top of page

Carnaval na Praça atraiu multidões nos dois dias de evento no Memorial da América Latina

ABRINDO A TEMPORADA DO CARNAVAL PAULISTANO DE 2017 NA PRAÇA CÍVICA DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

OFICINA DE ALEGRIA, SKOL E MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA realizaram o

CARNAVAL NA PRAÇA

BLOCOS BANGALAFUMENGA, SARGENTO PIMENTA, EXAGERADO E A BANDA BaianaSystem

último domingo com foliões no Carnaval na Praça-Foto:Renata Porto

A Oficina de Alegria, Skol e Memorial da América Latina, realizaram o Carnaval na Praça, levando ao Memorial da América Latina , em São Paulo, nos dias 11 e 12 de fevereiro, nas 15 horas de evento, um público rotativo de 85 mil pessoas, abrindo o pré-carnaval de São Paulo, com os Blocos Bangalafumenga, Sargento Pimenta, no dia 11, Bloco Exagerado e Banda BaianaSystem, no dia 12.


Os dois dias de evento contaram com toda a estrutura para garantir a segurança e conforto dos foliões, como área de alimentação e bebidas, banheiros químicos (incluindo os de acessibilidade), postos médicos, ambulância com UTI, segurança particular, serviços de limpeza, coleta seletiva com a participação de cooperativas de reciclagem, treinamento de consumo sustentável do staff e acessibilidade. No domingo a estrutura de segurança foi reforçada para facilitar a orientação do público e uma nova logística para entrada e saída do Memorial foi colocada em prática – o que possibilitou melhor acesso e garantiu ainda mais conforto para quem passou pelo evento. Nos dois dias do Carnaval na Praça não foram registrada nenhuma ocorrência grave.


Uma das atrações mais disputadas do Carnaval da Praça, que ajudou as pessoas a saírem do quadrado para curtir a folia no último fim de semana em São Paulo, foi o túnel de fantasias de SKOL. Em dois dias de evento, cerca de 4.000 pessoas passaram pelo local, que oferecia adereços de fantasias e maquiagem festiva gratuita para o público.


A festa contou com o apoio da Polícia Militar, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), GCM – Guarda Civil Metropolitana, seguranças particulares, banheiros químicos, incluindo os de acessibilidade, equipe de limpeza, ambulâncias comuns e com UTI’s, brigadistas e setor de achados e perdidos.

AS ATRAÇÕES


Maquiagem gratuita no público e funcionários-Foto:Renata Porto


O Bloco Bangalafumenga, nasceu no Rio de Janeiro e para o Carnaval na Praça, contou com a presença de seus fundadores, Rodrigo Maranhão (vocalista) e Thiago di Sabbato (guitarra), além de uma banda formada pelo compositor e cantor Hamilton Fofão no cavaquinho e voz, Gustavo Souza, no trompete e Edy no Trombone. A bateria, composta pelos 220 batuqueiros da Oficina de Percussão do Bangalafumenga, em São Paulo, com regência de Carlos Sant’anna, o Mestre Negão da Serrinha, levou o público ao delírio.


No repertório, músicas consagradas, com arranjos especiais criados pelo Banga: O Canto da Raça, Frevo Mulher, Anunciação, Vamos Fugir, Nós, Lourinha Bombril, Sina, Primavera, Sonífera Ilha, Zé do Caroço, Beija Flor, Preta Pretinha.

À tarde, os cariocas do Bloco do Sargento Pimenta, animou os foliões com músicas dos Beatles em ritmo de carnaval, com a bateria composta por 100 batuqueiros, do Rio de Janeiro. O público curtiu : Twist and Shout, All My Loving, Please please Me, She Loves You, You´ve Got to Hide, Love me do, Oh Darling, I want you/why, Martha My Dear, If I Fell, In my Life, Eleanor Rigby, Sgt. Pepper´s, Paperback Writer, Get Back, Yesterday, Yellow Submarine, A Hard Day´s Night, Twist and Shout.


Já no dia 12, o Bloco Exagerado, apresentou um repertório, a partir da base original de sucessos de Cazuza, em ritmos de samba, frevo e forró e a Bateria Exagerada composta por 40 ritmistas cariocas .

E pra fechar o Carnaval na Praça, a Banda BaianaSystem, com sua música, onde as faixas ganham samples, remixes e improvisações nas letras, que a multidão cantou e se dirvetiu. O combo veio de Salvador reverberar os riffs da guitarra baiana e os beats que seu sound system constrói - e desconstrói - a cada show.

Os DJs Rodrigo Bueno e Thaisa Samahá, tocaram no dia 11 na abertura e intervalos dos blocos, e no dia 12 foi a vez do DJ Thiagão, produtor e DJ residente da festa Sexta Básica, animar o público na Praça Cívica do Memorial da América Latina.


OFICINA DE ALEGRIA


Facebook: https://www.facebook.com/oficinadealegria/?fref=ts


A Oficina de Alegria, fundada há sete anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia de Carvalho Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Em 2011 a Oficina de Alegria trouxe para São Paulo o Bloco Bangalafumenga, a partir de então, foi criada a Oficina de Percussão em São Paulo, atualmente com 220 batuqueiros, que participam das festas promovidas pela Oficina de Alegria.


Os eventos da Oficina de Alegria resgatam o espírito das festas populares nas ruas e praças da cidade e os patrocínios, como o da SKOL, os ajudam a entregar eventos gratuitos cada vez com melhor qualidade. Desde o primeiro ano tiveram apoio de empresas privadas e, com essas parcerias, sempre puderam oferecer para o público grandes atrações, serviço de excelência, segurança estruturada e respeito ao meio-ambiente.


Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria, organiza anualmente eventos temáticos, desfiles de Carnaval e ensaios abertos como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Memorial da América Latina e Avenida Tiradentes. Além disso, a Oficina de Alegria criou a Banda do Bloquinho, formada por músicos brincalhões, sempre proporcionando cultura, alegria e promovendo uma atitude cidadã entre as crianças e suas famílias, com espírito de coletividade, simplicidade e liberdade.


Esse ano a Banda do Bloquinho será no dia 05 de março, domingo de pós Carnaval, na Praça Rosa Alves da Silva, Vila Mariana, das 10 às 15 horas, também com entrada gratuita.


CARNAVAL NA PRAÇA


Cerveja Oficial: SKOL

Apoios: Fundação Memorial da América Latina, Booking.com e 99

Realização: Oficina de Alegria


Fonte:Oficina da Alegria


bottom of page