''Filme Filosofia na Alcova será exibido durante o festival Mix Brasil esta semana''
FILOSOFIA NA ALCOVA
Segundo longa de Ivam Cabral e Rodolfo Garcia Vázquez, “A FILOSOFIA NA ALCOVA”, selecionado para o festival Mix Brasil e estreia dia 23/11
“A Filosofia na Alcova” é um romance publicado clandestinamente em 1795, e transformou-se em um dos mais famosos romances da época. Ele sintetiza todas as principais ideias do universo sadeano: a busca radical do prazer egoísta, a falta de moralidade no universo natural e o sexo como o centro da pulsão humana. As cenas de libertinagem e de filosofia vão se alternando até o final do drama.
Dolmancé e Juliette, dois dos personagens libertinos mais ousados da história da literatura universal são os protagonistas da história, escrita originalmente pelo Marquês de Sade, em que é apresentada a educação de uma jovem virgem (Eugénie), com aulas práticas e teóricas de libertinagem.
Após o período de aprendizado, a mãe de Eugénie chega à alcova de Juliette para tentar resgatá-la das mãos dos libertinos. Nesse momento, ela é controlada por Dolmancé e Juliette como uma vítima perfeita e a última aula é finalmente dada.
Bio/Filmografia dos diretores: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez fundaram a Cia. de Teatro Os Satyros em 1989. Seu projeto artístico sempre foi baseado em liberdade radical com relação a temas e estética. Estabelecidos na Praça Roosevelt, no coração da zona de prostituição de São Paulo, a companhia foi considerada responsável pela grande renovação da área, através de seus projetos sociais e artísticos.
Sua experiência teatral aconteceu em vários países. Apresentaram-se em muitos festivais internacionais (Havana, Avignon, Edimburgo, Londres, Los Angeles) e conquistaram prêmios no Brasil e no exterior. Trabalharam em conjunto em 3 séries dramáticas para a TV Cultura, de 2008 a 2010 (Projeto Direções), como roteirista e diretor. Em 2013, ambos os artistas foram responsáveis pela fundação do Satyros Cinema. Seu objetivo principal é explorar as novas possibilidades de expressão estética para artistas dos Satyros. Seu primeiro filme foi “Hipóteses para o Amor e a Verdade”.
Bio/Filmografia dos produtores: A Satyros Cinema apenas produziu seu primeiro filme de longa metragem, “Hipóteses para o Amor e a Verdade”, em 2014. Este filme é baseado na peça homônima de Os Satyros. Ele apresenta os personagens que vivem no centro de São Paulo, tais como prostitutas, transexuais, traficantes e solitários. Quatro atores transexuais fazem parte do elenco do filme. Está sendo apresentado atualmente em vários cinemas do Brasil. O filme foi selecionado como finalista brasileiro do Troféu Bandeira Paulista na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Está sendo apresentado em cinemas de São Paulo ininterruptamente por 24 semanas, desde agosto de 2015. Atualmente, a produtora está em fase de finalização do longa-metragem “A Filosofia na Alcova”, a partir da peça bem-sucedida da Companhia de Teatro Os Satyros apresentada desde 1990. Também está iniciando a pré-produção do longa-metragem “Pessoas Perfeitas”, também baseado em uma peça dos Satyros.
Ficha Técnica:
Drama/Brasil 2017
Elenco:
Dolmancé
Henrique Mello
Juliette
Stephane Sousa
Augustin
Phedra D. Córdoba
Escravo
Hugo Godinho
Eugenie
Bel Friósi
Andre
Felipe Moretti
Mistival
Suzana Muniz
Jean Pierre
Eduardo Chagas
Motorista
Giovani Pavan
Madeleine
Lenin Cattai
Criado
Otávio Mendes
Cocheiro
Lucas Allmeida
Escravo da Carruagem 1
Fernando Soares
Escravo da Carruagem 2
Felipe Soares
Narrador
Silvio Eduardo
Direção
Ivam Cabral
Rodolfo García Vázquez
Assistente de Direção
Carla Plašćak
Raquel Fernandes
Roteiro
Ivam Cabral
Rodolfo García Vázquez
Assistente de Roteiro
Greta Coutinho
Proa Filippi
Nina Nóbile
Direção de Fotografia
Fabio Politi
Fonte:Pro Cultura