''Lollapalooza Brasil 2017 será nos dias 25 e 26 de março''
Prepare-se para a sexta edição do festival no Brasil que vai agitar o Autódromo de Interlagos
O Lollapalooza Brasil 2017 já tem data e local definidos: será nos dias 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos. Os fãs mais uma vez poderão viver uma experiência única no festival criado por Perry Farrell. Serão dois dias de muita música, atividades incríveis, comidas especiais e uma vibe inigualável.
Os fãs que já adquiriram sua AXE Lolla Cashless nos formatos Lolla Pass (pulseira única intransferível válida para os dois dias de festival), Lolla Day Sábado ou Lolla Day Domingo, agora terão a opção de fazer um UPGRADE e garantir acesso aos serviços exclusivos disponíveis apenas no Lolla Lounge, área VIP do Lollapalooza Brasil e um dos espaços mais concorridos do festival.
No espaço exclusivo do Lolla Lounge, você tem acesso a open bar, open food snack bar, banheiros exclusivos, chill out para descanso com conforto e a badalada after party com DJ, que estende a experiência dentro do Lollapalooza em até 2 horas pós-encerramento para o público geral.
Quem comprou ingresso para esta área pode desfrutar durante todo o evento das concorridas ativações dos patrocinadores, estacionamento pago com transfer ida e volta do Shopping Market Place e desembarque dentro do Autódromo.
O espaço tem dois andares e área total de 4.000 m², com decoração exclusiva, além de ficar estrategicamente entre os quatro palcos, proporcionando vista panorâmica de todo o Autódromo.
Conheça o Festival Lollapalooza
Lollapalooza é um festival de música que acontece anualmente, é composto por gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock,Grunge e performances de comédia e danças, além de estandes de artesanato. Também fornece uma plataforma para grupos políticos e sem fins lucrativos. O Lollapalooza tem apresentado uma grande variedade de bandas e ajudou a expor e popularizar artistas como, Alice in Chains, Tool, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, The Cure, Primus, Rage Against the Machine, Soundgarden, Arcade Fire, Nine Inch Nails, Nick Cave, L7, Janes Addiction, X Japan, The Killers, Siouxsie and the Banshees, The Smashing Pumpkins, Muse, Hole, 30 Seconds to Mars, The Strokes, Arctic Monkeys, Foo Fighters, Green Day, Lady Gaga e Fun.
Concebido e criado em 1991 pelo cantor do Jane's Addiction, Perry Farrell, como uma turnê de despedida para sua banda, o Lollapalooza aconteceu até o ano de 1997 e foi revivido em 2003. Desde a sua criação até 1997 e em seu renascimento em 2003, o festival percorreu a América do Norte. Em 2004, os organizadores do festival decidiram ampliar a permanência do festival para dois dias por cidade, mas a fraca venda de ingressos forçou o cancelamento da turnê de 2004.Em 2005, Farrell e a Agência William Morris fizeram uma parceria com a empresa Capital Sports Entertainment (atual C3 Presents), sediada em Austin, no Texas, e reformularam o festival para o seu formato atual, como um evento fixo em Grant Park, Chicago, Illinois.
Em 2010, foi anunciada a estreia do Lollapalooza no exterior, com um ramo do festival sediado em Santiago, no Chile, em 2 e 3 abril de 2011, onde estabeleceu uma parceria com a empresa chilena Lotus. Em 2011, a empresa Geo Eventos confirmou a primeira versão brasileira do evento, que foi sediada no Jockey Club, em São Paulo nos dias 7 e 8 de abril de 2012.Foi anunciado que o primeiro Festival Lollapalooza será realizado na Europa em setembro de 2015, na capital alemã,Berlim, no histórico aeroporto Tempelhof.
Sucesso e declínio
Foi no Lollapalooza onde Farrell criou o termo "Nação Alternativa". A explosão do rock alternativo no começo dos anos 90 que empurrou o Lollapalooza para frente; os festivais de 1992 e 1993 tiveram presença de artistas grunge e alternativos, e frequentemente apresentando um artista de rap. Movimentos de punk rock como mosh pit e crowd surfing se tornaram parte de muitos shows. Esses anos tiveram um grande aumento na participação natural de evento com a inclusão de cabines para entrada de microfone aberto para leituras e oratória, tatuagens e piercings. Depois de 1991, o festival incluiu um segundo palco (e em 1996, um terceiro palco) para bandas revelações e locais.Reclamações dos participantes do festival incluia os preços dos ingressos altos, bem como o elevado custo de alimentos e água nos shows. Quando o festival foi para Alpine Valley em East Troy, Wisconsin em 29 de Agosto de 1992, e também em Clarkston, Michigan no ano de 1992, o público rasgou pedaços de grama e jogou um aos outros e nas bandas, resultando em dezenas de milhares de dólares em danos para o local.
Nirvana foi programado para ser banda principal no festival de 1994, mas a banda saiu do festival em 7 de Abril de 1994. O corpo do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, foi encontrado em Seattle, Washington no dia seguinte. A viúva de Kurt, Courtney Love, fez participação especial em muitos shows, incluindo o da Filadélfia, Pennsylvania no Franklin Delano Roosevelt Park (geralmente tendo tempo dado a ela pelo vocalista do The Smashing Pumpkins, Billy Corgan), falando para o público sobre a sua perda, então cantando duas músicas. Farrell trabalhou com o artista que trabalha com poster de rock Jim Evans para criar uma série de posters e imagens para o evento de 1994, incluindo duas estátuas de Buddha que colocou no palco principal.
