''Carnaval na Praça traz blocos Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Exagerado E Banda Baiana S
Oficina de Alegria, Skol e Memorial da América Latina, unem atrações em fim de semana com mais de 16 horas de boa música e alegria
DIAS 11 E 12 DE FEVEREIRO - PRÉ-CARNAVAL - GRATUITO
PRAÇA DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
BLOCOS BANGALAFUMENGA, SARGENTO PIMENTA, EXAGERADO E A BANDA BaianaSystem
Dia 11- Sábado – Das 14 às 22h00: Bangalafumenga e Bloco do Sargento Pimenta
Dia 12 - Domingo – Das 12 às 20h00: Bloco Exagerado e a Banda BaianaSystem
Foto:Divulgação
No dia 11, o Bangalafumenga abre o Carnaval na Praça, com o tema “O Mundo Mágico de Banga”, apresentando músicas brasileiras consagradas, com arranjos especiais criados por seus músicos e bateria composta pelos 220 batuqueiros da oficina de percussão de São Paulo.
Na sequência, o Bloco do Sargento Pimenta, insere a música dos Beatles em diversos ritmos brasileiros, respeitando a personalidade original das canções, mas com uma roupagem sofisticada e com uma bateria com cerca de 100 integrantes.
DJs Rodrigo Bueno e Thaisa Samahá, na abertura e intervalos dos Blocos.
Já no dia 12, o Bloco Exagerado, apresenta um repertório, a partir da base original de sucessos de Cazuza como cantor e compositor, em ritmos de samba, frevo e forró e a Bateria Exagerada composta por 40 ritmistas.
E pra fechar o Carnaval na Praça, a Banda BaianaSystem, com uma música em movimento, onde as faixas ganham samples, remixes e improvisações nas letras, moderniza o passado amplificando as tradições populares brasileiras. O combo vem de Salvador reverberar os riffs da guitarra baiana e os beats que seu sound system constrói - e desconstrói - a cada show.
DJ Thiagão, produtor e DJ residente da festa Sexta Básica, na abertura e intervalos dos Blocos.
O Carnaval na Praça aderiu a campanha #CarnavalSemAssédio.
Este será um fim de semana que promete tirar os paulistanos e amantes da cidade do lugar comum, com uma festa gratuita, a céu aberto e atrações de diferentes estilos carnavalescos, livre de preconceitos. O folião também já pode ser preparar para comemorar o pré-carnaval com uma SKOL gelada, cerveja oficial do Carnaval de Rua de São Paulo.
Com uma logística cuidadosa e profissional, marca da Oficina de Alegria, os dois dias de evento contarão com toda a estrutura para garantir a segurança e conforto dos foliões, como área de alimentação e bebidas, banheiros químicos (incluindo os de acessibilidade), postos médicos, ambulância com UTI, segurança particular, serviços de limpeza, coleta seletiva com a participação de cooperativas de reciclagem, treinamento de consumo sustentável do staff e acessibilidade. Na Praça do Memorial, os palcos serão mais baixos para as bandas ficarem próximas do público, bateria elevada e uma estrutura de som ainda melhor.
Cerveja Oficial: SKOL
Apoios: Fundação Memorial da América Latina, Booking.com e 99
Realização: Oficina de Alegria
BLOCO BANGALAFUMENGA
Site: http://banga.com.br/
Facebook:Banga São Paulo
https://www.facebook.com/bangasp/?fref=ts
O Banga, como é mais conhecido, nasceu no Rio de Janeiro como bloco de carnaval no verão de 1998 e para o Carnaval na Praça, conta com a presença de Rodrigo Maranhão (vocalista) e Thiago di Sabbato (guitarra), fundadores do Bloco, além de uma banda formada pelo compositor e cantor Hamilton Fofão no cavaquinho e voz, Gustavo Souza no trompete e Edy no Trombone. A bateria é composta pelos 220 batuqueiros da Oficina de Percussão do Bangalafumenga, em São Paulo, com regência de Carlos Sant’anna, o Mestre Negão da Serrinha.
