''Orquestra Jovem Tom Jobim faz dois concertos em homenagem a Moacir Santos no Auditório Ibi
Orquestra Jovem Tom Jobim apresenta Moacir Santos
Com regência dos maestros Nelson Ayres e Tiago Costa, e com participação dos solistas Daniel D’Alcantara (trompete) e Ted Nash (saxofone), orquestra fará homenagem ao compositor, maestro, arranjador e multi-instrumentista pernambucano.
O programa, todo dedicado à obra do artista, traz composições como “Coisa Nº 5 (Nanã)”, “Kathy” e “Amphibious”. Na ocasião do espetáculo, a orquestra fará a gravação de seu primeiro CD.
Orquestra Jovem Tom Jobim fará duas apresentações no Auditório Ibirapuera e gravará seu primeiro CD. Foto: Heloisa Bortz.
Dia 30 de setembro, 21h
Dia 1º de outubro, 19h
Plateia Interna
A Orquestra Jovem Tom Jobim, grupo ligado à EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, grava seu primeiro CD e faz uma homenagem ao grande arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos, com um repertório todo dedicado à sua obra. Sob o comando de Nelson Ayres e Tiago Costa, e participação dos solistas Daniel D’Alcantara (trompete) e Ted Nash (saxofonista), o grupo vai interpretar o repertório da gravação do CD no Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, dias 30 de setembro, às 21h, e 1º de outubro, às 19h.
Sobre Nelson Ayres, regente:
Pianista, arranjador e compositor, Nelson Ayres iniciou sua carreira na década de 60, dividindo o palco com Taiguara, Toquinho e Chico Buarque. Tornou-se o primeiro aluno brasileiro a cursar o Berklee College of Music. Em 1978, criou o quinteto Pau Brasil e, em 1984, estrelou o espetáculo Prisma com César Camargo Mariano. Conhecido por sua atuação na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, regeu inúmeras orquestras, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel. Foi ainda apresentador do programa Jazz & Cia, da TV Cultura, e presidente do júri do Prêmio Visa de Música Brasileira. Lançou os CDs Perto do Coração e Paixão.
Sobre Tiago Costa, regente:
Pianista, compositor e arranjador, teve suas peças gravadas dentro e fora do Brasil com obras registradas pela OSESP e Orquestra Jazz Sinfônica. Ao lado de Maria Rita, participou como pianista e arranjador dos discos ganhadores do Grammy Segundo e Redescobrir. Em 2014, o show de piano e voz com a cantora foi eleito um dos dez melhores do ano pelo New York Times.
Sobre Daniel D’Alcantara, trompete:
Bacharel em Trompete pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), iniciou seus estudos musicais com seu pai, o trompetista Magno D’Alcântara. Atualmente, leciona na EMESP Tom Jobim, Faculdade Souza Lima/Berklee. É integrante da Soundscape Big Band Jazz, grupo com o qual gravou três CDs (Maybe September, Uncle Charles e Cores Vol.1). De 2009 a 2014, foi trompetista solista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Como professor, lecionou em importantes eventos musicais, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Curso de Verão de Brasília, Festival de Inverno de Tatuí/SP, Oficina de Música de Curitiba, Festival Choro e Jazz de Jericoacoara/CE.
Sobre Ted Nash, saxofone:
Ted Nash é um saxofonista, maestro, compositor, arranjador e educador, que fez turnês por todo o mundo. Recentemente, em 2016, ganhou dois Grammy's por sua gravação A Suíte Presidencial. Nash mantém um longo relacionamento com o jazz na Lincoln Center Orchestra, onde produziu Portrait in Seven Shades, que lhe rendeu a sua primeira indicação ao Grammy. Nash está envolvido com o Jazz Composers Collective, com sede em Nova York, e deu aulas em prestigiosas faculdades de música nos Estados Unidos.
Sobre a Orquestra Jovem Tom Jobim:
Dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem uma sonoridade particular. Ao mesmo tempo em que se insere na tradição das orquestras de rádio e TV, também tem características muito peculiares e recentes. Além do jogo de cintura e polivalência dos grupos de antigamente, a Tom Jobim tem uma face contemporânea, fruto de um repertório formado majoritariamente por arranjos concebidos especialmente para o grupo.
No palco, alia-se a potência e expressividade de uma orquestra sinfônica (com naipes de cordas, madeiras e metais), à força e energia da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Dessa união, carregada de vitalidade, resulta um som distinto, uma pronúncia tipicamente brasileira da música de concerto.
Criado em 2001, durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o grupo de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim possibilita vivência orquestral erudita e popular aos bolsistas, por meio do resgate de obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, além de pesquisa e experimentação musical.
Toda sua programação, da escolha de repertório à dinâmica de ensaios, é realizada pensando na formação dos bolsistas. Os jovens músicos ensaiam e se apresentam com os solistas convidados, e usufruem de um rico intercâmbio de conhecimentos e vivências. A experiência completa – ensaios de alta intensidade, aulas com convidados que são referência em sua área, e exploração de um repertório versátil e inovador – proporcionam aos jovens músicos não apenas um aprimoramento técnico e estilístico, mas um conhecimento profundo do fazer musical.
SERVIÇO:
ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM VISITA MOACIR SANTOS
regência NELSON AYRES e TIAGO COSTA
participação DANIEL D’ALCANTARA e TED NASH (saxofone)
30 SET 2017 | 21h
1 OUT 2017 | 19h
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]
Informações: www.auditorioibirapuera.com.br
Telefone.: 3629-1075
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Capacidade: 806 lugares
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
info@auditorioibirapuera.com.br
http://www.auditorioibirapuera.com.br/
Horários da bilheteria:
Sextas-feiras e sábados, das 13h às 22h
Domingos, das 13h às 20h
Repertório:
Moacir Santos (1926-2006) Coisa nº 1 (Arr. Tiago Costa) [4 min]
Moacir Santos (1926-2006) Amphibious (Arr. Nelson Ayres) [4 min]
Moacir Santos (1926-2006) Outra Coisa (Arr. Tiago Costa) [5 min]
Moacir Santos (1926-2006) Coisa nº 5, Nanã (Arr. Tiago Costa) [5 min]
Moacir Santos (1926-2006) April Child (Arr. Nelson Ayres) [6 min]
Moacir Santos (1926-2006) Kathy (Arr. Carlos Iafelice) [6 min]
Moacir Santos (1926-2006) e Vinícius De Moraes (1913-1980) Se Você Disser que Sim (Arr. Naylor Proveta) [5 min]
Moacir Santos (1926-2006) Coisa nº 2 (Arr. Tiago Costa) [5 min]
Ingressos
Sistema Ingresso Rápido, pelo site www.ingressorapido.com.br e pontos de venda espalhados por todo o Brasil.
Formas de Pagamento: American Express, Visa, MasterCard, Dinners Club, Aura, Hipercard, Elo, Vale Cultura Sodexo e Vale Cultura Ticket, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita cheques.
O serviço de reservas pelo site do Auditório está suspenso temporariamente para adequação ao aumento da demanda e melhor atendimento ao usuário.
Meia Entrada:
- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.
Fonte:Auditório do Ibirapuera