''Mesa de debates sobre o dramaturgo Fernando Arrabal, com Wilson Coêlho e José Cetra, acont
TEATRO KAUS REALIZA MESA DE DEBATES SOBRE O DRAMATURGO ESPANHOL FERNANDO ARRABAL, NO INSTITUTO CERVANTES
Fernando Arrabal- Foto:Alicia Peres
Evento conta com a participação de Wilson Coêlho e José Cetra e faz parte do projeto Teatro Kaus - Da América Latina À Espanha - Dez Anos De Dramaturgia Hispânica, contemplado pela 30ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura
O Teatro Kaus Cia Experimental realiza a 2ª mesa do ciclo de debates sobre dramaturgia de língua hispânica o dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no INSTITUTO CERVANTES, com entrada franca. O tema será sobre A profícua obra de Fernando Arrabal. Debate conta com a participação do poeta, tradutor e dramaturgo Wilson Coêlho e do crítico José Cetra.
Encontro irá abordar a rica e inventiva obra de Fernando Arrabal no teatro, literatura e cinema. A influência do autor na dramaturgia contemporânea e sua vitalidade artística aos 85 anos. Evento faz parte do projeto Teatro Kaus - Da América Latina À Espanha - Dez Anos De Dramaturgia Hispânica, contemplado pela 30ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura e conta também com um ciclo de leituras, espetáculos e a publicação de um livro.
Durante o projeto serão realizadas mais duas mesas de debates com os convidados: Renata Palotinni, Hugo Villavizencio e Valmir Santos. Os encontros visam um entendimento mais amplo acerca do fazer teatral tanto na América Latina como na Espanha, a partir do trabalho que o Teatro Kaus vem realizando nos últimos dez anos. Por meio das perspectivas dos especialistas convidados serão debatidos temas e dramaturgias pertinentes à pesquisa do grupo.
Wilson Coêlho: Poeta, tradutor, dramaturgo e escritor com 16 livros publicados, licenciado e bacharel em Filosofia e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutor em Literatura pela Universidade Federal Fluminense e Auditor Real do Collége de Pataphysique de Paris. Além de lançamentos e palestras, ministrou oficinas de dramaturgia em 16 estados brasileiros, deixando diversas "leituras” junto aos grupos locais, além de participar em mesas redondas para uma discussão sobre a obra do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, que tem sido objeto de sua pesquisa e tradução sobre o teatro atual.
José Cetra: Mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Espectador assíduo de teatro e cinema, lançou em 2015 o livro O Teatro Paulistano de 1964 a 2014 – Memórias de um Espectador (Giostri Editora). Lançou em 2017 o livro O Palco Paulistano de Golpe a Golpe (1964-2016).
Fernando Arrabal: Escritor, dramaturgo e cineasta, nascido no Marrocos espanhol em 1932, atualmente mora em Paris. Controvertido, cultiva uma estética irreverente tanto na sua obra como nas suas aparições públicas. Recebeu o reconhecimento internacional pela sua obra narrativa (onze novelas), poética (numerosos livros ilustrados por Amat, Dalí, Magritte, Miotte, Saura, entre outros), dramática (numerosas obras de teatro publicadas em dezenove volumes) e cinematográfica (seis longas-metragens). Autor de mais de 70 peças teatrais entre elas: Fando e Lis, Guernica, A Bicicleta do condenado, O triciclo, O cemitério de automóveis, O Arquiteto e o Imperador da Assíria, A Oração, Uma Tartaruga chamada Dostoiëwsky, O Jardim das Delícias e O labirinto.
Informações:
Mesa de Debates: A profícua obra de Fernando Arrabal – Dia 18 de outubro de 2017, quarta-feira, às 19h30, no Instituto Cervantes. Com Wilson Coêlho e José Cetra. Duração: 120 minutos. Recomendação: livre. Ingressos: Entrada Franca. Quarta-feira, às 19h30.
INSTITUTO CERVANTES – Auditório – Av. Paulista, 2.439 – Cerqueira César. Telefone: 3897-9600. Capacidade 100 lugares. Bilheteria abre 15 minutos antes do início do evento. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Estacionamento conveniado a R$ 15,00.
Fonte:Assessoria de Imprensa