No repertório, músicas consagradas, com arranjos especiais criados pelos músicos do Banga : O Canto da Raça, Frevo Mulher, Anunciação, Vamos Fugir, Nós, Lourinha Bombril, Sina, Primavera, Sonífera Ilha, Zé do Caroço, Beija Flor, Preta Pretinha.
BLOCO DO SARGENTO PIMENTA
Site: www.blocodosargentopimenta.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/bspimenta/about/?ref=page_internal
Instagram: @sgtopimenta
O bloco foi criado em 2010 por um grupo de amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o Carnaval. Surgiu, então, a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool em diversos ritmos brasileiros. A banda, formada por guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, é acompanhada pela bateria com seus cerca de cem integrantes.
Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções dos Beatles, o repertório do Sargento Pimenta, no Carnaval na Praça, inclui a ciranda "Yellow Submarine", o xote "Penny Lane", o ijexá "Twist And Shout", o samba reggae "Help!", o funk "A Hard Day's Night", o batidão "Ticket To Ride", as marchinhas "She Loves You" e "All My Loving", o baião "Can't Buy Me Love", o maxixe "Mother Nature Son", o samba "I Want ToHold Your Hand", a quadrilha "Here Comes The Sun" e o maracatu "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
BANDA BAIANA SYSTEM
Site: www.baianasystem.com
Facebook: www.facebook.com/baianasystem
Instagram: www.instagram.com/baianasystem
A Banda BaianaSystem, sistema baiano contemporâneo, que foi criado em Salvador há 8 anos, chega para modernizar o passado amplificando as tradições populares e desembarca no Carnaval na Praça, munido do repertório de seu segundo disco Duas Cidades (independente, 2016), produzido por Daniel Ganjaman., que consagrou-se como um dos grandes lançamentos do ano passado e novidades no setlist, como a inédita "Invisível".
A mistura original da guitarra baiana de Roberto Barreto se juntou com a retórica provocativa de Russo Passapusso. Na condução destas duas vozes, estão as linhas de baixo de SekoBass e a base percussiva(eletrônica ou orgânica) característica de ritmos afro-latinos como frevo, samba-reggae, pagode, groove arrastado, ijexá, kuduro, reggae, dub, entre outros.
Ao vivo, o BaianaSystem é música em movimento, um verdadeiro live, onde as faixas ganham samples, remixes, e improvisações nas letras. O combo vem de Salvador reverberar os riffs da guitarra baiana e os beats que seu sound systemconstrói - e desconstrói - a cada show.
A criação da estética do grupo é de Filipe Cartaxo, integrante responsável pela arte gráfica. A comunicação da imagem do BaianaSystem se faz em módulos móveis de grafismos, organizados como uma linguagem de sistemas. A máscara aparece aí, como personificação de um “ser”, um elo com o público, fazendo com que o mesmo vire parte integrante desse “sistema”.
BLOCO EXAGERADO
Site: http://www.blocoexagerado.com/
Facebook: ttps://www.facebook.com/pg/blocoexagerado/about/?ref=page_internal
Instagram: instagram.com/blocoexagerado
Com músicas do Cazuza tocadas em ritmos como samba, frevo e forró,
o bloco Exagerado foi um dos sucessos do Carnaval de 2016 no Rio de Janeiro e vem pro Carnaval na Praça mostrar que Cazuza e a folia de Momo têm muito mais afinidades do que podemos imaginar.
A partir da base original de sucessos de Cazuza como cantor e compositor,
o Exagerado dá o clima da festa com chocalhos, surdos, triângulos e tamborins. O resultado faz o público vibrar com versões como “Vida louca vida” em ritmo de samba, “Por que a gente assim?” na pegada do baião e o frevo de “Malandragem”.
“O Bloco Exagerado, idealizado e produzido por Rafael Braga, tem no vocal Helton Alves, na guitarra Bruno Viana, no baixo Victor Matos e na percussão, ao comando do mestre Felipe Bruno. A Bateria Exagerada será composta por 40 ritmistas.”
