''Espetáculo A Tropa termina temporada de sucesso em São Paulo''
Espetáculo A Tropa traz um acerto de conta entre pai e filhos no leito de um hospital
Foto:Divulgação
A Tropa é um espetáculo que gira em torno do encontro de um pai hospitalizado e seus quatros filhos. A visita dos filhos que gera um grande reencontro e confraternização se transforma em um grande acerto de contas familiar, onde juntos desvencilham traumas, incertezas, desafetos, mágoas e verdades não ditas.
Neste reencontro, os cincos personagens discutem mágoas e revelações do passado, expondo outras enfermidades-ideológicas, sociais e familiares.
A discussão vai desde o falecimento da mãe até o fato de o pai enfermo ter sido um ditador no passado. A história se desvinculam a partir de segredos que são jogadas na cara de todos transformando uma simples visita de rotina num hospital em algo trágico e insensato ,um verdadeiro pandemônio.
Tudo começa com a forma que os filhos chegam para visitar o pai no leito de um hospital,com presentes inusitados, falas inapropriadas e brigas muitas vezes desnecessárias.
O espetáculo propõe uma reflexão importante sobre os vínculos familiares contemporâneo, a independência da vida conjuntas com os pais e diversas formas de lidar com frustações e mágoas da infância até a vida adulta.
Otávio Augusto dá vida nesta montagem excepcional de Gustavo Pinheiro, um ex-militar viúvo, autoritário e pai de quatro filhos. Interpretados por Alexandre Menezes,Daniel Marano,Edu Fernandes e Rafael Morpanini,os filhos têm suas trajetórias expostas durante um embate familiar:Humberto é um dentista militar aposentado que mora com o pai; João Batista é o caçula, jovem usuário de drogas com passagens por clínicas de reabilitação; Artur é um empresário casado, pai de duas filhas, que trabalha numa empreiteira que está sob investigação por corrupção; e Ernesto é um jornalista que acaba de pedir demissão de um jornal e está em crise com a profissão.
Escrito em 2015, o texto vem sendo pensado por Gustavo Pinheiro desde as últimas eleições presidenciais no país. “Fiquei impressionado com a capacidade do debate político abalar amizades nas redes sociais ou fora delas. Qual o lugar da tolerância na nossa sociedade hoje? E como exercitar a tolerância e a diferença em família, o núcleo mais estreito de convívio, regido pelo afeto? Esse foi o ponto de largada para ‘A tropa’”, explica o autor.
O espetáculo A Tropa esteve em cartaz no teatro Sérgio Cardoso em São Paulo no mês de Junho em curta temporada.
Com temporadas lotadas onde esteve em cartaz e devido a falta de patrocínio ,o espetáculo não tem previsão para voltar em cartaz na capital, porém viaja pelo interior de São Paulo. Próxima parada será no Teatro das Colinas em São José dos Campos.
Consulta: CCBB Rio de Janeiro