Em 1996, Farrell, que criou o festival, decidiu focar suas energias para produzirseu novo projeto de festival, ENIT, e não iria participar na produção do Lollapalooza. Alguns fãs viram a adição do Metallica em 1996 como ir contra a prática de apresentar artistas "não-mainstream".Além disso, co-fundador do festival, Farrell sentiu que a imagem machista do grupo violou sua visão de paz para o festival, para a cultura alternativa da década de 1990 foi, em geral contra o comportamento machista.Farrell saiu da turnê em protesto.Foram feitos esforços para manter o festival, incluindo artistas mais ecléticos, como o músico country Waylon Jennings e enfatizando grupos eletrônicos como The Prodigy. Em 1997, no entanto, o conceito Lollapalooza tinha acabado, e em 1998, os esforços não conseguiram encontrar uma banda principal adequada, assim resultando no cancelamento do festival. O cancelamento serviu como um significante declínio da popularidade do rock alternativo. Em meio aos problemas do festival, Spin disse, "Lollapalooza é como um coma para o rock alternativo agora."
Em 2003, Farrell convocou Jane's Addiction e agendou uma nova turnê do Lollapalooza. O festival foi feito em 30 cidades entre Julho e Agosto. A turnê de 2003 conseguiu apenas um sucesso marginal com muitos fãs ficando longe, presumivelmente por causa dos preços elevados dos ingressos.Outra turnê agendada para 2004 consistiu de dois dias de festival, pegando cada lugar de cada cidade. Ele foi cancelado em Junho devido à fraca venda de ingressos em todo o país.
Farrell fez parceria com Capital Sports & Entertainment (agora C3 Presents), que é co-proprietária e produz o Austin City Limits Music Festival, de produzir o Lollapalooza.CSE, Farrell e a William Morris Agency—juntamente com Charles Attal Presents—ressucitaram o Lollapalooza como um festival de dois dias em 2005 no Grant Park, Chicago, Illinois, com uma variedade ainda maior de artistas (70 artistas em cinco palcos) que a turnê/festival. O festival foi um sucesso, atraindo mais de 65 mil pessoas, apesar de fazer calor de 40ºC (duas pessoas foram hospitalizadas pelo calor).
Retornou a Chicago de 4 a 6 de Agosto de 2006. Em 25 de Outubro de 2006, o Distrito de Chicago e a Capital Sports & Entertainment fez um contrato de cinco anos de 5 milhões de dólares, deixando ser feito o Lollapalooza no Grant Park em Chicago até 2011. Lollapalooza aconteceu nas datas de 3 a 5 de Agosto em 2007, 1 a 3 de Agosto em 2008, 7 a 9 de Agosto em 2009, 6 a 8 de Agosto em 2010 e 5 a 7 de Agosto de 2011. Despois do sucesso de 2008, outro acordo foi assinado para deixar o Lollapalooza em Chicago até 2018, garantindo a vidade 13 milhões de dólares.
Foto:Divulgação
Expansão internacional
Em 2010, foi anunciado que Lollapalooza iria estrear na América do Sul, com um ramo do festival produzido na capital do Chile, Santiago de 2 a 3 de Abril de 2011. A lineup incluia Kanye West, Jane's Addiction, 30 Seconds to Mars, The National, Manny and Gil the Latin, The Drums, Los Bunkers,The Killers, Ana Tijoux, Javiera Mena, Fatboy Slim, Deftones, Los Plumabits, Cypress Hill, 311, The Flaming Lips e outros.
Em 2011, foi confirmado a versão brasileira do evento, que foi feita no Jockey Club em São Paulo nos dias 7 e 8 de abril de 2012.E em 2012 foi anunciado uma versão em Israel.
A 5.ª edição brasileira do festival aconteceu no Autódromo de Interlagos, em março de 2016. Entre as principais atrações estavam o rapper Eminem, as bandas Mumford and Sons, Florence + the Machine e Jack Ü, projeto dos DJs Skrillex e Diplo, alem de Eagles of Death Metal, serão os headliners do evento, que aconteceu em São Paulo nos dias 12 e 13 de março.
O ex-Oasis Noel Gallagher, Snoop Dogg, Tame Impala, Alabama Shakes e Bad Religion são outros destaques da programação. Para os fãs de música eletrônica, houve apresentações de Jack Novak, Kaskade, Zedd e Matthew Koma, além dos brasileiros Groove Delight e Zerb.
A 6.ª edição brasileira do festival ocorrerá no Autódromo de Interlagos, em março de 2017. Entre as principais atrações estão o cantor The Weeknd, as bandas Metallica,The Strokes, The xx e The 1975, serão os headliners do evento, que acontecerá em São Paulo nos dias 25 e 26 de março.
Entre as atrações estão performers brasileiros de destaque como Céu, Jaloo, Criolo, BaianaSystem, entre outros. O line-up oficial com palcos e horários foi divulgado no dia 7 de março de 2017.
Foto:Divulgação
Fontes:
-Grimes, Taylor and Longton, Jeff. "Lollapalooza History Timeline". Billboard. 2007. -Farber, Jim (13 de Julho de 2003). «Perry Farrell brings back Lollapalooza & legendary band,too». Daily News -Lollapalooza 2014 divulga programação com divisão de bandas, Terra
-Lollapalooza 2015 divulga programação com divisão de bandas, Uol -Lollapalooza Brasil 2017 será nos dias 25 e 26 de março». Lollapalooza Brasil.
-Browne, David. "Lollapalooza's Second Stage". Entertainment Weekl