OFICINA DE ALEGRIA
Site: http://www.oficinadealegria.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/oficinadealegria/?fref=ts
A Oficina de Alegria, fundada há sete anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, provocar sorrisos, cultura e alegria aos cidadãos paulistanos. Em 2011 a Oficina de Alegria trouxe para São Paulo o Bloco Bangalafumenga, a partir de então, foi criada a Oficina de Percussão em São Paulo, que atualmente conta com 220 batuqueiros, que fazem parte da bateria do Banga na cidade e participam das festas promovidas pela Oficina de Alegria.
Os eventos da Oficina de Alegria resgatam o espírito das festas populares nas ruas e praças da cidade e os patrocínios, como o da SKOL, os ajudam a entregar eventos gratuitos cada vez com melhor qualidade. Desde o primeiro ano tiveram apoio de empresas privadas e, com essas parcerias, sempre puderam oferecer para o público grandes atrações, serviço de excelência, segurança estruturada e respeito ao meio-ambiente.
Para a realização dos eventos, a Oficina de Alegria empenhada no conforto e segurança dos participantes seleciona sempre lugares adequados e de fácil acesso, distribui e sinaliza com placas indicativas a cerca dos eventos onde estão localizados os banheiros químicos (incluindo o de acessibilidade), lixeiras, postos médicos, ambulâncias, UTI’s móveis, seguranças e quiosques de alimentação. A limpeza tem parceria da Prefeitura de São Paulo, assim como de cooperativas e ONG’s, que coletam resíduos (papel e metal) para o processo de reciclagem beneficiando a renda familiar dos coletores.
Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria, organiza anualmente eventos temáticos, desfiles de Carnaval e ensaios abertos como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Memorial da América Latina e Avenida Tiradentes. Além disso, a Oficina de Alegria criou a Banda do Bloquinho, formada por músicos alegres e brincalhões, sempre proporcionando cultura, alegria e promovendo uma atitude cidadã entre as crianças e suas famílias, com espírito de coletividade, simplicidade e liberdade.
Esse ano a Banda do Bloquinho será no dia 05 de março, domingo de pós Carnaval, na Praça Rosa Alves da Silva, Vila Mariana, das 10 às 15 horas, também com Entrada Gratuita.
SERVIÇO
LINK DO CARNAVAL NA PRAÇA: www.bit.ly/carnavalnapraca
Local: Praça Cívica – Memorial América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo
Terminal Barra Funda: Metrô (linha 3 - vermelha) / Trem Barra Funda-CPTM (linha 8 - diamante)
Entrada: Gratuita
Programação:
Dia 11 de fevereiro – Sábado – Das 14h00 às 22h00 14h - concentração 14h30 - Bloco Bangalafumenga 17h00 - Bloco do Sargento Pimenta
DJs – Rodrigo Bueno e Thaisa Samahá
Dia 12 de fevereiro - Domingo – Das 12h00 às 20h00 12h - concentração 13h30 - Bloco Exagerado 16h30 - Banda BaianaSystem
DJ Thiagão, da festa Sexta Básica
Classificação etária: Livre
Proibida venda de bebidas para menores de 18 anos
Acesso para portadores de necessidades especiais: Portão 2
Entrada para público em geral: Portões 1 e 2
Serviços Médicos: Uma ambulância de suporte avançado, um Posto com leito de emergência avançada, duas ambulância básicas
Segurança Particular: 120
Brigadistas: 25
Banheiros Químicos: 130
Banheiros Químicos com acessibilidade: 5
Bares: 14 pontos fixos
Cartões aceitos: Visa, Master Card, Amex, Elo, Diners
Proibida a entrada de bebidas (lata, garrafa, cooler, isopor)
Proibida a entrada de comida
Cerveja Oficial: SKOL
Apoios: Fundação Memorial da América Latina, Booking.com e 99
O Carnaval na Praça aderiu a campanha #CarnavalSemAssédio.
Realização: Oficina de Alegria