''Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo oferece programação de Carnaval''
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo oferece programação de Carnaval
Período: 08 a 12 de fevereiro de 2018
Arte, cultura, conhecimento e diversão ganham destaque no centro de São Paulo durante o Carnaval 2018.
O Centro Cultural Banco do Brasil oferece programação especial para toda a família. Atividades do Programa Educativo, teatro, cinema, exposição e o Desafio do Ateliê com uma surpresa online.
Confira a programação completa do Carnaval no CCBB:
“Desafio do Ateliê”
Local: Prédio do CCBB
09, 10, 11 e 12 de fevereiro
Inspirado em brincadeiras antigas como “O Mestre Mandou” e “Elefantinho Colorido”, o Desafio do Ateliê propõe mais de 20 desafios para serem cumpridos no CCBB por visitantes de todas as idades. Os participantes deverão localizar detalhes da arquitetura do prédio, encontrar objetos em determinadas cores e realizar tarefas inusitadas.
A atividade tem início assim que o visitante capturar o QR Code disponibilizado na entrada do prédio do CCBB. Aqueles que quiserem incrementar a brincadeira, podem competir entre si para descobrir quem consegue realizar todos os desafios ou descobrir quem cumpre mais desafios em um período menor de tempo.
Os participantes que cumprirem cinco desafios recebem automaticamente um link para o Livro de Atividades Digital, desenvolvido pelo CCBB, especialmente para essa brincadeira. O livro reproduz um ateliê e contém atividades para imprimir como caça-palavras, cruzadinha, ligue os pontos e desenhos para pintar. Solte o artista dentro de você!
Classificação indicativa: livre
Horário: Livre, dentro do horário de atendimento do CCBB
Entrada franca
Programa CCBB Educativo
O Programa CCBB Educativo oferece atividades com diferentes linguagens para o público de todas as idades: Visitas Mediadas, Contação de Histórias, Mediação de Livro e Atividades Práticas.
Visita Mediada
Uma visita às galerias e/ou ao prédio do CCBB São Paulo que tem por objetivo aproximar a obra exposta e seu conteúdo do visitante. É com esta conversa, aberta à troca de experiências, em que estimulamos pensamentos e reflexões.
Visita Introdução
Mediação realizada fora das galerias com apresentação de slides ou atividade para introduzir o conteúdo da exposição e destacar seus pontos principais. Em seguida, o grupo é direcionado para visitação e segue sem o acompanhamento do educador.
Contação de Histórias
Através da palavra, o homem se inventa, reinventa e estabelece sua relação com o mundo. É para isso que contamos histórias desde sempre – para entender a vida. Nesta atividade usa-se o faz de conta para sensibilizar, aproximar e dar um novo olhar ao visitante sobre os conteúdos e obras das exposições em cartaz. As escolhas pelas histórias partem de um tema, conteúdo, obra ou contexto histórico que encontramos na mostra. Os educadores podem se utilizar de bonecos, objetos e músicas para apresentar suas histórias.
Pequenas Mãos
Elaborada especialmente para crianças entre 3 a 6 anos, a ação educativa Pequenas Mãos acompanha os primeiros passos dos pequenos visitantes em uma exposição, relacionando e mediando as obras de arte como se participassem de uma brincadeira.
Livro Vivo
Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda família descobrirem nos livros não só palavras, mas também suas formas, imagens e cores. Esta ação educativa investe no livro como objeto de mediação entre o conteúdo da mostra e o espectador.
Música Encena
Apresentação que utiliza a linguagem teatral e a música para contextualizar, de forma lúdica, um ou mais temas presentes na mostra em cartaz. O texto teatral e as composições musicais são produção própria da equipe do Programa Educativo CCBB SP.
Espaço Sensorial
Diariamente, das 09h às 21h | Faixa etária: livre.
O Espaço Sensorial é uma proposta de ação educativa acessível a todos. A partir dos conteúdos apresentados pela exposição Jean-Michel Basquiat, nossa equipe cria e constrói um ambiente que passa da experiência visual em sua pureza, para uma experiência do tato, do movimento, dos materiais, em que o corpo inteiro, antes resumido à visualidade, desperta para outras e novas percepções.
