'''Espetáculo Vox, com direção de Helio Cicero, estreia na Sala Experimental do Teatro A
ESPETÁCULO VOX, COM DIREÇÃO DE HELIO CICERO ESTREIA NA SALA EXPERIMENTAL DO TEATRO AUGUSTA
Em drama inédito da dramaturga Beatriz Carolina Gonçalves, uma mulher recebe um estranho telefonema, que a fará mergulhar em um dos mais violentos períodos da história recente do País. Elenco reúne os atores Luiza Curvo, Fernanda Viacava, Fernando Trauer e Helio Cicero
Crédito da foto: Arnaldo Pereira
Drama inédito da dramaturga Beatriz Carolina Gonçalves, o espetáculo VOX estreia dia 19 de outubro, quinta-feira, às 21h, na SALA EXPERIMENTAL DO TEATRO AUGUSTA. Com direção de Helio Cicero, a peça traz no elenco os atores Luiza Curvo, Fernanda Viacava, Fernando Trauer e Helio Cicero. O cineasta Cristiano Burlan assina as imagens em vídeo. O projeto tem apoio do ProAC ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura.
A peça se passa em 1997, durante 24 horas, e se concentra na trajetória de Mariana (Luíza Curvo), uma mulher de trinta anos, que sofre de amnésia, e de sua irmã Martha (Fernanda Viacava). A ação se inicia quando Mariana recebe um estranho telefonema, que vai tirá-la da zona de conforto em que vive e obrigá-la a enfrentar seu passado, resgatando a história de seus pais e, por flutuação inevitável, a história do País.
A questão da memória e de sua contrapartida, o esquecimento, são pontos essenciais levantados pela encenação. Para Helio Cicero, diretor e personagem do espetáculo, VOX discute a necessidade de lutarmos contra nosso “esquecimento histórico”. “É preciso resgatar e discutir a história recente do País para que possamos nos vacinar contra os regimes ditatoriais, que anulam os direitos democráticos, tão duramente conquistados pelo povo brasileiro.”
Segundo Beatriz Gonçalves, um dos objetivos do espetáculo também é o de propor uma reflexão sobre a tortura, praticada indiscriminadamente durante a ditadura militar e institucionalizada pelo do AI 5, cuja promulgação completa 50 anos em 2018. “Estamos vivendo um momento extremamente grave, onde a censura disfarçada de moralismo e de poder jurisdicional cancela exposições e apresentações de teatro; onde militares de alta patente defendem abertamente uma nova intervenção militar”, afirma Beatriz. “Nunca foi tão urgente e necessário refletir sobre a violência institucionalizada, que é o epicentro de qualquer regime autoritário, caso das ditaduras latino-americanas, cujo legado foram milhares de vítimas, entre mortos e desaparecidos.”
VOX tem assistência de direção de Fernando Trauer; cenário e figurinos levam a assinatura de Luíza Curvo; iluminação e vídeos são de Cristiano Burlan; trilha sonora é de Fabrício Cardial e Theo Coelho Yepez; fotografia, de Arnaldo Pereira; direção de produção, da Texto Intermídia; produção, da Texto & Mídia com Eliane Sombrio; registro em vídeo de Vanderlei Gussonato.
Beatriz Carolina Gonçalves: É jornalista, dramaturga e roteirista. Sua última peça encenada foi INVASOR(ES), dirigida por Roberto Alvim, com Paula Cohen e Joca Andreazza no elenco, apresentada no SESC Pompéia e no Centro Cultural São Paulo, em 2013. Para o cinema, escreveu em parceria com Luis Dantas o roteiro do longa-metragem Se Deus Vier que Venha Armado, que estreou em novembro de 2015. Atualmente, escreve o roteiro do longa Meninas do Crime e participa, também como roteirista, da série Crônicas da Quebrada, projetos comtemplados com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual.
Helio Cicero: Como ator, atuou sob a direção de Antunes Filho, Ulysses Cruz, Cibele Forjaz, Eduardo Tolentino, Gabriel Villela, Samir Yazbek, Bob Wilson e Mauro Baptista Vedia. Participou das novelas Rei do Gado, Imigrantes e Canavial de Paixões; da minissérie JK e dos seriados A Vida Secreta dos Casais e Psi,na HBO. Participou dos longas-metragens Tapete Vermelho, Boleiros Dois, Cara ou Coroa e Cidade Imaginária. Recebeu os prêmios Mambembe, Apetesp e Inacen de Melhor Ator e, com A Escolha do Jogador, foi indicado ao prêmio Shell de Melhor Diretor 2005. Está atualmente no elenco de Unfaithful, com direção de Lavínia Pannunzio.
Informações:
VOX – Estreia dia 19 de outubro de 2017, quinta-feira, às 21h.
Texto: Beatriz Carolina Gonçalves.
Direção: Helio Cicero.
Elenco: Luiza Curvo, Fernanda Viacava, Fernando Trauer e Helio Cicero.
Duração: 60 minutos.
Recomendação: 14 anos.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (meia). Quartas e quintas-feiras, às 21h. Sextas-feiras, às 21h30.
Gênero: Drama.
Até 15 de dezembro.
Sinopse: Uma mulher que sofre de amnésia recebe um estranho telefonema, que a fará mergulhar em um dos mais violentos períodos da história recente do País.
TEATRO AUGUSTA – SALA EXPERIMENTAL – Rua Augusta 943, Consolação, tel: 3151-4141. Capacidade: 50 lugares. Bilheteria: Quarta, Quinta e Sexta, das 14h às 21h30. Sábado, das 14h às 22h. Domingo, das 13h às 21h. Café. Ar condicionado. Aceita todos os cartões. Ingressos online: ingressorapido.com.br
Crédito da foto: Arnaldo Pereira
Fonte:Assessoria de Imprensa