelações da música nacional, com passagem em festivais internacionais como o Rock in Rio e Lollapalooza. Paralelamente à SURICATO, Rodrigo foi convidado em 2017 para assumir os vocais e guitarra do Barão Vermelho. Com a difícil tarefa de suceder Cazuza e Frejat, seu trabalho à frente da banda é aclamado pela crítica especializada e pelo público de umas das mais icônicas bandas de Rock nacional de todos os tempos. Nascido no Rio de Janeiro e autodidata desde os 8 anos de idade, já foi eleito o melhor guitarrista brasileiro de 2007 pela Gibson USA, Revista Guitar Player e IM&T.


Foto: Weber Pádua.

Sobre Lari Basílio:


Nascida em 1988, em São Paulo, Lari Basilio é guitarrista por vocação. Seu pai lhe ensinou os primeiros acordes de violão, suficientes para despertar em Lari a paixão pela guitarra. Amante da música instrumental, passou a compor suas próprias músicas. Em 2011, gravou seu primeiro EP instrumental, Lari Basilio, com as participações de Felipe Andreoli (Angra) e Adriano Daga (Malta). Lari Basilio tem se destacado pela sua técnica e versatilidade, inovando a música instrumental com seu estilo de tocar diferenciado, prova disso, é o reconhecimento público do seu vídeo postado para o 1º Concurso Cultural Santo Angelo de Música Instrumental Gospel, que obteve a maior visualização em tempo recorde. Além do seu trabalho autoral, Lari Basilio é produtora musical e arranjadora. Compôs e gravou as novas trilhas da 89 FM – A Rádio Rock (de São Paulo). Lari também fez tour em todo o Brasil como guitarrista do show “Tributo ao Rei do Pop”, de Rodrigo Teaser, com participação em diversos programas de TV. Atualmente, Lari Basilio mora em Los Angeles – CA, e tem se dedicado à expansão do seu trabalho. Suas vídeo aulas podem ser encontradas em Jam Track Central.


SERVIÇO:


27 MAI 2018 | 18h


Sinfonia Samsung Rock Vol. 2

com Orquestra Juvenil Heliópolis


regência Edilson Venturelli


participação especial Samuel Rosa, Rodrigo Suricato e Lari Basilio


duração: 90 minutos (aproximadamente)


Ingressos: Gratuito. Plateia externa


[livre para todos os públicos]



Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer


Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Instituto e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo renovaram o convênio de gestão, vigente até 31 de dezembro de 2019. O trabalho inclui a gestão da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Esta parceria público-privada de cultura e formação já impactou mais de um milhão e meio de espectadores.


Capacidade: 15.000 pessoas (plateia externa)


Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera (Entrada para carros pelo Portão 3)

Fone: 11.3629-1075

info@auditorioibirapuera.com.br

http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Ar-condicionado. Acesso a pessoas com deficiência. Proibido fumar no local.

Estacionamentos / Transporte:

Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h


Fonte:Auditório Ibirapuera

bottom of page