Agendamento
O agendamento de grupos à exposição pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) em visitas que contam com os atendimentos: 1) mediação por educador; 2) visitação livre após recepção por educador; e 3) visitação livre com material de apoio remoto antecipado.
Música
Luz, Câmera e Close: Uma Homenagem a Fernando Faro
Local: Teatro
8 de fevereiro
O projeto envolve uma programação de shows, mostra audiovisual e debates em homenagem ao produtor cultural e diretor artístico Fernando Faro.
Música, 20h
Como nenhum outro músico do planeta – desde a década de 50 até os dias de hoje - João Donato permanece dialogando com os sons da (pós) modernidade e reverbera bossa-nova, samba, baião, bolero, jazz, música de concerto, canção popular, temas instrumentais, sons eletrônicos, até mesmo o funk, o hip hop, o rock. Foi em 1975 que Donato passou pelo programa Ensaio pela primeira vez. Sua última apresentação por lá foi em 2004.
Para o projeto, João Donato sobe ao palco acompanhado por Arismar do Espírito Santo (baixo) e Cleber Almeida (bateria). O guitarrista, cantor e compositor Saulo Duarte faz uma participação especial no show. Antes das apresentações há exibição audiovisual de trechos de episódios históricos, pertencentes ao acervo da TV Cultura.
Duração: 90 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos
Teatro
L, O Musical
Local: Teatro
Até 26 de fevereiro
Sexta, sábado e segunda, 20h
Domingo, 18h
Uma renomada autora de novelas está esfuziante com o sucesso do primeiro folhetim a ter um triângulo amoroso formado por mulheres. Ela divide esse cotidiano profissional e afetivo com amigas. A chegada de notícias inesperadas muda o destino de todas. Com repertório que passeia pelo universo de canções femininas da MPB, a narrativa segue tecendo relações de afetos entre seis mulheres. Direção geral e dramaturgia: Sérgio Maggio; Direção musical: Luís Filipe de Lima; Artistas-criadoras: Elisa Lucinda, Ellen Oléria, Renata Celidônio, Gabriela Correa, Tainá Baldez e Luiza Guimarães.
Duração: 110 min
Classificação indicativa: 16 anos
L, O Musical: “Bate-papo com diretor e elenco”
Local: Teatro
12 de fevereiro
Segunda, após sessão do espetáculo (20h)
O bate-papo acontece após o espetáculo quando diretor e elenco conversam com o público sobre o processo criativo de L, O Musical.
Classificação indicativa: 16 anos. Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de 1h antes do início do espetáculo.
Exposição
Jean-Michel Basquiat
Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
Até 7 de abril
9h às 21h
A obra de Jean-Michel Basquiat (Nova York, 1960-1988) personifica o caráter de Nova York nas décadas de 1970 e 1980, uma mistura de empolgação e decadência que criou um paraíso de criatividade. A repetição de letras e palavras reflete ritmos, sons e a vida da cidade. As figuras poderosas que dominam muito da obra de Basquiat levaram os críticos a classificá-lo como neoexpressionista, mas ao mesmo tempo ele estava imerso na cultura pop. Suas pinturas misturam imagens das culturas alta e baixa, subvertendo hierarquias artísticas convencionais.
Basquiat foi um dos poucos afro-americanos num mundo artístico predominantemente branco. Sua obra rapidamente evolui de uma evocação das ruas a uma profunda narrativa sobre a experiência de ser negro e as conquistas culturais dos negros. Curadoria de Pieter Tjabbes.
Classificação indicativa: livre.
Entrada franca, com opção de agendamento de horário no site ou app Eventim ou retirada de ingressos na bilheteria do CCBB
Cinema
Sonora: Ennio Morricone
Local: Cinema
Até 19 de fevereiro
A mostra reúne 22 longas-metragens cuja trilha sonora tem a assinatura do compositor italiano Ennio Morricone, que completa 90 anos em 2018. Com intuito de fomentar a discussão a respeito da importância das trilhas sonoras originais na construção da narração cinematográfica a mostra exibe um panorama de diversos gêneros, movimentos, países e épocas, incluindo clássicos premiados como A Missão, Os Intocáveis e Cinema Paradiso.
Classificação Indicativa de acordo com o filme
Fonte:CCBB